quinta-feira, 5 de julho de 2012

DICAS PARA FAZER UMA BOA REDAÇÃO NO ENEM



6 dicas para fazer uma boa redação no Enem

 

Se você não estudou todos os pontos para fazer uma redação, confira algumas dicas para conseguir desenvolver o seu texto e receber uma boa nota na redação do Enem 2012


É normal que às vésperas de um exame tão importante como o Enem, você esteja preocupado com as matérias que poderão cair na prova e fique um pouco inseguro em relação ao desenvolvimento da redação. A dica da professora de redação Cida Custódio, do Cursinho Objetivo, é resolver a prova e na hora da redação focar no tema. “Não perca tempo! Vá direto ao ponto e faça uma boa redação”, afirma.

Se você já está estudando há um bom tempo, mas ainda tem dúvidas sobre como elaborar os três pontos principais da dissertação, essa revisão simples e rápida pode ser útil. Para isso, a professora reuniu 6 passos para você fazer uma boa redação e não se perder durante a prova. “O tema proposto geralmente fala sobre o universo jovem e não é costume do Enem exigir aprofundamento”, diz. “Na hora da prova basta manter a calma e prestar a atenção no que está sendo pedido”, completa. 

Como fazer uma boa redação no Enem em 06 passos:

 

Como fazer uma boa redação no Enem: 1) Leitura do enunciado
Fique atento ao tema e procure identificar o que a banca espera da sua redação quando propõe o assunto em questão. A sugestão da professora é ler com muita atenção o enunciado do começo ao fim para que você esteja apto a identificar o tema.

Como fazer uma boa redação no Enem: 2) Identificação do tema
Não adianta você analisar rapidamente os textos que são fornecidos e sair escrevendo as primeiras ideias que surgirem. A professora destaca que quanto mais rápido o tema for identificado mais tempo para desenvolver os argumentos você terá.

Como fazer uma boa redação no Enem: 3) Leitura do texto de apoio
Nesta etapa, a professora sugere que o aluno faça uma leitura direcionada do texto base fornecido verificando o encaminhamento da banca, ou seja, identificar a partir dos textos propostos o que ela espera do seu texto.

Como fazer uma boa redação no Enem: 4) Identificação de palavras chaves
Quando o aluno identifica quais são os principais temas e as palavras-chave dos textos propostos fica muito mais fácil desenvolver a redação. Assim ele não corre o risco de fugir do tema proposto, um dos pontos que desclassifica uma redação.

Como fazer uma boa redação no Enem: 5) Montagem do texto
Depois de organizar as ideias, decidir os argumentos e teses que serão usados está na hora de montar o texto. Não se esqueça de que a sua redação deve obedecer as normas de um texto dissertativo, as suas ideias não podem aparecer escritas na 1ª pessoa do singular.

Como fazer uma boa redação no Enem: 6) Solução
Se o tema proposto pela banca for uma pergunta ou um problema o candidato deve propor uma solução. A melhor maneira de fazer isso é sempre sugerir medidas adequadas à realidade.

(Fonte: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/06/01/939373/6-dicas-fazer-uma-boa-redaco-no-enem.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário