sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

RECLAMAÇÕES DA NOTA DE REDAÇÃO DO ENEM 2012


28/12/2012 16h13 - Atualizado em 28/12/2012 17h04

Candidatos reclamam da correção da redação do Enem nas redes sociais
Grupo no Facebook reúne mais de 200 alunos que estudam ação judicial.
Todos os candidatos terão acesso à correção em 6 de fevereiro, diz MEC.


Ana Carolina MorenoDo G1, em São Paulo

Grupo no Facebook estuda uma ação judicial coletiva
contra a correção da redação do Enem (Foto: Reprodução)

Candidatos que conseguiram acessar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e não gostaram do resultado na prova de redação usaram as redes sociais para reclamar da correção. Pela internet, eles se reuniram na tarde desta sexta-feira (28) para trocar experiências. Um candidato criou, no Facebook, um grupo para reunir pessoas interessadas em entrar na Justiça para conseguir uma nova correção. Em cerca de quatro horas, o grupo já reunia quase 200 membros.
Na maioria dos casos, candidatos insatisfeitos argumentam que levaram o rascunho da redação do Enem para casa e o mostraram a professores. Estes, depois de examinar o texto, teriam dito que suas notas seriam mais altas do que o resultado divulgado nesta sexta.
Maria Clara Lima, de 17 anos, fez o Enem neste ano para tentar uma vaga no curso de odontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A estudante de Teresina disse que dois professores de seu cursinho pré-vestibular corrigiram o rascunho de sua redação e lhe deram como nota não-oficial entre 850 e 940. Porém, sua nota final foi de 620 e, agora, ela teme que não seja suficiente para conquistar a vaga.
"Estou indignada, afinal, ano passado, sem cursinho de redação obtive 800 no Exame", afirmou ela. "Acredito que se tivesse conseguido a mesma nota de redação teria dado certo. Em redação, esse ano fui bem melhor que o ano passado. Estava jurando que eu ia conseguir."
Maria Clara diz que aderiu ao grupo que estuda uma medida judicial para revisão das notas para buscar informações a respeito de uma possível mudança.
Andressa Suarez, de 19 anos, disse que ficou "surpresa" com a nota final de 320 pontos na redação. A estudante, que no ano passado tirou 860 na redação do Enem e conseguiu uma vaga no curso de letras na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), explicou ao G1 que decidiu refazer o Enem para mudar de curso e estudar jornalismo. Blogueira, ela contou que, durante o ensino médio, foi premiada por suas redações e chegou a ser a oradora de sua turma na cerimônia de formatura. Disse que, neste ano, se preparou para o Enem com simulados pela internet e que, em 2011, não estudou.
Apesar de considerar o tema do Enem 2012 menos tranquilo que no ano anterior, Andressa disse que não se conforma com a pontuação que recebeu.
Já o estudante Adriano Sousa Santos, de 18 anos, diz que fez o Enem 2012 para tentar uma bolsa de intercâmbio pelo programa Ciência sem Fronteiras. Estudante do primeiro período do curso de engenharia civil do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), o jovem, que fez o ensino médio integrado ao técnico no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), onde recebeu bolsa de iniciação científica da Petrobras, afirmou que se inscreveu no exame pelo terceiro ano consecutivo para tentar aumentar sua nota e, consequentemente, sua chance de receber uma bolsa do programa.
Porém, a nota de sua redação caiu de 560 para 420 --em 2010, no primeiro Enem de Adriano, sua redação teve nota 740. "Nos vestibulares tradicionais que eu faço minhas notas foram muito melhores, entre 8 e 8,50", afirmou o estudante, que agora não sabe se conseguirá atingir o objetivo de fazer intercâmbio na Espanha. "Posso usar a nota do ano passado, mas no Ciência sem Fronteira a melhor nota é a que se sobressai. Fiz novamente [o Enem] para melhorar, tinha tudo para ser melhor esse ano, sempre consegui boas notas", disse.
Agora, ele e outros candidatos que prestaram o Enem estão organizando uma petição online para que a correção seja refeita. "Vamos tentar todas as medidas possíveis, o que for viável a gente vai fazer."

Vista pedagógica
 A assessoria de imprensa do Ministério da Educação afirmou que todos os candidatos terão acesso à "vista pedagógica" automaticamente a partir do dia 6 de fevereiro de 2013. As redações corrigidas estão sendo digitalizadas e serão carregadas no site de resultados do Enem.
Para acessar a correção, bastará inserir o CPF ou o número de inscrição do Enem 2012 e a senha individual do candidato.
Maria Clara, porém, teme que esse prazo seja tarde demais. "Não quero esperar porque vão soltar o espelho da redação depois que já tiverem saído todos os resultados do Sisu, e aí é inviável, impossível mudar a nota."

Insegurança e sentimento de injustiça
O idealizador do grupo no Facebook é o estudante Gabriel Bieu, de 24 anos. Atualmente, ele cursa direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mas decidiu fazer o Enem 2012 para tentar uma vaga no mesmo curso na Federal do Paraná (UFPR). Ele afirmou ao G1 que prestou o Enem pela quarta vez e que, em 2011, havia tirado a nota máxima na redação. Na edição atual, mesmo afirmando ter observado todos os critérios utilizados pelo MEC, sua nota final caiu para 520.
"Infelizmente o MEC ainda precisa evoluir muito nesses critérios de correção de redação. Gera uma insegurança e um sentimento de injustiça muito grande com uma coisa tão séria", afirmou. 

Correção aperfeiçoada
A prova de redação foi feita no dia 4 de novembro com o tema "Movimento imigratório para o Brasil no século 21". Mais de 4 milhões de candidatos realizaram o Enem 2012 e mais de 5.600 professores foram contratados para fazer a correção das provas. 
A partir deste ano, a redação passou a ser corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final é composta de cinco notas, que avaliam competências específicas do candidato. 
A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 200 pontos ou mais na nota final atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1.000), ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, a redação passa por um terceiro corretor, em um mecanismo que o Inep chama de "recurso de oficio". 
Se a discrepância persistir, uma banca certificadora composta por três avaliadores examinará a prova. Os candidatos poderão solicitar vistas da correção, porém não poderão pedir a revisão da nota.
Em agosto de 2011, o governo firmou com o Ministério Público Federal um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), no qual se compromete a dar vistas à redação apenas a partir da edição de 2012 do Enem. O MEC afirmou, na época, que não havia uma ferramenta digital devidamente testada que comportasse a consulta pretendida.

28 comentários:

  1. Essa é a terceira vez que faço enem, tirei 640 foi uma nota bem baixa para mim, pois queria concorrer ao curso de direito, mas não reclamo porque não estudei e até então nunca consegui tira uma nota maior que 800 nas provas do enem. Achei legal que esse ano vai ter a correção, será ótimo para me aprimorar, no mês de junho termino a faculdade de pedagogia e decidi que 2013 vou dedicar aos meus estudos.
    Os alunos que se sentem de alguma forma injustiçado tem que entrar na justiça é um direito deles.Seja o que Deus quiser, mas que chegue logo fevereiro.

    Um xero,Ana.

    ResponderExcluir
  2. Professor, o que devo fazer para que reavaliem minha nota da Redação do Enem deste ano?

    ResponderExcluir
  3. Não concordo com a minha nota nem com a de outras pessoas. Gente que mal sabe escrever tirando mais de 800, me deixou no mínimo angustiada! Você passa o ano estudando feito condenado pra tirar uma nota mínima enquanto outros TEM A SORTE de conseguir uma boa nota. Nos outros vestibulares tive notas altas mas a do ENEM me deixou realmente surpresa !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá tudo uma bagunça !
      Acertei 35 em linuagens e minha nota foi de 604 !
      Avaliaram minha redação ( meu professor ja foi da banca) na escola em 940 e no mínimo 840. Porém, fiquei com 800.
      Parece pouco, mas faz MUITA diferença no resultado final !

      Excluir
  4. Não concordo com a minha nota nem com a de outras pessoas. Gente que mal sabe escrever tirando mais de 800, me deixou no mínimo angustiada! Você passa o ano estudando feito condenado pra tirar uma nota mínima enquanto outros TEM A SORTE de conseguir uma boa nota. Nos outros vestibulares tive notas altas mas a do ENEM me deixou realmente surpresa !

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei minha nota esse ano caprichei na redacao apesar de nao ter estudo sobre o tema usei conhecimento da vida tudo que de certa forma gera bons e maus frutos com a imigracao em nossa nacao 1000 eu amei rs

    ResponderExcluir
  6. Não consigo encontrar esse grupo no facebook. Se alguém tiver contato com o dono por favor me avise. Tenho mais de 4 amigos que também tiveram a redação mal corrigida. e-mail: gabriel_almeidda@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se voce já achou, mas o link do grupo é esse aí!! http://www.facebook.com/groups/justicaredacaoenem/

      Excluir
  7. Não consigo encontrar esse grupo no facebook. Se alguém tiver contato com o dono por favor me avise. Tenho mais de 4 amigos que também tiveram a redação mal corrigida. Valeu! e-mail: gabriel_almeidda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Não consigo encontrar esse grupo no facebook. Se alguém tiver contato com o dono por favor me avise. Tenho mais de 4 amigos que também tiveram a redação mal corrigida. Valeu! e-mail: graziele.arantes93@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. É verdade, eu também estou indgnado, em 2008 tirei 700 e este ano que tanto dediquei fiquei com 320 pontos. Enquanto o meu amigo que não sabe nem dissertar tirou 640 pontos é dimais.

    ResponderExcluir
  10. Engraçado... se esses professores de cursinho que estão dando notas de 800 á 900 para SEUS PRÓPRIOS ALUNOS (um reles detalhe, não é mesmo) fossem tão bons assim, estariam trabalhando no MEC e não em cursinhos... e tem outra... essa geração é um lixo porque a molekada acha que tudo deve ser de acordo com o que eles desejam, querem mas que não são competentes para alcançar... que tirar nota boa na redação? PRIMEIRO LEIA O BENDITO DO MANUAL QUE ELES DIVULGAM TODO ANO E TENTE SEGUIR AS COMPETÊNCIAS QUE SÃO EXIGIDAS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com vc , a maioria que fala isso são os filhinhos de papai que fazem cursinhos caros e quebram a cara por acharem que são melhores que outros.

      Excluir
    2. fiz uma excelente redação acho que chutaram a minha nota tirei nota 440.0 com certeza minha nota deveria ser no minimo 600.0. estou me sentindo inutil. e sem poder reclamar.minha opinião é que esse enem é simplesmente uma fonte de lucros para as entidades de ensino.decepcionado.decepcionado.deveriam usar o tema enem para as redaçoes..

      Excluir
    3. Vejo que você é muito leigo sobre o assunto "enem" ou muito ignorante.
      O que revolta os candidatos não são as notas dadas pelos seus professores (que provavelmente são bons professores sim, incluse a minha já foi avaliadora da federal do meu estado), e sim a diferença das notas, as tornando injustas... tem pessoas que mal sabem escrever seus nomes e tiram 800. Isso acontece pela FALTA de padrão nas correções, e osistema de correção é altamente falho, já que não se tem uma segurança de quem está corrigindo a redação foi mesmo o professor (ano passado, teve uma professora que o filho dela corrigia as redações, pois recebia por numero de redações corrigidas).
      Agora por favor, pare de falar merda.

      Excluir
  11. Estou indignado pela a nota dada na minha redação. considero um ato de imprudência cometido pelo os professores que corrigiram minha REDAÇÃO,mas estou de mãos atadas !!!! minha nota foi de 380 pontos na Redação,já nas provas fui muito bem!

    ResponderExcluir
  12. aos injustiçados: http://enem.cloudservidor.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Aos injustiçados, acessem: http://enem.cloudservidor.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ja consegui alcançar a nota máxima na redaçao doenem, e sempre tenho notas boas em torno de 800 e este ano minha nota foi 720, ABSURDOOOO!!!!
    Será que vai ter como nós sairmos ganhando nessa?

    ResponderExcluir
  15. O pior sou eu que desde que saíram as notas não consegui ver a minha.
    Já liguei no 0800..... e ninguém resolve meu problema.
    Fico indignada, porque a resposta da atendente do 0800 foi: a internet é a única forma de obter a nota, tem que aguardar. Aguardo até quando???
    Palhaçada.
    Sei que o problema não é minha internet, pois já tentei de várias formas e sempre dá o mesmo erro.
    Perda de tempo ter feito esta prova

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber como os professores fazem para corrigir tantas redações em tão pouco tempo, pois cada um pensa de um jeito e minha nota de redação foi absurda e minha nota de interpretação de texto foi a maior que tirei realmente não sou exper em redação, mas tenho cultura e leio bastante e sei que não sou das piores para tirar 340 numa redação, quero rever minha redação pois estou abismada com o resultado!

    ResponderExcluir
  17. Minha nota no enem desse ano me assustou, no meu ponto de vista a redação estava boa, acima da média eu diria, mas pelo visto nao foi o que os corretores acharam. Em 2013 eu consegui passar pra segunda fase da unicamp, que mais que qualquer outro vestibular avalia a redação antes de tudo.Por isso acho que tirar 520 foi uma injustiça, porque vi pessoas que escrevem faço com dois "s" tirando 800.

    ResponderExcluir
  18. Realmente é um absurdo isso. Pessoal, conheço uma menina que (é serio) é uma tapada, não tem hábito de leitura, não estuda é fraquíssima na escola mas sua nota em redação foi simplesmente 920. Ou eu sou o ignorante da história ou esse ENEM ta do avesso...

    ResponderExcluir
  19. MINHA FILHA GANHOU NA JUSTIÇA O DIREITO DE VER A REDAÇÃO O MEC ENTROU COM RECURSO E PELA SEGUNDA VEZ PERDEU POR ISSO, PRECISAMOS DE UM PROFESSOR QUE REAVALIE SUA REDAÇÃO PARA ANEXAR-MOS JUNTO AO PROCESSO. SE ALGUÉM PUDER INDICAR OU ATÉ MESMO REAVALIAR A REDAÇÃO.MUITO OBRIGADO E DIGO A TODOS QUE NÃO PERCAM A FÉ, PÓIS SE ALGUMA MANEIRA SENTIREM QUE A NOTA FOI INJUSTA LUTE NÃO DESISTAM.

    EMAIL PARA CONTATO:
    ELIETEMSM@GMAIL.COM.

    ResponderExcluir
  20. A minha duvida e o seguinte: qnd eu recebi o resultado do enem , o da redação veio zerada..Eu pensei q tinha saido do tema sei la mas,hj qnd tive o acesso ao espelho da redação, a mesma estava em branca,se a primeira coisa que fazemos no 2º dia de enem é fazer logo a redação ,como é que eu deixe-la em branco?Gostaria de saber o que eu devo fazer para esclarecer esse misterio?Me ajundem a resolver isso pois,com as minhas notas que obtive já era para eu estar estudando com uma bolsa integral pois, sou pobre e não tenho condições de pagar..Agradecido pela compreensão de todos..

    ResponderExcluir