quarta-feira, 8 de agosto de 2012

REDAÇÃO X DITADOS POPULARES

Originalidade e informação é tudo em dissertações.

Uma dissertação costuma ser desprestigiada pela má utilização de frases feitas, provérbios e ditos populares. Eles empobrecem a redação; fazem parecer que seu autor não tem criatividade, pois lança mão de formas de expressão já batidas pelo uso frequente, chavões, clichês.
A redação ganha bastante ponto com a originalidade e com as informações contidas na mesma. Caso o redator trabalhe com o senso comum, caso desses ditados populares, a parte estrutural do texto ficará prejudicada.
Veja que efeito ruim causaria um provérbio em um texto dissertativo:

“Hoje, é muito comum o fato de alguns menores, perambulando pelas ruas por falta de escolas ou um lugar melhor para ficar, serem influenciados por pequenos delinquentes, aos quais acabam se unindo para praticarem delitos. Afinal, já diziam os mais velhos: ‘Dize-me com quem andas, que eu te direi quem és’”.

6 comentários:

  1. ...Dai vem os estudados da língua portuguesa e escrevem um monte de palavras, das quais cerca de 5% da população conhece, e acham que estão mais certo do que qualquer um, só por que sabem falar difícil.
    Não entendo! Se os textos são feitos para a propiá população que constantemente usa esses ditados, por que temos que suprimir eles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não entendi! Os ditados, ajuda ampliar a desenvoltura da redação. Você passa a ter mais argumentos sobre tal assunto.

      Excluir
  2. Lendo os comentários sobre as pessoas não gostarem. Gente, não se trata de gostar ou não. Redação não é achômetro, é um texto em que vc se posiciona sobre um assunto e apresenta argumentos relevantes que passem segurança. Qual a segurança de um ditado popular? De onde ele surgiu? O que significa? Está amparado em qual área do conhecimento? Esses comentários deixam muito claro pq tantos estudantes se dão mal na escrita da redação, estão adaptados a repetir como papagaio o que outros dizem e não conseguem apresentar nada de novo, de concreto. Busquem refúgio na história, literatura, sociologia etc. Não se contentem com tão pouco e por favor não levem para o lado pessoal, usem essa informação como forma de se diferenciar em meio a multidão de candidatos. Parabéns ao BLOG pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir