sexta-feira, 16 de outubro de 2015

TEMA POSSÍVEL PARA REDAÇÃO DO ENEM III - TRABALHO SOCIAL VOLUNTÁRIO

PROPOSTA DE REDAÇÃO

“O trabalho voluntário vem assumindo cada vez mais um expressivo papel na sociedade brasileira.

Há alguns anos, ao se pensar em ações voluntárias, automaticamente pensava-se em movimentos religiosos ou trabalhos na área da saúde. Sem dúvida essas contribuições eram e continuam sendo importantes, mas foi a partir da década de 90, quando surgiu o movimento Ação da Cidadania Contra a Miséria e pela Vida, liderado pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, que a consciência solidária da sociedade passou a ter visibilidade, traduzindo um esforço voluntário de amplos setores nacionais, sobre tudo os anônimos.

Mas afinal, o que é um voluntário?

o   É aquele que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade.
o   Segundo a definição das Nações Unidas, “o voluntário é o jovem ou adulto que, devido a seu interesse pessoal e seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividade, organizadas ou não, de bem-estar social, ou outros campos…”

Assim, ele realiza o trabalho gerado pelo impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo quanto às suas próprias motivações pessoais.” (Fonte: http://www.riovoluntario.org.br/ voluntarios/o-trabalho-voluntario/)

Filantropia:
1. Amor à humanidade. Oposto de misantropia. 2. Esforço na promoção do bem-estar de outras pessoas. 3. Qualquer ação dessa natureza.

Beneficência:
1. Inclinação para o bem. 2. Caridade.
(Fonte: Dicionário Houaiss)

“Altruísmo e solidariedade são valores morais socialmente constituídos vistos como virtude do indivíduo. Do ponto de vista religioso acredita-se que a prática do bem salva a alma; numa perspectiva social e política, pressupõe-se que a prática de tais valores zelará pela manutenção da ordem social e pelo progresso do homem. A caridade (forte herança cultural e religiosa), reforçada pelo ideal, as crenças, os sistemas de valores, e o compromisso com determinadas causas são componentes vitais do engajamento.” (Fonte: http://www.voluntarios.com.br/oque_e_voluntariado.htm)



A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, na modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, sobre o tema “O trabalho social e voluntário na realidade brasileira”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário