sábado, 5 de outubro de 2013

PETRÓLEO E PRÉ-SAL COMO TEMAS DE REDAÇÃO DO ENEM

O petróleo do pré-sal brasileiro


Contexto: Em 2007, a Petrobras anunciou a extração de petróleo a 180 quilômetros da costa e a 7.000 metros de profundidade, logo abaixo de uma espessa camada de sal. A estimativa inicial é que existam no chamado pré-sal brasileiro — área que se estende por 800 quilômetros do litoral, de Santa Catarina ao Espírito Santo — reservas de até 80 bilhões de barris. Apesar disso, a produção só começará dentro de alguns anos, pois são necessários grandes investimentos para realizar a extração submarina.
Em seus últimos dias de governo, o ex-presidente Lula sancionou a lei que estabelece o regime da partilha da exploração do pré-sal, definindo que estado e empresas dividirão a produção de óleo e gás — à União cabera capturar a maior parte da riqueza gerada com a atividade. A primeira licitação, que dará a um grupo privado o direito de explorar a área de Libra, na Bacia de Santos, será decidida através de leilão marcado para outubro.
O assunto pode motivar indagações como quais as vantagens e desvantagens de um país como o Brasil se tornar um grande produtor de petróleo ou ainda o destino que tal riqueza deve tomar. Governo e Congresso discutem a ideia de reverter parte dos royalties do pré-sal exclusivamente para a educação.
DesenvolvimentoUm encaminhamento possível para a dissertação é observar a questão do ponto de vista econômico. Ser um grande produtor de petróleo certamente terá efeitos positivos para o Brasil. Um caminho complementar é olhar o assunto pela óptica do meio ambiente. Aqui, emerge um detalhe importante: como combustível fóssil, o petróleo não gera energia limpa — caso da eólica e da hidrelétrica, por exemplo. Além disso, é uma energia não-renovável, ou seja, um dia vai se esgotar.
"Temas ambientais são comuns no Enem. Esta pode ser a oportunidade de o aluno apresentar conhecimentos de geografia, por exemplo, e conceitos sobre sustentabilidade", diz o professor de redação do Anglo Eduardo Calbucci.
Tenha cuidado: É importante entender que não existe uma postura certa ou errada no assunto. É possível apresentar visões diferentes de mundo, contanto que o ponto de vista seja defendido com bons argumentos. Deve-se redobrar a atenção para não ficar "em cima do muro" ou se contradizer durante a argumentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário