terça-feira, 18 de dezembro de 2012

FRASES-MODELO PARA O INÍCIO DA INTRODUÇÃO



Apresento, aqui, algumas frases que podem ajudar, para iniciar a introdução. Não tomem estas frases como receita infalível. Antes de usá-las, analise bem o tema, planeje incansavelmente o desenvolvimento, use sua inteligência, para ter certeza daquilo que será incluso em sua dissertação. Só depois disso, use estas frases:

É de conhecimento geral que ...

Todos sabem que, no Brasil, há tempos, observa-se ...

Nesse caso, utilizei circunstância de lugar (em nosso país) e de tempo (há tempos). Isso é só para mostrar que é possível acrescentar circunstância diversas na introdução, não necessariamente estas que aqui estão. Outro elemento com o qual se deve tomar muito cuidado é o pronome se. Nesse caso, ele é partícula apassivadora, portanto o verbo deverá concordar com o elemento que vier à frente (sing. ou pl.)

Cogita-se, com muita frequência, de ...

O mesmo raciocínio da anterior, agora com a circunstância de modo (com muita frequência).

Muito se tem discutido, recentemente, acerca de ...

Muito se debate, hoje em dia, ...

Partícula apassivadora novamente. Cuidado com a concordância.

É de fundamental importância o (a) ....

É indiscutível que ... / É inegável que ...

Muito se discute a importância de ...

Comenta-se, com frequência, a respeito de ...

Não raro, toma-se conhecimento, por meio de ..., de

Apesar de muitos acreditarem que .... (refutação)

Ao contrário do que muitos acreditam ... (refutação)

Pode-se afirmar que, em razão de ...( devido a, pelo ) ...

Ao fazer uma análise da sociedade, busca-se descobrir as causas de ....

Talvez seja difícil dizer o motivo pelo qual ...

Ao analisar o (a, os, as) ... , é possível conhecer o (a, os, as) .... , pois ...

(Fonte: https://romaojunior.wordpress.com/2010/08/16/dicas-para-como-iniciar-uma-redacao/)

54 comentários:

  1. Adorei seu blog .. Parabéns!!
    Me ajudou bastante!!

    ResponderExcluir
  2. Blog bastante interessante, cultura nunca é demais... parabenizo pela iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito essas suas iniciativas, é que fazem a diferença... me ajudou muito.

      Excluir
    2. muito bom ! obrigada!

      Excluir
    3. eu comecei com "Este trabalho irá apresentar ..." dai eu vi as frases .... mesmo assim ficou bom , parabéns !!!

      Excluir
    4. Eu tbm gostei!! agora mão na massa.

      Excluir
    5. Parabéns pelo seu trabalho, muito nos ajuda! Obrigada!!

      Excluir
  3. eu comecei com ....."este trabalho irá apresentar......." dai eu vi as frases ..... muito legal parabéns !!!

    ResponderExcluir
  4. parabéns, vcs conseguiram me agradar, me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  5. adorei seu blog me ajudou muito com meus trabalhos !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Amei o blog, com certeza vai mim ajudar muito, obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, gostei muito do blog e aprendi bastante. Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante a matéria , parabéns pela responsável por ele.

    ResponderExcluir
  9. obrigado, por suas dicas me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  10. nossa muito legal esse blog me ajudou bastante!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito deste blog. Ele é muito bom para quem dificuldade em iniciar uma redação.

      Excluir
  11. Muito obrigado amei muito as dicas !!

    ResponderExcluir
  12. Proveito agradecer-lhe pelo seu trabalho , e é uma mensagem tão importante que serve como a base de aprimoramento do conhecimento cotidiano. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  13. PARABÉNS, ADOREI ESSE BLOG, AJUDOU MUITO..

    ResponderExcluir
  14. Nossa me ajudor muito , estava me batendo a hora não sabia como começar

    ResponderExcluir
  15. https://romaojunior.wordpress.com/2010/08/16/dicas-para-como-iniciar-uma-redacao/ BEM IGUAL NÃO ACHA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth, muito obrigado! Tinha recebido esse material de uma professora de gramática, gosto muito quando as pessoas me indicam as fontes. Irei incluir.

      Abraço,

      Excluir
    2. Maravilhoso, ajudou bastante. Moro pertinho de vc, extremo sul da bahia. Abraços

      Excluir
  16. com certeza irá me ajudar bastante,suas dicas serão uma boa iniciativa para mim. obrigado!

    ResponderExcluir
  17. Gostei Muito, estava perdida e consegui me achar!

    ResponderExcluir
  18. Obg consegui fazer uma redação com a ajuda desse blog <3

    ResponderExcluir
  19. queria saber como fazer um introdução de trabalho com folha de capa contra capa e folha de rosto

    ResponderExcluir
  20. De muito valor sua publicação!Obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Muito bom o blog... Tenho um de minha criação com ótimos mapas mentais... mapamentaldofrank ou facebook.com/mapamentaldidatico

    ResponderExcluir
  22. Vc é muito inteligente... use disso para seguir ajudando outras pessoas que, como eu, tem a dificuldade de começar e terminar textos científicos!
    Vai em frente!!!!!!!
    Muito obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
  23. PARABENS PELO BLOG PROFESSOR, AJUDOU MUITO,OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  24. queria dizer que utilizar "Ao analisar o tema..." como introdução não é o mais correto pois pode dar outro sentido ao seu parágrafo e ele pode deixar de ser considerado dissertativo argumentativo (o cobrado no ENEM)

    ResponderExcluir

  25. Gostei muito,essas dicas me ajudaram bastante, obrigada!

    ResponderExcluir
  26. Eu quero agradecer a esse blog
    Minha nota da redação desde quando vi esse post
    Foi 700
    Obrigada 😉

    ResponderExcluir
  27. Excelente conteúdo!,me ajudou drasticamente.

    ResponderExcluir
  28. Suas dicas mim ajudaram bastante, obrigado!

    ResponderExcluir
  29. Gratidão!!! Dicas valorosas. Um abraço.

    ResponderExcluir