segunda-feira, 19 de novembro de 2012

COMO FAZER UMA BOA REDAÇÃO



"Um dos piores erros que os candidatos podem cometer em uma prova de redação é a extrema preocupação com a forma, com a gramática. O importante é que ele opine sobre o tema", explica a coordenadora da banca de avaliação de redações da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Marisa Magnus Smith.
Já faz tempo que o segredo de escrever uma boa redação deixou de ser o fato de não errar a gramática. Na opinião de especialistas, acima de tudo, uma boa redação de vestibular - que nada mais é do que um teste para averiguar a capacidade do estudante em opinar e refletir - deve conter argumentação bem colocada e bem fundamentada.
Para se sair bem em sua "defesa", os especialistas dizem que os candidatos não devem ficar "em cima do muro" (ora a favor, ora contra o tema), tampouco comprar opiniões do senso-comum. Se o candidato não estiver certo do que está dizendo e não expuser razões para pensar daquela forma o texto fica vazio. "O texto tem que ter posicionamento, se for exclusivamente informativo não é bom. Aliás, não dá nem para começar a escrever um texto se não tiver uma opinião. Um texto sem opinião não existe", reforça o professor de redação do Cursinho Anglo, Maurício Soares Filho.
Para entender melhor por que os especialistas defendem essa idéia é fácil: imagine que as drogas acabaram de ser legalizadas pelo governo. Segundo os especialistas, se as pessoas abrem o jornal e procuram um artigo sobre a questão e encontram um texto sem nenhuma argumentação ou opinião, elas não refletirão, além de chato de ler. Para eles, aquilo que o leitor espera de um articulista é o mesmo que um examinador de vestibular espera de um futuro universitário (especialmente se for de universidade pública): opinião e reflexão.
De acordo com Soares Filho, para seu texto causar impacto, porém, a opinião deve estar muito clara. Por isso, a construção da redação deve valorizar seus argumentos. A ordem é apostar na organização da estrutura textual para não perder o fio da meada. "Organizar as informações é o segredo para fazer que a opinião apareça", complementa Soares Filho.

TREINANDO UM TEXTO NOTA 10

Se a intenção é obter destaque por meio de uma boa argumentação, o que fazer para se preparar? Ler, ler, ler e escrever, escrever e escrever. "O hábito da leitura ajuda a desenvolver a escrita. Além disso, com a prática da redação, alguns padrões de textualidade são mais facilmente assimilados do que pelo professor a falar em sala de aula", enfatiza Marisa.
Para Soares Filho, a prova de redação é 50% leitura e 50% escrita. "Uma é conseqüência da outra. O primeiro passo para ter sucesso é ler o tema com muita atenção e, em seguida, posicionar sua opinião para definir o que será defendido".
Uma boa dica é ler editoriais, crônicas, artigos e textos assinados que emitam opinião sobre o tema que é retratado. Com isso, é possível criar uma bagagem de como e em que momentos é pertinente evidenciar as opiniões pessoais.
Outra dica valiosa é procurar ser autêntico. Na hora de escrever um texto sobre a legalização das drogas ou do aborto ninguém precisa "encarnar o revolucionário" para passar em um vestibular de uma universidade famosa por sua histórica política de contestação. A autenticidade do seu pensamento deve estar refletida em seu texto, nem mais, nem menos.
"Como professor, uma de minhas preocupações é esclarecer para os meus alunos que eles não devem fingir ser uma pessoa que não são na hora de escrever, pois assim, vão ter dificuldades em sustentar os argumentos, e fica muito fácil se contradizer, o que compromete a qualidade do texto", diz Maurício.
Por fim, a prova de redação serve para avaliar a capacidade do candidato de se comunicar por escrito, de fazer reflexão e de conseguir se expressar de maneira simples e coesa. Por isso é tão importante não ser superficial e mostrar uma visão crítica sobre o tema a ser discutido.

REDAÇÕES COMENTADAS

REDAÇÃO DE Luíza Sampaio, aluna do 3º ano do Colégio Anchieta:

Tema:
A Democracia envelheceu (perdeu a respeitabilidade) ou o homem perdeu o senso de respeito ao seu semelhante?

Texto: 
É democrática toda ação que representa a expressão da vontade da maioria. A Democracia é o princípio que, ao unir liberdades individuais e coletivas do cidadão, permite a troca e o diálogo político, sem retirar do Estado o poder de decisão em prol do bem estar da sociedade.
Nunca existiu, entretanto, um regime verdadeiramente democrático no planeta, desde a antiguidade até a era contemporânea. No passado recente da história humana, dois sistemas políticos, aparentemente opostos, revelaram como o autoritarismo controla as relações de poder entre os homens, desde sempre.
A ditadura socialista errou ao partir do pressuposto de que todos os indivíduos possuem as mesmas necessidades, errou ao sufocar a individualidade e o movimento das massas com o autoritarismo. A ditadura socialista errou ao retirar do cidadão o direito de se expressar, o direito de criticar.
Da mesma forma, o capitalismo massacrou identidades ao impor produto e pregar padrão comportamental, propiciando as condições de massificação da sociedade. O jogo capitalista também tem sua forma requintada de manipular opiniões e controlar as formas de comunicação. A ditadura do capital apresenta a propaganda de uma sociedade guiada pela liberdade sem citar que para cada Estados Unidos, paga-se o preço de uma África.
Cada dia que passa, enfim, as nações se afastam do regime verdadeiramente democrático. É necessário desenvolver um modelo humanista que saiba conciliar as liberdades individuais e coletivas. Simultaneamente, o homem precisa ter assegurados seus direitos fundamentais e, ainda, notar que existe liberdade maior que a pura e simples liberdade de escolher entre as marcas A e B.

Comentário do professor Evert Reis:

Temos aí uma redação de nível bastante competitivo. Atendendo perfeitamente ao contexto do tema, ela define, primeiro, o que é Democracia para, em seguida, responder, de maneira crítica e contundente, que nunca existiu, de fato, regime democrático do planeta. Toma dois valores referenciais e desenvolve a ideia de que eles sempre foram os manipuladores desse processo. O texto apresenta, também, um nível de linguagem formal, elegante e argumentação criativa, reafirmando pontos de vista com o uso de repetição enfática e objetiva.
A estrutura frasal é outra boa marca desse texto. A conclusão poderia ser menor (uma linha apenas) para ser mais perfeita, mas a fluência verbal é tão boa que absorve tranquilamente esse detalhe. Quanto ao conteúdo, um tema dessa natureza oferece um campo enorme de abordagem, mas no espaço oferecido de 25 a 30 linhas o aluno deve ter o cuidado de selecionar seus tópicos para não tornar seu texto denso ou prolixo.
Enfim, o texto é claro, conciso, correto e de linguagem criativa. O vestibular não espera menos que isso.
 
REDAÇÃO DE Mauro Tupiniquim, aluno do 3º ano do Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFET-BA):

Tema:
Citação escolhida pelo aluno para a produção do texto dissertativo: “Com as mudanças climáticas, o cotidiano de bilhões de pessoas foi diretamente afetado e, para evitar a piora da situação, é preciso que haja o controle de um dos maiores responsáveis pelo aquecimento global: o efeito estufa.”

Texto:
O elevado desenvolvimento capitalista, em um contexto de avanço tecnológico histórico na produção de materiais, provoca uma série de conseqüências, as quais podem ser desastrosas para o nosso planeta. A pressão do setor financeiro especulativo sobre os “detentores do capital” acentua o fenômeno da dominação econômica, não deixando espaço para solução de danos, como o do efeito estufa, inviabilizando as propostas criadas por cientistas renomados, alguns da NASA, para “salvar o planeta”.
Desde meados do século passado até a atualidade, a sociedade capitalista, firmada como soberana (com o fim da União Soviética) , vem acumulando uma série de detritos e restos resultantes da alta produção e resultante consumo de produtos. Esse lixo produzido em vasta quantidade, de composição altamente agressiva ao equilíbrio ecológico do planeta, vem causando prejuízos e danos às populações humanas como o caso do “Furacão Catrina” que arruinou cidades, no segundo semestre de 2006.
Dos danos previstos para o futuro, se nada for feito, acredita-se que o derretimento das calotas polares, causado pelo efeito estufa, será o mais significativo pois alagará cidades costeiras economicamente importantes como Nova York, principalmente a Ilha de Manhathan.
Mesmo com o perigo eminente dessas conseqüências, previsto para menos de 30 anos, os grandes capitalistas se recusam a gastar dinheiro em investimentos necessários para tentar evitar tais conseqüências. O principal argumento é que os investimentos são caros demais para serem arcados por eles.
Se continuarmos nesse ritmo, é penoso afirmar que não haverá saída para a civilização humana senão a adaptação a essas novas mudanças. A questão será se o ser humano conseguirá se adaptar a elas ou se seremos vítimas do nosso próprio fracasso.

Comentário da Professora Conceição Araújo:

O texto tem uma linguagem clara e fluente. Os argumentos são sólidos e contundentes. Não há problemas de coerência e coesão, elementos indispensáveis a um bom texto dissertativo.

Observações específicas sobre o tratamento do tema:

1. O aluno sublinha, na citação, o eixo central do tema proposto. Essa atitude demonstra que o aluno fez uma leitura interpretativa atenciosa. Iniciando dessa forma, pôde avaliar as possibilidades de escrita bem como a opção pela via de análise que mais seja apropriada para dissertar sobre o tema: o efeito estufa.

   2. No 1º parágrafo, o aluno detecta e examina a raiz do problema apresentado na citação: o capitalismo.

   3. No 2º , faz um breve comentário crítico sobre o lixo produzido pelo consumo exagerado de produtos, considerado como mais um elemento causador do efeito estufa, o que resulta em catástrofe ambiental, exemplificando com fato recente, divulgado pela mídia.

   4. No 3º, destaca a recusa dos grandes capitalistas, em investir em soluções para o problema.

   5. No 4º, acrescenta informação sobre previsão de catástrofe, num futuro bem próximo, em âmbito internacional.

   6. Conclui coerentemente, apesar de não oferecer uma proposta de solução objetiva e prática para a questão, considerando a complexidade do tema abordado.

3 comentários:

  1. Preciso de mas dicas de redação pois sou péssima :C

    ResponderExcluir
  2. preciso de uma dica para fazer uma boa redação, tem algum site que explica melhor?

    ResponderExcluir
  3. oi preciso de uma dica para fazer uma boa redação voce tem algum site? que explica bem sobre isso?

    ResponderExcluir