quinta-feira, 24 de abril de 2014

UNIVERSITÁRIOS D'ALÉM MAR...

Enem será usado como critério para universidade em Portugal
Alunos brasileiros poderão, no 1º ano da sua graduação, se candidatar para Universidade de Coimbra usando a nota no exame do MEC

JULIANA PRADO (EMAIL·TWITTER)
Publicado:24/04/14 - 10h36
Atualizado:24/04/14 - 14h28
A universidade de Coimbra, em Portugal Divulgação
RIO - Numa iniciativa inédita, os estudantes brasileiros poderão se candidatar a vagas na Universidade de Coimbra, em Portugal, usando sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem a necessidade de avaliações oficiais portuguesas. Com isso, a partir de agora, os alunos que quiserem estudar na mais antiga universidade de Língua Portuguesa podem, logo no seu 1º ano da sua graduação, pleitear uma vaga.
Esta é a primeira faculdade no exterior a aceitar o Enem como critério de avaliação. A medida tem por objetivo facilitar o acesso de brasileiros na instituição. A universidade criou um site especialmente dirigido a estudantes e pesquisadores brasileiros, onde se encontram todas as informações úteis, como os cursos oferecidos, as linhas de pesquisa realizadas, o financiamento e as informações práticas para preparação de uma mudança para Coimbra.
VEJA TAMBÉM
A decisão da universidade de aceitar as notas do Enem como critério de seleção para o ingresso no primeiro ano dos seus cursos resulta da nova legislação portuguesa, aprovada no último dia 10 de março, que permite às instituições de ensino superior do país criarem sistemas de ingresso próprios para estudantes internacionais.
- Até este ano, não era possível que alunos não-portugueses entrassem no primeiro ano das graduações. Eles tinham que fazer o ensino médio português e concorrer nas provas de acesso realizadas no país. Com a decisão da nova lei do governo português, que busca a internacionalização do acesso, surge a chance de termos novos canais de acesso. A condição imposta é que possamos garantir que os alunos tenham preparação equivalente à realidade local - explica o vice-reitor da instituição Joaquim Ramos de Carvalho.
Segundo o professor, o cenário para ingresso dos brasileiros é favorável já que o Enem mostra proximidades nos critérios de avaliação do ensino entre os dois países. A nota mínima obtida no Enem para que um estudante brasileiro seja aprovado é de 600. O vice-reitor esclarece que, em caso de haver mais procura do que vaga disponível, as notas mais altas terão prioridade. Os alunos aprovados vão pagar mensalidade de 700 euros (cerca de R$ 2100) mensalmente. Os valores são universais, e não variam de um curso para o outro.
O número de vagas para brasileiros ainda não pode ser mensurado. Tudo vai depender da procura e da disponibilidade de cada curso. Joaquim Ramos esclarece que os cursos com mais vagas geralmente são os de Engenharia Civil, Odontologia e Direito.
- Recebemos gerações de estudantes brasileiros que aqui sempre encontraram um ambiente acolhedor, impregnado de história e modernidade, e que fazem parte integrante da nossa história comum - afirma.

Dois mil brasileiros matriculados
A Universidade de Coimbra tem atualmente em seus quadros, 23 mil alunos, sendo que só em 2013 dois mil brasileiros ingressaram na instituição, contando os estudantes do Programa Ciências sem Fronteiras. Segundo informações da universidade, 20% do total de matriculados são de origem estrangeira.
- O estudante brasileiro vai poder conviver com estudantes de cerca de 90 países - destaca o vice-reitor.
A Universidade de Coimbra foi classificada pela Unesco como Patrimônio Mundial em 2013 e oferece qualificação em quase todas as áreas do conhecimento, além de diversas linhas de investigação, das quais muitas premiadas. Na UC, os alunos também têm a possibilidade conviver com outras culturas e línguas, participar de programas de mobilidade pela Europa e ter uma experiência de vida diferenciada, com qualidade e tranquilidade.
Contudo, apesar de todo seu prestígio internacional, a Universidade de Coimbra ficou em 358º lugar no ranking feito pela consultoria QS, especializada em avaliação de instituições de ensino superior do mundo todo. A colocação deixa a universidade atrás de instituições brasileiras como USP, Unicamp e UFRJ. O ranking leva em conta o quadro de professores, instalações de ensino, publicação de pesquisas e a internacionalização.
O vice-reitor minimiza a posição da universidade e diz que todo ranking é questionável. Segundo Joaquim Ramos, os critérios são relativos e geralmente levam em conta o porte das universidades avaliadas. Ele argumenta que em cursos como Engenharia Civil, Meio Ambiente e Direito a Universidade de Coimbra está entre as 200 melhores do mundo.

Reação estrangeira
O representante da Universidade diz que a instituição está preparada para barrar possíveis respostas negativas ao ingresso de estudantes estrangeiros no dia a dia acadêmico. Ele acredita que casos de xenofobia não serão um problema.
- Acabou de acontecer aqui um ótimo evento promovido pelos estudantes brasileiros aqui. Eles são muito ligados às organizações estudantis de Coimbra e se sentem muito bem na universidade. Mas, claro, estamos sempre atentos a isso. O primeiro estudante brasileiro chegou aqui foi em 1576, hoje ele é nome de um programa da universidade, o Manoel Cabral. Coimbra não seria o que é sem o contributo dos brasileiros.

© 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário