sexta-feira, 30 de maio de 2014

COM A PALAVRA, O MESTRE...


sábado, 24 de maio de 2014

ENEM RECORDE!

24/05/2014 00h00 - Atualizado em 24/05/2014 06h47

Termina o prazo de inscrições para o Enem; taxa pode ser paga até quarta

Mais de 9 milhões de candidatos se inscreveram até as 20h desta sexta.
Provas serão realizadas nos dias 8 e 9 de novembro.

Do G1, em São Paulo
Dilma comentou no 'Twitter' o recorde de inscrições no Enem. (Foto: Reprodução / Twitter da presidente Dilma Rousseff)Dilma comentou no 'Twitter' o recorde de inscrições no Enem. (Foto: Reprodução / Twitter da presidente Dilma Rousseff)
O prazo para o candidato fazer a inscrição para a edição 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminou às 23h59 desta sexta-feira (23). Os candidatos que não têm isenção na taxa de inscrição, no valor de R$ 35, podem pagar o boleto no banco até a próxima quarta-feira (28). Ficam isentos da cobrança todos os alunos de escola pública ou que comprovarem renda familiar mensal inferior a R$ 1.086.
No último balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), às 20h desta sexta-feira o sistema registrava 9.091.013 candidatos.
Só depois do fim do prazo para o pagamento da taxa é que o Inep deve divulgar o número final de pessoas inscritas e aptas a fazer a prova, que este ano será realizada nos dias 8 e 9 de novembro.
Em 2013, 7,8 milhões de alunos fizeram a inscrição, mas, como muitos não pagaram a taxa, no final 7,1 milhões de candidatos puderam prestar o exame. Nos dias do Enem, compareceram efetivamente mais de 5 milhões de estudantes.
O exame deverá ser usado pelas 115 universidades e institutos federais para acesso a cursos de graduação. Os candidatos podem tirar dúvidas sobre a inscrição em um passo a passo no site enem.inep.gov.br.
Site do Inep indica o fim  das inscrições. (Foto: Reprodução / Inep)
Site do Inep indica o fim das inscrições.
(Foto: Reprodução / Inep)
Assim como nos anos anteriores, o Enem ocorrerá em dois dias seguidos. No sábado, dia 8, os participantes farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza, das 13h às 17h30 (horário de Brasília). No domingo, dia 9, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Nessa data, o tempo do exame será mais longo, entre as 13h e as 18h30 (horário de Brasília).
Segundo o MEC, serão impressas 18,3 milhões de provas (incluindo normal, ampliada, ledor e braile – estas três últimas, para quem tem diferentes graus de deficiência visual) em 1.699 municípios do país. Este ano, 785 mil funcionários vão ajudar na realização do Enem, entre coordenadores de locais de aplicação, assistentes de coordenação, chefes de sala, fiscais e apoio. Em todo o Brasil, haverá 16,6 mil locais de exame.
CRONOGRAMA DO ENEM 2014
INSCRIÇÕES

12 de maio (às 10h):
 início das inscrições

23 de maio (às 23h59): fim das inscrições

28 de maio: último dia para pagar a taxa de R$ 35
PROVAS

8 de novembro (das 13h às 17h30, horário de Brasília): 
provas de ciências humanas e ciências da natureza

9 de novembro (das 13h às 18h30, horário de Brasília): provas de linguagens
e códigos, matemática e redação
Transexuais podem usar nome social
Candidatos travestis ou transexuais poderão usar o nome social para prestar o Enem. Para isso, precisarão fazer a solicitação ao Inep, por telefone, durante o prazo de inscrição.

Segundo o site, "o participante travesti ou transexual que desejar ser identificado por nome social nos dias e locais de realização do exame deve fazer essa solicitação pelo telefone 0800 616161, até o final do período de inscrição". O edital do Enem 2014, no entanto, não faz nenhuma referência ao uso do nome social pelos  candidatos.
Detectores de metal
No dia 8 de maio, o MEC anunciou que nesta edição serão aperfeiçoados os procedimentos de segurança contra fraude na aplicação do exame. Os fiscais poderão, inclusive, usar detectores de metais portáteis para comprovar que candidatos não estão usando equipamentos eletrônicos durante a realização do Enem.

O detector poderá ser utilizado em qualquer estudante inscrito, a não ser que a pessoa apresente uma justificativa para que não possa passar por esse tipo de monitoramento. O aparelho também poderá comprovar o uso indevido de celulares para postar fotos do exame nas redes sociais – infração que acabou eliminando dezenas de jovens nas últimas duas edições.
Segundo o MEC, este ano o edital foi traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), e o site do Enem terá uma versão do edital incorporada a um sistema de computação acessível a cegos, chamado Dosvox.
Sabatistas
Nesta edição, os alunos sabatistas (que guardam o sábado por motivos religiosos) poderão fazer a prova de 8 de novembro às 19h (horário de Brasília) desse dia, exceto nos estados do Acre, Amazonas, de Roraima e Rondônia. Nesses quatro estados, os candidatos sabatistas poderão realizar o primeiro dia de provas às 19h de sua hora local, em função do horário de verão.

Site do Enem traz o passo a passo para o candidato fazer a inscrição (Foto: Reprodução/Inep)
Site do Enem traz o passo a passo da inscrição
(Foto: Reprodução/Inep)
Correção da redação
Segundo o ministro da Educação, Henrique Paim, os atuais filtros de correção da redação do Enem serão mantidos e ampliados. De acordo com ele, o MEC tem investido no aprimoramento dos itens de correção e na capacitação dos corretores. O presidente do Inep, Francisco Soares, também disse a jornalistas que cada prova será avaliada por dois corretores.

"Se as notas dadas por corretor tiverem diferença de 100 pontos, um terceiro corretor irá avaliar a redação. Cada um avalia cinco quesitos. No caso de diferença de 80 pontos em cada quesito, também será chamado um terceiro avaliador", explicou Soares.
"Estamos com um grande processo de monitoramento e capacitação constante. Quando a redação é enviada ao corretor, assim como todo o sistema de acompanhamento, a redação é acompanhada de várias maneiras. A cada ano, acrescentamos detalhes, dada a experiência. Existirão novos filtros e sinalizações, e isso é um processo contínuo", afirmou o presidente do Inep.
Combatendo a abstenção
Segundo informou o MEC, os candidatos que não compareceram às provas do ano passado e se inscreverem novamente em 2014 receberão uma mensagem do governo alertando sobre o problema de faltar ao Enem mais uma vez.

De acordo com os dados levantados pelo governo, a maioria dos ausentes no exame são pessoas que não precisam pagar a taxa de inscrição – como treineiros, que ainda não terminaram o ensino médio, e adultos que já acabaram o terceiro ano e trabalham.
Em 2013, o governo estima que cerca de 30% dos candidatos inscritos no Enem não chegaram a fazer os dois dias de prova. O prejuízo com os ausentes, no ano passado, foi de R$ 58 milhões, calcula o MEC.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

MAIS UM ARTIGO


ESTEREÓTIPOS DISCENTES

Sou absolutamente contra estereótipos, padrões, modelos. Creio que a vida de um grande homem tem que ser uma busca incessante à quebra deles, inclusive. No entanto, depois de mais de uma década em salas de aula, com a experiência adquirida em escolas particulares e públicas, de diversas cidades, além de cursinhos e oficinas, atrevo-me a refletir sobre os estudantes que encaramos – com total respeito às divergências sempre bem-vindas.
Há os alunos monstros, geniais. Estes não precisam fazer esforço, são naturalmente inteligentes. Parecem espíritos velhos em corpos novos! Estudam mais para relembrar do que para aprender: na escola e uma ou duas horinhas em casa. Namoram, têm tempo para o lazer e a família. Passam em vários vestibulares, para os cursos mais concorridos, nos primeiros lugares, e muitas vezes causam estranheza por serem displicentes e fazerem o que fazem ao invés de se enfiarem 24 horas por dia nos livros. Espécime rara na atualidade, podem ser ou muito extrovertidos ou extremamente introspectos e calados.
Outrossim, há os esforçados. Inteligência mediana, estudam dia e noite para apreender a maior gama de informações possíveis. Tentam, assim, disciplinar-se. Selecionam o que leem para não perder tempo (o que cai no vestibular ou concurso!), abdicam de lazer, namoro, família, atividades físicas, para focar no que querem. Parecem que entendem, mesmo inconscientemente, que não são gênios e que o que sabem vêm através de muita dedicação. São uma boa parte dos estudantes. Quando se tornam adultos, ganham bem, vivem bem, conseguem realizar os seus sonhos, afinal, esforçaram-se para isso!
Também há os que pensam que são inteligentes, ou se acham como tal. Este grupo se divide em dois subgrupos: de um lado, os que até são inteligentes, mas são preguiçosos; de outro, os que pensam que são, e não são. Chamados também de pseudossábios, porque um mínimo do básico de leitura ou sabedoria fez eles se rebelarem, tornarem-se pessimistas, falsos libertários, arrogantes! Muitas vezes decoram cartilhas socioculturais de anti-heróis, escritores marginais, roqueiros etc., e soltam vez ou outra para chocar. Vestem-se e comportam-se contrariando o mundo, querendo de todas as formas romper com tudo. Geralmente essas pessoas não conseguem tirar proveito da inteligência que têm. São críticos contumazes, e abundam em todos os cantos.
Há, por outro lado, os superespecialistas em uma área do saber, mas que são absolutamente fracassados nas demais. Dominam, por exemplo, todas as fórmulas químicas e matemáticas, mas não conseguem compreender uma Oração Intransitiva ou a Guerra do Peloponeso. Na área que conhecem, podem até mesmo substituir o professor, serem monitores da matéria. Embora nerds no que se propõem, contrariam os estudos psicanalíticos e neurolinguísticos, que indicam um equilíbrio para se dar bem na vida. É exatamente o oposto do que fazem essa turma, pois são unilaterais e não aceitam facilmente os outros campos do conhecimento.
Por fim, há o seleto grupo dos que optam pela não inteligência, definitivamente (não se enquadram aqui os que têm deficiências neurológicas e afins, por motivos óbvios!). Os elementos desse grupo têm realmente pouco espírito de busca, de aprendizagem, de sede de conhecer. Alguns, desperdiçam tempo e energia. Vão forçados para a escola. Outros, não têm nenhum traço ou laivo de sensibilidade à sapiência humana. Lentos, distraem-se fácil, indisciplinados, dispersos, não apreendem fatos, situações, dados, estatísticas, leituras. Optaram pela anti-inteligência ou, casos raros, necessitam de educação especial, do contrário, ficarão para trás da turma. Um caso notório destes, que se tornou filme, foi o do americano James Robert Kennedy, apelidado de Rádio (Meu Nome é Rádio, 2006) . Mesmo com dificuldades, ele conseguiu vencer e dar uma lição de vida, mas para isso precisou de uma atenção, de um carinho sui generis, de amor.
O bom disso tudo é que a Educação e a Cultura, as verdadeiras, as maiúsculas, e a Vida têm dado boas mostras de se reverter quadros, tidos como desoladores, em bons futuros, boas pessoas, enfim, bons profissionais. A coisa não é desesperadora como se pinta, visto que o ser humano, quando quer de verdade, sabe mudar seus próprios passos e se redirecionar na rota que o levará fatalmente ao sucesso físico e espiritual!

Gustavo Atallah Haun – Professor.

terça-feira, 20 de maio de 2014

HOMÔNIMOS E PARÔNIMOS - ATIVIDADE

CURSO DE PORTUGUÊS - HOMÔNIMOS E PARÔNIMOS

          GRAFO ou GRÁFICO  = escrita                HOMO     =    igual
           FONO    ou  FÔNICO    = som                    HETERO =    diferente

HOMÔNIMOS:

A) HOMÓGRAFOS  HOMÓFONOS (escrita e pronúncia iguais):
     verão (estação do ano)      cedo (advérbio)
     verão (do verbo "ver")        cedo (do verbo "ceder")

B) HOMÓGRAFOS  HETEROFÔNICOS (grafia igual e som diferente)
     selo (substantivo)          governo (substantivo)
     selo (verbo)                   governo (verbo)

C) HOMÓFONOS  HETERÓGRAFOS (som igual e grafia diferente):
     serrar (cortar)              coser (costurar)
     cerrar (fechar)             cozer (cozinhar)

PARÔNIMOS:

São palavras parecidas na escrita e na pronúncia. Exemplos:
     sortir (abastecer)           infligir (aplicar multa)
     surtir (produzir efeito)    infringir (transgredir)


EXERCÍCIOS DE VERIFICAÇÃO - Preencha os claros com a palavra conveniente:

01. O flautista deu um __________________ em Curitiba (conserto/concerto)
02. Antes disso, mandou fazer um _________________ em sua flauta (conserto/concerto)
03. O aluno revelou, pelo teste, grande ________________ artístico (censo/senso)
04. O Prefeito ___________________ o pedido do contribuinte (deferiu/diferiu)
05. Os povos __________________ entre si nos usos e costumes (diferem/deferem)
06. O perigo é__________________ (iminente/eminente)
07. Cidadãos __________________ antecederam-me neste cargo.(eminentes/iminentes)
08. A Câmara ___________________ o mandato do Prefeito (caçou/cassou)
09. Ovos _________________ não prejudicam a saúde (cozidos/cosidos)
10. Foi preso em _________________ (flagrante/fragrante)
11. Foi multado porque _________________ as leis de trânsito (infligiu/infringiu)
12. O fato me passou ____________________ (despercebido/desapercebido)
13. Em que ________________ você  trabalha? (sessão/seção)
14. Foi proibido o _________________ de maconha (tráfego/tráfico)
15. Você_______________ por seus crimes (expiará/espiará)
16. O ________________ estava delicioso (xá/chá)
17. Pintava com uma ______________ verde (brocha/broxa)
18. Estes são os pontos ________________ (cardeais/cardiais)
19. Quando foi realizado o último __________________? (senso/censo)
21. O porco comia no ________________ (coxo/cocho) 
22. O rio ________________ majestosamente (fruía/fluía)
23. Ela vendia _________________ de rosas (extrato/estrato)
24. Era mamãe que ________________ minhas calças (cozia/cosia)
25. Soldado! Ponha o ________________ no ombro (fuzil/fusível)
26. No Brasil não há _____________ racial (descriminação/discriminação)
27. O ____________________ morreu de rir das anedotas (espectador/expectador)
28. Maria _________________ pelo buraco da fechadura (expiava/espiava)
29. O ônibus tem 42 ___________________ (acentos/assentos)
30. Todos os alunos ___________________ apressados (vêm/veem)
31. Ficou _________________ diante da pintura (extático/estático)
32. Você foi a uma __________ de cinema? (sessão/seção/secção/cessão)
33. O balão, tremeluzindo, __________ ao céu. (acendeu/ascendeu)
34. Paulo pinta seus cabelos __________ de preto (russos/ruços)
35. Para impedir a corrente de ar, José __________ a porta. (serrou/
    cerrou)
36. Sílvio __________ na floresta para caçar a fera (emergiu/imergiu)
37. O rei __________ do palácio os súditos desleais (proscreveu/
    prescreveu)
38. Esta medida não __________ nenhum efeito (sortiu/surtiu)
39. O governo está na __________ de cair (eminência/iminência)
40. Agi com muita __________ (descrição/discrição)
41. A __________ do terreno foi feita legalmente (cessão/sessão)
42. O filme fica na  __________ de suspense. (sessão/seção)
43. A __________ do expediente é aquela (cessão/sessão/seção)
44. A __________ do terreno em duas partes é bem pensada (sessão/
    seção/cessão)
45. __________ é aquele que não teme (Intimorato/Intemerato)


B) PARÓNIMOS E ANTÔNIMOS - apenas alguns dos mais usados, tente preencher com o significado:

ACENDER: ______________________  ASCENDER: _______________________  
ÁREA:    ______________________  ÁRIA:     _______________________
ARREAR:  ______________________  ARRIAR:   _______________________
À-TOA:   ______________________  A TOA:    _______________________
ABSOLVER:______________________  ABSORVER: _______________________
CEGAR:   ______________________  SEGAR:    _______________________
CERVO:   ______________________  SERVO:    _______________________
CONJECTURA:____________________  CONJUNTURA: _____________________
DECENTE: ______________________  DESCENTE: _______________________
DELATAR: ______________________  DILATAR:  _______________________
DESTRATAR:_____________________  DISTRATAR: ______________________
DESPENSA: _____________________  DISPENSA: _______________________
EMRITO: ______________________  IMRITO:  _______________________
EMIGRAR: ______________________  IMIGRAR:  _______________________
ESPERTO: ______________________  EXPERTO:  _______________________
ESBAFORIDO: ___________________  ESPAVORIDO: _____________________
ESTADA:  ______________________  ESTADIA:  _______________________
ESTRATO: ______________________  EXTRATO:  _______________________
FLORESCENTE:___________________  FLUORESCENTE: ___________________
INCERTO: ______________________  INSERTO:  _______________________
INFLAÇÃO: _____________________  INFRAÇÃO: _______________________
INCIPIENTE: ___________________  INSIPIENTE: _____________________
INCONTINENTE: _________________  INCONTINENTI: ___________________
MANDATO: ______________________  MANDADO: ________________________
RECREAR: ______________________  RECRIAR: ________________________


Boa Sorte!!

sábado, 17 de maio de 2014

ADJETIVOS PÁTRIOS

Ao nos referirmos aos adjetivos pátrios, sabemos que estes pertencem a uma das classes gramaticais e que representam uma das subdivisões inerentes à classe em questão. Atribui-se a eles a função de representar a origem de pessoas e demais seres e objetos, levando-se em consideração a cidade, estado ou país.

Para que possamos conhecê-los melhor, compartilharemos com algumas de suas principais características. Desta feita, segue abaixo relacionada uma lista contendo alguns deles. Observemos, pois:
 
LOCALIDADEADJETIVO PÁTRIO CORRESPONDENTE
Acreacreano
Afeganistãoafegane, afegão
Amapáamapaense
Angolaangolano
Aracajuaracajuense, aracajuano
Atenasateniense
Belém (Pará)belenense
Belém (Palestina)belemita
Belo Horizontebelo-horizontino
Brasíliabrasiliense
Boa Vistaboa-vistense
Cabo Friocabo-friense
Catalunhacatalão
Cuiabácuiabano
Espírito Santoespírito-santense, capixaba
Estados Unidosestadunidense, norte-americano, ianque
Florençaflorentino
Florianópolisflorianopolitano
Goiâniagioaniense
Gáliagaulês
Gréciagrego, helênico
Havanahavanês
Índiaindiano, hindu
Japãojaponês
Jerusalémhierosolimitano, hierosolimita
Macapámacapaense
Manausmanauense, manauara
Natalnatalense
Nova Iguaçuiguaçuano
Nova Zelândianeozelandês
Pequimpequinês
Porto Alegreporto-alegrense
Porto Ricoporto-riquenho
Reciferecifense
Rio Brancorio-branquense
Rio de Janeiro (cidade)carioca
Rio de janeiro (estado)fluminense
Rio Grande do Norterio-grandense-do-norte, potiguar, norte-rio-grandense
Romêniaromeno
Rondôniarondoniano, rondoniense
Salvadorsalvadorense, soteropolitano
São Paulo (cidade)paulistano
São Paulo (estado)paulista
Sardenhasardo
Sergipesergipano
Teresinateresinense
Tibetetibetano
Tocantinstocantinense
Três Coraçõestricordiano
Vitória


Por 
Vânia Maria do Nascimento Duarte
Vitoriense