quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

LER, ESTUDAR E PESQUISAR


Jamais estudei para fazer testes e provas. Dirão os mais apressados no julgamento alheio: que exemplo você está dando com isso aos seus alunos? E eu replicarei, no entanto, que, melhor do que se preparar de véspera ou antevéspera para concursos, vestibulares, prova escolar etc. é fazer do estudo uma eterna busca e fonte de viver bem.
Somos seres incompletos, necessitando a todo instante cobrir as lacunas que nos cercam, sejam elas de que ramo for do conhecimento humano. Também não acredito que somos mais um na multidão e que devemos passar por essa vida sem deixar o nosso rastro. Não creio que tudo isso aqui se valha a apenas parcos anos, do berço ao túmulo. Por isso, temos que fazer dos nossos dias uma aventura infrene em prol da sabedoria, da inteligência e da leitura.
Eu, geralmente, tento fazer do estudo o tapume da minha ignorância, das minhas queixas e das minhas frustrações. E quanto mais me aprofundo nisso, vejo que o filósofo Sócrates tinha toda razão em afirmar que nada sabia. Daí, quando me deparo com uma folha me questionando sobre determinado assunto, não me faço de rogado e exponho a minha vida, o que tenho vivido, lido e assistido ao longo dos meus anos.
Dessa forma, concordo plenamente com a tese de que a legitimação do saber deve estar aquinhoada ou de conformidade com o contexto social, cultural e econômico do estudante. Porém, hoje em dia, dizer que não se tem acesso aos bens de informação é um verdadeiro despautério. Qualquer família dispõe de um televisor ou de um rádio; jornais e revistas não são dispendiosos e estão em toda esquina; em qualquer cidade do interior existe uma biblioteca pública e, mesmo que não a tenha, as escolas são equipadas com, digamos, o mínimo do básico para a leitura, a pesquisa ou o estudo; o Governo Federal tem projeto também de inclusão digital em todos os postos dos correios, além de financiamento para aquisição de computadores nos bancos estatais.
Mesmo ainda persistindo o descalabro às fontes de cultura, existe o bom e velho “pedir emprestado”. Quantos livros, revistas e jornais eu li pedindo emprestado aos meus professores, vizinhos, amigos, parentes? Incontáveis. Foi desse modo que conheci a Literatura Universal e me apaixonei bem antes da escola despertar (ou tentar despertar!) isso em mim. Assim, li a coleção completa de Júlio Verne pegando emprestado da Biblioteca Municipal Plínio de Almeida, no Espaço Cultural, em Itabuna.
O que a mocidade precisa - essa juventude bela, sorridente e viril - é parar de perder um tempo precioso com futilidades e um pouco mais de vontade, de bom senso, para o querer crescer intelectual, moral e espiritual, além de exemplos em casa ou na sociedade dos benefícios desse crescimento. É necessário criar o costume entre velhos e jovens de correr atrás disso, pois a Educação se faz com 30% de orientação dos mestres e os outros 70% de interesse pessoal.
Estudar fórmulas, regras e estruturas nos dias anteriores às baterias de testes e provas pode ter alguma importância, embora rasteira, superficial e descontextualizada do dia-a-dia da maioria das pessoas. Agora, estudar, ler e pesquisar ao longo da existência para sorver conhecimentos, descortinar tabus, viajar incólume por novas idéias, universalizar-se e ao mesmo tempo se auto-descobrir, é um dos raros prazeres que há no mundo. Experimente e verá!
Gustavo Atallah Haun - Professor.

6 comentários:

  1. Ai que lindo... eu adorei, sabe por que? porque eu me identifiquei. também descobri a leitura de modo fantástico e li meus primeiros livros pedindo emprestado as minhas vizinhas, que não liam. ..kkk

    ResponderExcluir
  2. Amei seu Blog adorei ...!!! Parabéns por ser um dos melhores !!!!

    ResponderExcluir
  3. È com enorme prazer que acabo de ler suas palavras acima, acabo de ver em suas linhas expresso também o meu sentimento e quando vejo as imensas oportunidades que os jovens hoje tem de aprender, a informação está disponível a todos basta querer, hoje uma criança recebe tudo para estudar anos atras os pais tinham que comprar tudo e se não tivéssemos livros tínhamos que copiar as matéria do livro do colega e ninguém morria por isso rsrs.

    Há muito a se fazer para termos escolas de qualidades é claro mas muito pode ser feito por nós mesmo em buscar melhorar nossa qualidade de vida e isso faremos por ter um empenho particular em APRENDER!

    ResponderExcluir
  4. Por onde eu começo?quais livros você recomenda para uma pessoa que não leu muitas obras literárias de peso,mas agora quer dar a volta por cima e tem dificuldades em interpretação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora,
      Ao lado tem dois links, na seção Acesso Rápido, com os títulos Alguns Autores da Literatura Universal e Alguns Autores da Literatura Nacional. Pronto, já vai estar no caminho dos grandes livros!
      Valeu,

      Excluir
  5. Professor..muito bom ...voce colocar em pauta uma realidade..vivida por muitos....tanto temos para ler, para conhecer...e os jovens estão tão antenados e alienados ao mesmo tempo...conhecimento é algo que ninguem rouba da gente...

    ResponderExcluir