segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

PROVA DE PRODUÇÃO TEXTUAL – IV UNIDADE



 

DESCRIÇÃO NOTA DEZ

(QUESTÃO ÚNICA)
De acordo com o que foi estudado em sala de aula, escolha um dos temas abaixo e descreva-o:

II –

Texto sem título da aluna:

Na minha última viagem em direção ao litoral, passei a observar todo o trajeto percorrido. Dentre todos os lugares que avistei, um deles me chamou a atenção. O encantamento pela paisagem em questão foi tanto que rapidamente desci do meu veículo para contemplá-la com calma.
De pé sobre a estrada, avista-se ao longe o Sol, num dos seus encontros e desencontros com a linha do horizonte, beijando o tronco das árvores frondosas e iluminando a minha face. A continuidade da estrada transmite uma ideia de infinito e não se via qualquer tipo de automóvel ao longo da mesma. Isso proporcionou uma imensa calmaria. O silêncio só era quebrado por um ou outro pássaro que sobrevoava o céu. Aliás, aquele céu límpido e azul era totalmente diferente ao da metrópole onde vivo.
Próximo a mim, também vejo algumas árvores, porém a pavimentação ocupa grande parte do local. A imensidão arbórea daquela região tapava, aos olhos do observador, o céu. Aproximando-se da linha central da estrada era possível observar e sentir o vento assobiar autoritariamente, carregando folhas secas, poeira e algumas impurezas. Fios de cabelo pareciam querer se libertar da minha cabeça devido à força eólica. A oeste, os raios solares praticamente não penetravam aquelas árvores, dando um ar sombrio e contrastante com a minha localização.
Naquele momento, desconectei-me de tudo o que me afligia e apenas desfrutei de tudo o que aquela paisagem pôde me proporcionar. Durante os poucos minutos que passei ali, limpei a minha mente e inspirei todo o ar puro possível. Ouvi os meus batimentos cardíacos e eles pareciam estar em sintonia com aquele lugar místico. Naquele instante nada mais importava. Aquela hora foi, sem dúvida, mais proveitosa que o meu destino original.
Yasmin Nepomuceno de Lima.

2 comentários:

  1. Sublime.Realmente a autora desse texto sobe explorar seus conhecimentos intelectuais para descreve-los em palavras a descrição da imagem .

    ResponderExcluir