segunda-feira, 28 de abril de 2014

RESUMO ACADÊMICO


A Norma NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, define resumo como "apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto". Uma apresentação Sucinta. Compacta, dos pontos mais importantes de um texto.
Esta definição pode, no entanto, ser melhorada: resumo é uma apresentação sintética e seletiva das ideias de um texto, ressaltando a progressão e a articulação delas. Nele devem aparecer as principais ideias do autor do texto.
O resumo abrevia o tempo dos pesquisadores; difunde informações de tal modo que pode influenciar e estimular a consulta do texto completo. Deve destacar:
·                     O assunto do trabalho.
·                     O objetivo do texto.
·                     A articulação das ideias.
·                     As conclusões do autor da obra resumida.
·                     Ser redigido em linguagem objetiva.
·                     Não apresentar juízo crítico.
·                     Ser inteligível por si mesmo (isto é, dispensar a consulta ao original).
·                     Evitar a repetição de frases inteiras do original.
·                     Respeitar a ordem em que as ideias ou fatos são apresentados.

Para o pesquisador o resumo é um instrumento de trabalho.

São partes constantes de um resumo: natureza da pesquisa realizada, resultados e conclusões. Também devem ser destacados o valor e a originalidade das descobertas realizadas.
Um resumo pode Ter variadas formas: apresentar apenas um sumário das ideias do autor, narrar as ideias mais significativas condensar o conteúdo de tal modo que dispense a leitura do texto original. Um resumo também pode ser interpretativo, apresentar crítica das ideias do autor. Neste caso, será chamado de resenha.
Os procedimentos para realizar um resumo incluem, em primeiro lugar descobrir o plano da obra a ser resumida. Em segundo lugar, a pessoa que está realizando-o deve responder, no resumo, a duas perguntas; o que o autor pretende demonstrar? De que trata o texto? Em terceiro lugar, deve-se ater às principais do texto e a sua articulação. Muito importante nesta fase é distinguir as diferentes partes do texto. A fase seguinte é a de identificação de palavras-chaves.
Finalmente, passa-se à redação do resumo. A norma da ABNT classifica os resumos em indicativo, informativo, informativo/indicativo, crítico ou recensão.
O resumo indicativo caracteriza-se como sumário narrativo que elimina dados qualitativos e quantitativos, mas não dispensa a leitura do original. É conhecido também como descritivo. Refere-se às partes importantes do texto. Exemplo:
O resumo informativo é também conhecido como analítico. Pode dispensar a leitura do texto original. Deve salientar objetivo da obra, métodos e técnicas empregados, resultados e conclusões. Evitem-se comentários pessoais e juízos de valor.
Segundo a NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, deve-se evitar o uso parágrafos no meio do resumo. Portanto, o resumo é constituído de um só parágrafo. O resumo informativo/indicativo combina os dois tipos anteriores. Pode dispensar a leitura do texto original quanto às conclusões, mas não quanto aos demais aspectos tratados. O resumo crítico, também denominado recensão ou resenha, é redigido por especialistas e compreende análise e interpretação de um texto. É objetivo de um capítulo deste livro. O resumo deve salientar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. Não é desejável que se esqueça de apresentar os objetivos e os assuntos do texto original, bem como os métodos e técnicas de abordagem, mas sempre de forma concisa. Também será objetivo do resumo de descrição das conclusões, ou seja, as consequências dos resultados.
A norma da ABNT recomenda que o resumo tenha até 100 palavras se for de notas e comunicações breves. Se se tratar de resumo de monografias e artigos, sua extensão será de até 250 palavras. Resumo de relatórios e teses pode ter até 500 palavras.
Quanto ao estilo, deve ser composto com frases concisas, evitando-se a categoria tópicos. A primeira frase explica o assunto do texto. Em seguida indica-se a categoria do tratamento. Do que se trata? De estudo de caso, de análise da situação? Preferencialmente, serão escritos os resumos em terceira pessoa do singular e com verbos na voz ativa.
O resumo deve destacar:
Elementos bibliográficos do texto; sua ficha técnica.
·                     Sobrenome do autor, nome.
·                     Título da obra.
·                     Local de publicação do texto
·                     Editora.
·                     Ano.
·                     Páginas.

Tipo de texto, o gênero a que se filia (literário, didático, acadêmico).

Resumo do conteúdo: assunto do texto, objetivo, métodos, critérios utilizados. Conclusões do autor da obra resumida.
Resumir é selecionar as partes principais de um texto. Por partes principais entende a apresentação de uma situação inicial, a colocação de uma informação nova, as justificativas, a conclusão, a pratica do resumo é adequada quando inicialmente se determina a referência (assunto do texto) e o tema (enfoque) do original. Não se dispensa a recuperação das relações lógicas existentes entre as partes.
A função básica dos resumos é instrumental, e, por isso, devem-se fazer quando as obras (ou as partes das mesmas) utilizadas pertencem a uma biblioteca pública, à qual deverão ser devolvidas depois de lidas.
Á síntese - que não deve ser confundida com o nome - é o trabalho mais importante, mas também o mais difícil; é o fim ideal da documentação. Consiste em expor as ideias centrais de um texto, de um texto, sua significação e sua unidade de sentido. O trabalho de síntese intervém na parte básica do trabalho de pesquisa, sobretudo no desenvolvimento, na fundamentação e na conclusão. As referências - breves e concisas - devem consignar-se quando se trata de obras conhecidas e de fácil acesso.
A situação inicial afirma em que consiste a documentação: transcrições, resumos, síntese, referências, isto é, define as várias modalidades pelas quais se pode valer de informações colhidas em uma obra. Trata-se de um conhecimento partilhado pela comunidade que realiza pesquisa.
A informação nova do texto e o esta estabelecimento do uso de um ou outro tipo de documentação: quando usar a transcrição, o resumo, a síntese, a simples referência. A transcrição textual justifica-se quando se tem necessidade de uma prova. O resumo tem função instrumental e é usado quando não se tem na própria biblioteca a obra utilizada.
As referências são utilizadas no caso de obras conhecidas e de acesso fácil.
As justificativas para a realização de pesquisa documental resumem-se em: necessidade de provas (transcrição); obras de bibliotecas públicas devem ser resumidas, justamente porque não tem acesso a elas com facilidade; realização do objetivo da pesquisa (síntese das ideias fundamentais); no caso de obras de fácil acesso e conhecidas, basta uma simples referência. A conclusão ressalta que o trabalho científico não deve limitar-se uma coleção de fichas que deixa o autor sem saber que fim tem em vista.
As regras mais comumente aplicadas para a prática do resumo são: 
·                     Apagamento de elementos redundantes e supérfluos ou não relevantes. Incluem-se neste caso supressão de adjetivos e advérbios.
·                     Generalização de ideias do texto. O leitor deve ser capaz de desprezando ideias particulares, registrar informações de ordem geral. Este conceito aproxima-se de tematização.
·                     Seleção das ideias principais.
·                     Combinação de dois ou três tópicos frasais de diferentes parágrafos quando
·                     Repetem a mesma ideia. Dispensável, já que pode ser feita pela invenção do novo texto.

·                     Invenção ou construção. Deve o leitor construir frases que incluam várias ideias expostas no texto, e fazê-lo de forma sintética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário