terça-feira, 13 de novembro de 2012

ENQUETE D’O BLOG DE REDAÇÃO


ENQUETE D’O BLOG DE REDAÇÃO
54% dos internautas não leem nenhum livro por mês!

Foto da enquete no Blog por GAH.

Encerrou hoje, dia 13 de novembro, a nossa enquete sobre a média de leitura mensal do leitor-nauta de O Blog de Redação, que ficou no ar por dez dias consecutivos, angariando 150 votos no total.
O resultado, para a nossa grande tristeza, revelou que 54% dos leiores-nautas que frequentam o nosso Blog não leem “Nenhum livro” por mês, o que representou 81 votos válidos.
Em segundo lugar, com 18%, ficou aqueles que clicaram em 01 livro em média de leitura por mês, com 28 votos.
Já em terceiro, com a marca de 15%, ou seja, 23 votos válidos, os que ficam em uma média mensal de 03 ou mais livros.
Por último, com apenas 12%, 18 votos, os leitores cuja média mensal de livros não passa de 02.
Para um Blog como o nosso, específico, um nicho apenas do desmembramento da Língua Portuguesa, é de supor que os leitores-internautas estejam procurando por assuntos que não tiveram contato durante a formação escolar.
Além disso, para que a média de “Nenhum livro” seja a vencedora, também podemos contar com a falta de costume, cultura e incentivo por parte da escola, da sociedade e da família, que não criaram o hábito nos seus jovens.
Há ainda a se pensar a questão da tecnologia que desvia o estudante para as suas graciosas teias, gerando facilidades e entretenimento que dificultam o acesso aos sites informativos e às leituras propiciadas pelo meio, como os e-books, enciclopédias, jornais e revistas virtuais.
Mas não há surpresa com o nosso resultado. A média brasileira de leitura, segundo a revista Língua Portuguesa, da editora Duetto, não ultrapassa 1,9 livros por ano. O que faz o Brasil figurar entre os países de menor média leitora do mundo.
Para aqueles que desejam aperfeiçoar sua escrita, caso tratado no nosso Blog, a leitura é fudamental e, sem ela, não há possibilidade de se avançar muito, já que a ideia, a criatividade, o desempenho, etc., tendem a se estacionar, sem avançar para novas aquisições linguísticas, mnemônicas e culturais.
* Gustavo Atallah Haun é professor, formado em Letras na UESC, ministra aula em Itabuna e região. Escreve para jornais de Itabuna, Ilhéus e edita oblogderedacao.blogspot.com.br  (g_a_haun@hotmail. com). É maçom, da Loja Acácia Grapiúna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário