quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

15 TEMAS POSSÍVEIS DE REDAÇÃO PARA O CONCURSO DA PM/BA:


1. As justificativas sociais da violência atual;
2. Como combater o crime?;
3. Os Direitos Humanos são respeitados?;
4. As relações de poder e autoridade;
5. O seu direito começa onde acaba o do outro;
6. A ética no serviço público;
7. Qual o papel do cidadão ante a lei?;
8. A corrupção policial como agravante do crime;
9. A multiplicação dos presídios;
10. A igualdade de todos perante a Lei;
11. A impunidade no Brasil;
12. O combate à pedofilia/ao trabalho infantil/ à prostituição infantil;
13. A união entre as polícias civil e militar;
14. Abusos de poder no cumprimento das ações;
15. Fazer justiça com as próprias mãos etc.

Boa sorte!!!

88 comentários:

  1. Qual a possibilidade de cair algum desses temas no concurso ?

    ResponderExcluir
  2. Amigo,
    Adivinhar o tema nunca é possível, pois é sempre algo surpresa. Se alguém souber, antecipadamente, algum tema de vestibular ou concurso é sabotagem, corrupção, tramoia. No entanto, analisando o histórico dos temas já caídos anteriormente, é possível prever mais ou menos algo que será pedido. Nesse contexto, esses temas são perto ou parecidos com os que já caíram. Saber de antemão qual o assunto da redação não importa: na verdade nós temos que saber é o que fazer quando temos o assunto proposto em mãos!
    Abraços e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo,bom dia!Sou professor de Redação e concordo plenamente com você.Nós apresetamos um embasamento,com vistas ao que é referência por exemplo(o que a mídia divulga ou noticia com frequência);"acertar" o tema é realmente uma incognita!

      Abraço.

      Excluir
    2. Vai fazer outra coisa tipo acompanhar o palmeirinha na 2ª.sacou porco,C.M.A.

      Excluir
    3. treinar diferentes tema

      boa sorte!!!!!
      bjs

      Excluir
  3. EXCELENTE OS TEMAS!
    BLOG EXCEPCIONAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc nao disse nada com nada kkkkkkkk

      Excluir
    2. se diz excelenteS os temas.

      Excluir
    3. Acho que estamos levando este assunto em outra direção, pois o que se está tratando é em relação a temas e assuntos atinentes à uma redação e não religião. Concordo plenamente em relação a damos sempre crédito à Deus, pois sem Ele nada podemos fazer. O mais importante é sabermos que Deus pode e deve ser lembrado sempre. Para tanto peço aos meus irmãos que ajudem ao nobre Porfessor a continuar dando um pouco de seus conhecimentos sem entrar em esferas espirituais e pedindo a Deus que o direcione e nos abra as faculdades mentais a aprendermos um pouco mais. E para todos que Deus vos abençõe e um bom concurso...

      Excluir
  4. Adore os temas..
    mais tenho dficuldades por em pratica
    o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leia muito,e só assim conseguirá o resutado desejado.Tenho certeza que fará uma boa dissertação.

      Excluir
  5. POR ONDE DEVO ESTUDAR MODULO OU NET

    ResponderExcluir
  6. OTIMOS TEMAS LEGAIS, MAIS PROF. LEIA A BIBLIA E VEJA QUE SO JESUS SALVA!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOCÊ É ABESTALHADO É ??? SEU CABEÇÃO!!! O PROFESSOR ESTÁ DANDO TEMAS PARA VOCÊ QUE TEM INTERESSE, PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO E PODER TER UMA VIDA MELHOR, SEU ANIMAL.
      E É SÓ O QUE IMPORTA, RELIGIÃO NÃO SE DISCUTE , APENAS SEGUIMOS UMA DOUTRINA OU OUTRA E RESPEITAMOS AS DEMAIS... CHEGA DESSA BABOSEIRA DE QUE "MINHA RELIGIÃO É QUE SALVA". RELIGIÃO TEM HAVER COM CONCEITOS; O VERDADEIRO DEUS ESTA NOS SEUS GESTOS,ESTÁ NA CONDIÇÃO DE VOCÊ SER PRECONCEITUOSO OU NÃO,DEUS NÃO FOI E NUNCA SERÁ PRECONCEITUOSO,ELE NÃO TEM PRECONCEITO NEM COM VOCÊ QUE É PRECONCEITUOSO. NÃO SOU DA RELIGIÃO DO PROFESSOR , NEM MESMO O CONHEÇO... MAS ESTOU CANSADO DESSES TIRADOS A RELIGIOSOS QUE ACHAM QUE SÃO MELHORES QUE OS OUTROS! VALEU PROFESSOR GUSTAVO E UM ABRAÇO!!!!

      Excluir
    2. Uma pessoa como Leandro Luiz tem meso que ler a Biblia.
      E mais uma coisa a palavra de Deus tem sim que ser mostrada a pessoas que vivem sub-escondido num mundo de negligencia espiritual.

      Excluir
  7. umresumo de cada uma serria bom

    ResponderExcluir
  8. Amigos,

    Para acabar com a questão da religião, postei sobre o assunto com o tema: Redação x Religião. Espero que gostem,

    Prof. Gustavo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredito em religião, sim, acho necessário.
      porém ao se tratar de provas o conhecimento científico é primordial e necessário.

      Excluir
  9. professor olha se minha redaçao fico boa valeu.. será que eu passava kk ??

    Como combater o crime?
    O crime hoje em dia é comum em todo o mundo, sabemos que o não é possivel termina com o crime mas podemos achar soluçoes para diminui-lo.
    Não é so envestidndo em segurança, precisamos enteder que o crime está relacionado há falta de educaçao falta de oportunidades de empregos para a clase pobre, 80% dos bandidos
    vem da classe pobre.
    sendo assim o cidadoes que não tem uma estrutura de ensino boa uma educaçao de qualidade levam opitalos para o lado mas facil de conseguir dinheiro que é o crime.
    Estudando esses pontos criticos podemos deselvover formas precisas para combater a criminalidade,aplicando educaçao nas areas mas pobres do País levar ate eles um ensino
    digno que no futuro possar garantilos um emprego de qualidade. Mas também não podemos descarta a segurança que é fudamental para passar uma sensaçao de segurança para populçao.
    Então vimos algumas formas que podem diminuir o crime.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. suas ideias sao boas, só falta melhorar na pontuação e um pouco de ortografia.

      A.Alves

      Excluir
    2. Primeiramente, leia seu texto, erros de ortografia são comuns, falta de pontuação, etc. O que é deselvover? Se seu texto fosse digitado você tava perdido hein.

      Excluir
    3. amigo o seu texto precisa de mais coesão; estão vagas as suas idéias,ex: o crime hoje em dia é comum em todo mundo. como assim em todo mundo;vc genaralisou "um todo" não é todo mundo que faz parte do crime,ja começou mal
      e entenda você não está narrando e sim dissertando.

      Excluir
  10. ola pessoal eu estou querendo faser o concursso da pm.mais estou com duvidas em redaçao estudo sempre mais sera possivel alguem mim dar algumas dicas como eu fazer uma boa dissertaçao....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, para que você faça uma boa dissertação, é necessario fazer um redação bem estruturada em detrimento da quantidade de linhas de cada paragrafo, bem como, defender um unico ponto de vista, sem jamais permanecer em cima do muro ou mesmo fugir do tema, seja objetivo, vá direto ao ponto.Todavia, a leitura é um veiculo extremamente efetivo na composição de suas habilidades argumentativas dissertativas, portanto, infere-se que se você realente quiser passar em concursos, leia muito...

      Excluir
    2. meu amigo,com essa sua ortografia fica difícil...sera possivel alguem (mim dar) algumas dicas,,,pare com isso pelo amor de Deus viu.

      Excluir
    3. Amigo não faça não, pois ta muito perigoso ser PM hoje. pense nisso.....

      Excluir
    4. ser PM é so pra quem é escroto meu brother.
      e nao pra quem quer, fazer a prova e ser chamdo é facil, dificil é ver se vc nasceu pra isso mesmo...

      Excluir
  11. valeu amigo vou estudar muito obrigado pela dica abracossss velho.........

    ResponderExcluir
  12. Acho que antes de nos preocuparmos em dissertar algo, devemos voltar os estudos para a Gramática!
    Mesmo não sendo tão conhecedora de nossa exímia língua consigo observar nos comentários acima, erros grotescos nas digitações e creio que esse fato seja de total comprometimento para uma boa pontuação em concursos!
    Boa sorte e dissertação a todos vocês!
    Jullye

    ResponderExcluir
  13. O Cime

    O Crime é constituido geralmente por pessoas indiciplinadas ou ate mesmo por pessoas impludentes,que conhesse a lei mas temem em infringi-la,nem sempre quem comete o crime e uma pessoas com pouco nivel cutural acredito sim em uma dia podermos viver livre,dormir de portas aberta ou deixar nossas coisas moves alheias em qualquer lugar sem que ela seja subitraida por um meliante.se as autoridades responsaveis resolvesse levar a educação as pessoas com pouco nivel cutural acredito sim que podera diminuir bastante a quantidade de infrator.a maioria dos infratores sao menor de idade sendo ela de familia humiude e de pouca educação,muitos deles resolvem optar por um meio mas facio de obter coisas ou ater para alimentar vontade alheia,e tem outro que rouba por aventura por praser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. humildade/ prazer/ até/conhece/cultural/moveis/subtraida/facil

      Excluir
    2. cultural/ moveis/ subtraida/ humilde/ facil/ até/ prazer

      Excluir
  14. ola professor da uma avaliada ne minha redaçao e ver aonde estar os erros.....

    ResponderExcluir
  15. justiça com as proprias maos no mundo em que vivemos estamos passando por muita dificuldades principalmente a falta de amor pelo proximo,vemos que o ser humano emprega força fisica contra alguem trazendo consequencia para-se proprio. sabemos que as pessoas estao sujeito a errar,e ate mesmo por falta de consiencia faser coisas dolorosas aonde venha ocorrer danos negativos para nossa comunidade em geral. no entanto podemos ver que os aprelhos por meio de comunicaçao trasem noticias do que estar ocorrendo em torno do mundo, muitas violençia que ate mesmo as pessoas inocentes estao sofrendo com esses atos de crueldade. vemos que a criminalidade esta cada vez mais aumentando,pais contra filhos e filhos contra pai isso e um exemplo de que a violencia estar avançando a cada dia a vida das pessoas. se cada um fiser a sua parte se todos de um modo geral contribuir com certeza nao tera tanta violençia e o mundo sera bem melhor, cheio de paz e alegria para todos nos.

    ResponderExcluir
  16. a violençia infelizmente a violençia estar espalhada por toda parte...existem varias coisas que provocam o desequilibrio.a falta de orientaçao,de educaçao o alcoolismo,as drogas etc. contribuem muito para tal coisa. os governantes deveriam envestir bem mais em propagandas educativas,se o ser humano fosse melhor orientado,provalvelmente seria mais tolerante e teria mais equilibrio. todos nos temos a obrigaçao de fazer a nossa parte;educar melhor os nossos filhos ;dar bom exemplo,amar e respeitar o nosso proximo.muitos pais abandonam os filhos e esses fojem de casa,vivem nas ruas aprendendo tudo o que nao presta...essas e outras razoes contribuem negativamente e isso gera a violencia. se cada um fiser sua parte;se todos de um modo geral contribuirem com certeza nao tera tanta violençia e o mundo sera bem melhor.

    ResponderExcluir
  17. infelizmente a violénçia está espalhada por toda parte...existem varias coisas que provocam o deziquilibrio.a falta de orientação,de educação,o alcoolismo,as drogas etc. contribuem muito para tal coisa.os governantes deveriam investir bem mais em propagandas educativas...se o ser humano fosse melhor orientado,provalvelmente seria mais tolerante e teria bem mais equilíbrio.todos nós temos a obrigação de faser a nossa parte,educar melhor os nossos filhos;dar bom exemplo,amar e respeitar o nosso proximo.muitos pais abandonam os filhos e esses fojem de casa,vivem nas ruas aprendem tudo o que não presta...essas e outras razões contribuem negativamente e isso gera a vioençia. se cada um fiser sua parte,se todos de um modo geral contribuirem,com certeza não terá tanta violénçia e o mundo será bem melhor.

    ResponderExcluir
  18. As justificativas da violência atual.

    A violência é um ato desumano que nos afeta cada dia mais. Temos pessoas soltas por toda parte sujeitas a praticar o mal contra a sociedade em troca de as vezes tão pouco. Mais porque essas pessoas tem esse tipo de comportamento tão cruel? Porque são pessoas que na maioria das vezes teve uma infância conturbada com familiares, sofreram de algum tipo de violência contra amigos ou até mesmo pessoas da família, sofrem de vícios como alcoolismo e drogas, e nos milhares de casos são pessoas que tem renda baixa, vivem em periferias sem total disponibilidade de orientações, oportunidades de ser educado, de ter e levar sua vida como um cidadão de bem. Tudo isso forma um marginal desequilibrado a fazer qualquer ato para ganhar tostões para sustentar seus vícios. A nossa sociedade juntamente com os nossos representantes políticos devem se mobilizar a ajudar essas pessoas que estão em um caminho que não tem volta. Pode-se melhorar a vida dessas pessoas, construindo mais escolas disciplinares em lugares periféricos, apoios para pessoas com vícios, expandir a oportunidade de emprego, porque afinal todas crianças que estão ali irão ser os cidadãos de bens de nosso país, devemos nos mobilizarmos e transformarmos o nosso País em um país socialista. Com direito igual para todos.

    ResponderExcluir
  19. Acho que pode cair algo relacionado a segurança na copa do mundo!

    ResponderExcluir
  20. PROFESSOR UM TEMA SOBRE A SEGURANÇA NA COPA DO MUNDO

    ResponderExcluir
  21. Amigos,

    Sobre qualquer tema sugerido,leia o que escrevi aqui:

    http://oblogderedacao.blogspot.com.br/2012/10/qual-o-tema-da-redacao.html

    Obrigado,

    ResponderExcluir
  22. professor

    E sobre a corrupiçao

    ResponderExcluir
  23. olá pessoal também estou nessa busca por uma redação que me proporcione a aprovação pelo que tenho aprendido é preciso saber regência nominal e verbal, concordância nominal e verbal, crase, ortografia, pontuação e ortografia e um pouco de estrutura redacional isso para escrita com relação às ideias muita leitura manter-se informado é essêncial e claro escrever. Isso requer tempo. abraçosss.

    ResponderExcluir
  24. Prof.º Gustavo Haun,

    Obrigada por nos oportunizar essa gama de temas para o concurso da PM. Estou criando minhas redações com base neles.

    Gostei muito do seu texto "O Sexo e o Texto ou O Texto e o Sexo". Realmente o ato de criar(escrever) é comparado ao ato de sexuar, pois há um relação íntima entre os parer.

    Atenciosamente,
    "Futura Pfem"

    ResponderExcluir
  25. Retificando:
    No lugar de PARER, lê-se PARES.

    ResponderExcluir
  26. irei fazer o concurso da pm... e gostaria de saber como me preparar para fazer uma boa redação

    ResponderExcluir
  27. professor vou fazer o concurso da pm bahia queria uma ajuda sua dia 09 de dezenbro 212


    TEMA SOBRE A SEGURANÇA NA COPA DO MUNDO
    erickpaulista869@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Por favor, leiam este post sobre DICAS etc e tal:

    http://oblogderedacao.blogspot.com.br/2012/11/para-melhorar-sua-redacao.html

    OBrigado,

    ResponderExcluir
  29. AMIGOS VAMOS NOS PREPARAR PRA FAZER A REDAÇÃO SEM ESSA DE ADIVINHAR O TEMA VALEU

    ResponderExcluir
  30. Any
    Professor verifica se minha redação esta adequada.


    Como Combater o Crime?
    O crime é todo ato ilegal que fere as normas e o direito da sociedade atual. O sujeito do crime pode ser qualquer pessoa, independente de classe social, raça ou religiosidade.
    Um dos fatores que tem contribuido para o aumento de violência e criminalidade é a impunidade e o sistema carcerário brasileiro, pois nessas duas vertentes ha possibilidade para que os agentes de atos criminosos compartilhem e ate mesmo formam parcerias serguindo em uma verdadeira escola criminal. A superlotação dos presidio possibilitam que os diversos réus fiquem em uma mesma sala e com equipamentos que podem se comunicar e mandar na sociedade afora.
    Combater o crime não é apenas criar medidas emergencias e mudanças no código penal, nem melhoras o sistema carcerário, mas invetir em qualidade na educação e proporcionar oportunidade de empregos.

    ResponderExcluir
  31. Leitura, meus amigos, é o que está faltando para escrever bem!!!!!Várias pessoas postam comentários, dúvidas, etc, sem o mínimo de informação e conhecimento. Quem sabe nas horas vagas ler um encarte de jornal, uma revista, um livro de sua preferência vai,com certeza, ajudar a escrever as palavras corretamente e facilitar a produção de uma redação coesa. Abraços

    ResponderExcluir
  32. Dos 3 temas que caem na prova da PMBA.. será que pelo menos um pode cair sobre violência ou algo relacionado a segurança pública?

    ResponderExcluir
  33. Jesus Mariaa Jose!! Lembrem-se que tao important qnt idéias, é demontrar conhecimentos básicos, como concordancia, acentuação, ortografiaa e etcc...

    jessica

    ResponderExcluir
  34. Oi Prof°, observe se a minha redação está boa!

    Tema : O papel dos jovens na sociedade atual.



    Todos sabem que, em nosso país, há tempos, observa-se as condições precárias que os jovens brasileiros vêm obtendo. E fato, nada vem mudando e consequência disso a situação só á de piorar, e o governo que deveria pelo menos tentar impedir esse impasse, não se impõe.
    Verifica-se que os jovens brasileiros hoje em dia, acaba indo diretamente pro lado da criminalidade, justa causa a falta de educação nas cidades mais pobres, e a falta de acompanhamento dos pais. Além disso podemos citar, o uso abusivo das drogas que acabam de uma certa maneira, afastando os jovens cada vez mais das suas famílias.
    Outro fator predominante é a falta de emprego, as maiores cidades do brasil como São Paulo, abriga uma grande quantidade de desempregados e consequentemente á jovens se envolvendo na criminalidade. A todo instante vê-se reportagens abordando esse assunto, mas nada é feito.
    Em virtude dos fatos mencionados acima, podemos perceber que e ação deve partir de agora e não deixar os nossos jovens terem um futuro constrangedor. Concluímos que o governo deve com certeza de conscientizar, e olhar de uma maneira mais positiva os jovens brasileiros

    ResponderExcluir
  35. Redações com boas idéias, porém medianas.
    Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  36. avaliem por favor deem suas notas

    Como combater o crime?

    Há décadas vivemos prostrados diante a tal questão, tentamos buscar por meios lícitos promover soluções junto a meios competentes, soluções para o termino da criminalidade em nosso país.

    De certo somos todos vitimas de crimes praticados muitas das vezes por falta de punição desses infratores, que se beneficiam desse fato para a prática de infrações diversas.

    Demostramos nossas insatisfação diariamente, escandalizados diante dessa incapacidade há qual vivemos por culpa da autoridade que assumem o papel de representação do povo e nos guia a um obscuro futuro de insegurança, onde o único caminho a se beneficiar é o da criminalidade.

    Deveriam eles, representantes do povo, criarem politicas de prevenção, diante tal questão, criar soluções de extermínio a meios que privilegiam a criminalidade, como punição severa a qualquer que seja a inflação ou infrator, deixando o assim como exemplo para todos.

    ResponderExcluir
  37. Professor olha a minha Redação' e da uma nota, obrigado pela atenção'

    As Justificativas da Violência atual;

    Periodicamente tentamos analisar causas verídicas para justificar a violência atual. Algumas causas são certamente contribuintes para isso, só que não podemos definir como as únicas. O problema da educação, desemprego, discriminação e preconceito são os principais fatores para que ocorra violência em nossa sociedade.
    Sabemos que nosso país é muito falho em sua educação, fazendo com que pessoas que não procurem ou não tenham interesse em buscar esse estudo, acabem por ser um alvo fácil da criminalidade que por si só tem uma ligação direta com a violência atual. O desemprego por sua vez é um contribuinte forte para que isso ocorra, pois quem não tem algo bom pra se ocupar, acaba se ocupando de coisas que não valem a pena. Podemos citar a discriminação e preconceito pelo fato das pessoas não respeitarem o jeito do outro e decisões de convívio de cada um.
    As pessoas devem se conscientizar que: Nada deve interferir no caráter de cada um quem não teve oportunidade de uma boa educação deve procurar isso, sobre o desemprego tentando, um dia conseguirá e devemos respeitar a maneira de cada um viver a vida sem discriminar as opções escolhidas.

    Igor Lago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sua redação esta otima, mas precisa inserir no texto que crime acontece principalmente por jogo de interece entre as partes envolvida. tipo assim: compra droga e nao paga recebe a morte em troca.
      nota: 4.9

      Excluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. galera vamos estudarrrrrrrrrrrrr .... é o que mais importa. Para que discutir heim?

    ResponderExcluir
  40. achei tudo acima muito interessante, eu particulamente tenho muito medo de erra ortograficamente demais por que nunca fui boa em ortografia, mais de qualquer forma eu vou fazer o concurso da pm em contagem. eu quero e tenho certeza de que vou conseguir!!!!!! boa sorte pra quem como eu vai fazer o concurso!!!

    ResponderExcluir
  41. MARIA DA LUZ MARTINS9 de janeiro de 2013 às 10:58

    Redação 01; Data: 08/01/13; Tempo: 7:50 às 8:10;
    Autora: Drª Maria da Luz Martins
    Correção: Dr. Osvaldo Vieira do Nascimento

    AÇÃO E REAÇÃO HUMANA, DIANTE À CATÁSTROFES
    Texto de 21 linhas
    O crescimento populacional desordenado, no planeta Terra, tornou propício às alterações climáticas revolucionárias no meio ambiente. Perceptivelmente o comportamento humano diante de catástrofes, tornou-se praticamente cultural, ou seja, parte dos costumes em determinadas localidades.
    Nos EUA, a mídia noticia sobre alguns estudos mostrando que, naquele país, as pessoas “reagem” diante de catástrofes ou eventos emergenciais, causados pela natureza de forma mais racionais do que em outros países. Segundo afirma SCHWARTSTMAN, em artigo publicado na Folha de São Paulo (2011), a população, vitimada habitualmente por esses eventos, se comporta com mais racionalidade. A demonstração de “pânico” ou “fuga em massa”, geralmente se apresenta como casos raros, denominados por Enrico Quarentelly e Henry Fisher, de, “mitologia do desastre”.
    Costumeiramente se houve dizer que, nas situações de emergências, o indivíduo se liberta da “fera” interiorizada e deixa fluir, espontaneamente, o seu sentimento fraterno, caridoso e cheio de boas intenções, a ponto de espargir nobres sentimentos, voltando-se para a prestação de socorro, da assistência ao necessitado e, deixa repousar o seu lado egoísta, fazendo permanecer um sublime espírito divino, inerente ao ser humano. Portanto, somos levados a concluir que situações de catástrofes ou desastres de naturezas climáticas, algumas até causadas pela nossa intervenção intempestiva, não trazem em seu bojo unicamente os estragos provocados, mas também e, sobretudo, o renascimento do humanismo intrínseco dos indivíduos, despertando com mais vigor o amor pelo planeta, a sua residência permanente.

    ResponderExcluir
  42. MARIA DA LUZ MARTINS9 de janeiro de 2013 às 10:59

    Minha textucontribuição al, dentro das normas de concuros.

    ResponderExcluir

  43. A VIOLÊNCIA É JUSTIFICAVEL?
    Se analisarmos a violência no Brasil inteiro, notaremos que quem comete esse crime é normalmente os mais pobres, que não tiverão comdições de uma boa educação, que são descriminados por morar em favelas, que não teve uma boa oportunidade e não tem um emprego.
    Desemprego e discriminalisação,são os dois pricipais fotores que agravão violência. Porque a pessoa pode até querer arrumar um emprego, mas é discrinada pelo o individuo, por morar na favela,assim esse individuo da comdições miores para que essa pessoa fique pelas ruas levando uma vida "facil" de roubos talves para sustentar um vicio ou simplimente gozar dos praseres da vida, que não foi consedido a si.
    As pessoas usam de violênci para obiter o que não tiveram.Mas para quem tem uma boa cabeça violênci não é jutificavel, pois você pode sempre correr atrás da quilo que perdeu.

    ResponderExcluir
  44. Gostaria de saber oque é uma redação:
    Narrativa?
    Dissertativa?
    Discursiva?
    Descritiva?
    e qual delas cai no concurso da PM- Rj?

    ResponderExcluir
  45. gostaria de saber quando o concurso da um determinado tema Ex: "Pedofilia" ou qualquer outro, preciso escrever no tema da minha redação Pedofilia? ou posso por um outro tema baseado no tema proposto e claro sem fugir do assunto pedofilia?

    ResponderExcluir
  46. mesmo que não caia nos concurssos
    os vale a pena fazer, para saber como anda em redação

    ResponderExcluir
  47. Bons temas,atuais e inerentes com vários concursos pelo Brasil a fora.

    ResponderExcluir
  48. Oi, tudo bem?
    Gostaria de saber o que o senhor achou da minha redação.
    Tema: As justificativas da violência atual.

    Violência urbana: culpa minha?
    Todo cidadão é igual perante a lei em direitos e deveres. Porém esta “igualdade” só se faz valer no papel. Vivemos em um país com má distribuição de renda, com desmazelo pela educação, gerando seções entre os seres humanos, classificados de acordo com a sua remuneração. Ora, se somos todos iguais, por que esta compartimentação humana?
    Por todos os cantos a injustiça se faz presente gerando oprimidos e marginalizados que simplesmente se tornam invisíveis perante uma sociedade egoísta. Diariamente uma série de ocorrências são registradas em prol da violência. Mas por que tudo isso? O estresse do cotidiano deixa-nos sensíveis a ponto de violar o direito do outro. Como resultado, violência contra a mulher, vizinhos, desconhecidos, por motivos fúteis.
    A falta de educação de qualidade gera indivíduos despreparados para o mercado de trabalho, que sem alguém para apoiá-lo encontra no mundo das drogas a confiança que ninguém sequer pensou em dá-lo. Precisou roubar para se sustentar, pois sem experiência não conseguiu um emprego. E ao invés de ajudá-lo quando precisou, simplesmente o julgamos. Nós fizemos o que ele se tornou. A busca incessante pela felicidade nos faz esquecer de que somos seres humanos e convivemos entre si. A falta de oportunidade gera caminhos que deixam marcas que não se apagam.
    O nosso egoísmo constante não nos deixa enxergar quem precisa ser enxergado. Só depois de voltarmos para o próximo é que poderemos tornar o mundo um lugar melhor de se conviver. A melhor maneira de diminuir a violência começa mudando o nosso modo de enxergar as pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muita primeira pessoa em sua redação!!!
      No ENEM e em CONCURSOS sua nota seria ZERO

      Excluir
  49. Algum professor poderia corrigir minha redação?

    Uma tese está sendo debatida atualmente em nosso país, havendo pontos de vista altamente divergentes. Quando se trata da maioridade penal, o assunto é complexo; em um ponto de vista, a redução da maioridade penal não reduz a violência, em outra perspectiva consideram que é preciso uma punição mais eficaz do que as previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

    É legitimo debates sobre o assunto, uma vez que, o fato do jovem que assassinou sua namorada, não respondeu o crime pelo Código Penal por faltar um dia para completar sua maioridade, causou uma grande revolta na população.

    Mas por que não intermediar esses pontos de vista para obter um resultado justo?

    Sabe-se que punir não é a única resolução dos problemas, notório que, educação, políticas sociais, prevenção, entre outras medidas são eficazes quando se trata em restringir a violência. Mas e as vitimas? Buscam por rigor, em razão de o infrator ter responsabilidade do seu ato e não respondera de acordo com tal crime.

    O infringente que cometer crimes hediondos deve sim ser punido com a proporção de seu ato, esses crimes estão na extremidade, mais revoltantes e que causam maior abominação á coletividade.

    Portanto, O Estado precisa oferecer À população acesso de alto nível de educação, pesquisas recentes mostram que a instrução é um investimento que reduz a criminalidade, até mesmo porque é um direito assegurado pela Constituição Brasileira; mas para crimes agravantes esses infratores já têm idoneidade de suas ações e devem ser penalizados, permitindo as vitimas um sentimento de Justiça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola sua Redação esta ótima mas você cometeu um erro gravíssimo!!
      Na sua primeira linha, você uso o Pronome Possessivo NOSSO que está em Primeira Pessoa então no ENEM e em CONCURSOS PÚBLICOS sua nota seria ZERO
      Espero ter ajudado

      Excluir
  50. Khat não sou professor mas sua Redação seria NOTA ZERO em qualquer CONCURSO PÚBLICO e ate mesmo no ENEM pois um texto dissertativo ele é impessoal ou seja, sem o uso de pronomes de Primeira Pessoa e na sua 4° linha você usou o verbo conjugado em 1° pessoa ''SOMOS'' e no final você usou varias vezes o pronome NOSSO!! Fique atenta a isso =D Abs

    ResponderExcluir
  51. Olá,boa noite

    quero agradecer por este blog,pois tem me ajudado muito.

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  52. Olá Prof. a possibilidade de corrigir essa redação para mim?

    tema: O combate à pedofilia/ao trabalho infantil/ à prostituição infantil


    É notório que para combater pedofilia trabalho e prostituição infantil tem que haver fiscalização rígida,os políticos fazerem leis que à seja cumprida na sociedade.dentre tantos fatores relevantes politica publica juntamente com a sociedade e as organizações não governamentais traria uma grande melhora.

    Entende-se que muitas das vezes pais e tios ou propriamente dito pessoas da propiá família indus a criança a tal atrocidade,tem que haver fiscalização tanto na área urbana como no campo,homens fazendo crianças a serem induzida a trabalho sem o minimo de higiene.

    Sabe-se vários flagrantes de mães obrigando a filhos se prostituirem em postos de combustíveis para que caminhoneiros façam sexo com essas crianças em troca de dinheiro.

    Portanto uma ostensiva fiscalização em todos os setores,fazer politica publica com mais clareza em fazer justiçar perante a sociedade com leis mais rígida.




    ResponderExcluir