domingo, 10 de março de 2013

A CARTA ABERTA



A Carta Aberta

É um gênero diretamente ligado com o direito que cada cidadão tem de se manifestar diante dos problemas que o afligem.

CARACTERÍSTICAS:

o  Remetente: grupos de pessoas, entidades.
o  Destinatário: população, grupos políticos, representantes.
o  Objetivo: alertar, persuadir, protestar.
o  Tema: problema que motivou a escrita da carta.
o  Meio: rádio, tv, internet, reuniões, distribuição de folhetos.

PARTE ESTRUTURAL:

o  Estrutura: relativamente livre, porém organizada em introdução (que situa o problema); desenvolvimento (análise do problema e apresentação dos argumentos que fundamentam o ponto de vista dos autores); conclusão (em que geralmente se solicita uma mudança, atitude ou resolução do problema).
o  Pessoa e tempo verbal: na 1ª do plural (nós) e predominantemente no presente.
o  Intenção: ampliar o alcance das informações e ganhar o apoio da população envolvida na questão. 


EXEMPLO: Carta aberta para Renato Aragão, o nosso Didi.


Quinta, 23 de julho de 2008.

Querido Didi,

Há alguns meses você vem me escrevendo pedindo uma doação mensal para enfrentar alguns problemas que comprometem o presente e o futuro de muitas crianças brasileiras. Eu não respondi aos seus apelos (apesar de ter gostado do lápis e das etiquetas com meu Nome para colar nas correspondências).
Achei que as cartas não deveriam sem endereçadas a mim. Agora, novamente, você me escreve preocupado por eu não ter atendido as suas solicitações. Diante de sua insistência, me senti na obrigação de parar tudo e te escrever uma resposta.
Não foi por 'algum' motivo que não fiz a doação em dinheiro solicitada por você. São vários os motivos que me levam a não participar de sua campanha altruísta (se eu quisesse poderia escrever umas dez páginas sobre esses motivos). Você diz, em sua última Carta, que enquanto eu a estivesse lendo, uma criança estaria perdendo a chance de se desenvolver e aprender pela falta de investimentos em sua formação.
Didi, não tente me fazer sentir culpada. Essa jogada publicitária eu conheço muito bem. Esse tipo de texto apelativo pode funcionar com muitas pessoas mas, comigo não. Eu não sou ministra da educação, não ordeno e nem priorizo as despesas das escolas e nem posso obrigar o filho do vizinho a frequentar as salas de aula. A minha parte eu já venho fazendo desde os 11 anos quando comecei a trabalhar na roça para ajudar meus pais no sustento da minha família. Trabalhei muito e, te garanto, trabalho não Mata ninguém. Muito pelo contrário, faz bem! Estudei na escola da zona rural, fiz Supletivo, estudei à distância e muito antes de ser Jornalista e publicitária eu já era uma micro empresária.
Didi, talvez você não tenha noção do quanto o Governo Federal tira do nosso suor para manter a saúde, a educação, a segurança e tudo o mais que o povo brasileiro precisa. Os impostos são muito altos! Sem falar dos Impostos embutidos em cada alimento, em cada produto ou serviço que preciso comprar para o sustento e sobrevivência da minha família.
Eu já pago pela educação duas vezes: pago pela educação na escola pública, através dos impostos, e na escola particular, mensalmente, porque a escola pública não atende com o ensino de qualidade que, acredito, meus dois filhos merecem. Não acho louvável recorrer à sociedade para resolver um problema que nem deveria existir pelo volume de dinheiro arrecadado em nome da educação e de tantos outros problemas sociais.
O que está acontecendo, meu caro Didi, é que os administradores, dessa dinheirama toda, não têm a educação como prioridade. Pois a educação tira a subserviência e esse fato, por si só não interessa aos políticos no poder. Por isso, o dinheiro está saindo pelo ralo, estão jogando fora, ou aplicando muito mal. Para você ter uma ideia, na minha cidade, cada alimentação de um presidiário custa para os cofres públicos R$ 3,82 (três reais e oitenta e dois centavos) enquanto que a merenda de uma criança na escola pública custa R$ 0,20 (vinte centavos)! O governo precisa rever suas prioridades, você não concorda? Você pode ajudar a mudar isso! Não acha?
Você diz em sua Carta que não dá para aceitar que um brasileiro se torne adulto sem compreender um texto simples ou conseguir fazer uma conta de matemática. Concordo com você. É por isso que sua Carta não deveria ser endereçada à minha pessoa. Deveria se endereçada ao Presidente da República. Ele é 'o cara'. Ele tem a chave do Cofre e a vontade Política para aplicar os recursos. Eu e mais milhares de pessoas só colocamos o dinheiro lá para que ele faça o que for necessário para melhorar a qualidade de vida das pessoas do país, sem nenhum tipo de distinção ou discriminação. Mas, infelizmente, não é o que acontece...
No último parágrafo da sua Carta, mais uma vez, você joga a responsabilidade para cima de mim dizendo que as crianças precisam da 'minha' doação, que a 'minha' doação faz toda a diferença. Lamento discordar de você Didi. Com o valor da doação mínima, de R$ 15,00, eu posso comprar 12 quilos de arroz para alimentar minha família por um mês ou posso comprar pão para o café da manhã por 10 dias.
Didi, você pode até me chamar de muquirana, não me importo, mas R$ 15,00 eu não vou doar. Minha doação mensal já é muito grande. Se você não sabe, eu faço doações mensais de 27,5% de tudo o que ganho. Isso significa que o governo leva mais de um terço de tudo que eu recebo e posso te garantir que essa grana, se ficasse comigo, seria muito melhor aplicada na qualidade de vida da minha família.
Você sabia que para pagar os impostos eu tenho que dizer não para quase tudo que meus filhos querem ou precisam? Meu filho de 12 anos quer praticar tênis e eu não posso pagar as aulas que são caras demais para nosso padrão de vida. Você acha isso justo? Acredito que não. Você é um homem de bom senso e saberá entender os meus motivos para não colaborar com sua campanha pela educação brasileira.
Outra coisa Didi, mande uma Carta para o Presidente pedindo para ele selecionar melhor os ministros e professores das escolas públicas. Só escolher quem, de fato, tem vocação para ser ministro e para o ensino. Melhorar os salários, desses profissionais, também funciona para que eles tomem gosto pela profissão e vistam, de fato, a camisa da educação.
Peça para ele, também, fazer escolas de horário integral, escolas em que as crianças possam além de ler, escrever e fazer contas possa desenvolver dons artísticos, esportivos e habilidades profissionais. Dinheiro para isso tem sim! Diga para ele priorizar a educação e utilizar melhor os recursos.
Bem, você assina suas cartas com o pomposo título de Embaixador Especial do Unicef para Crianças Brasileiras e eu vou me despedindo assinando...

Eliane Sinhasique - Mantenedora Principal dos Dois Filhos que Pari.

P.S.: Não me mande outra carta pedindo dinheiro. Se você mandar, serei obrigada a ser mal-educada: vou rasgá-la antes de abrir.

2 comentários:

  1. caramba.... fiquei impressionada...muito obrigada, me ajudou muito.

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  2. Por favor corrija esta carta...
    foi elaborada por um aluno:Carta aberta para Comunidade do IPE.

    Quarta-feira 29 de agosto de 2013.
    Queridos Moradores!


    A Escola Estadual Professora Maria Zenilda Gama Torres está realizando hoje a Conferência das Escolas. A nossa turma do 7º ano matutino, trabalhamos “O Projeto Poluição do Ar” predominante nesse bairro. Com o objetivo de conscientizá-los os moradores em relação ao tema mencionado acima. Precisamos agir, pois um simples gesto pode mudar muitas coisas.
    Quem não lembra, por exemplo, um fato que ocorreu no ano passado. No dia 13 de julho de 2012, no turno vespertino, os moradores próximos da escola queimaram seus lixões com intenção de desmatar, quase acontecia uma tragédia, pois o fogo atingiu o pátio da escola, alunos e professores se uniram e apagaram o fogo. Felizmente não houve vítimas. Quando queimam lixos, nós alunos sentimos na pele, pois temos vários alunos com problemas respiratórios e acabam faltando à escola, porque o Ar fica muito poluído. Muitas vezes quando fazemos o trajeto da comunidade Sítio do Góis para cidade nos deparamos com queimadas proporcionadas pelos proprietários das terras para desmatar, nós achamos tudo isso muito errado.
    Apelamos ainda para a sensibilidade de todos vocês aqui presente, não apenas como estudantes, professores, moradores, equipe gestora, mas também como Aluno (a) com problemas respiratórios, a fim de que pensem e repensem a respeito do tema. Queimadas não é correto em nenhum lugar.
    Portanto gostaria de dizer a todos vocês que é muito importante preservar o Meio Ambiente, pois dependemos dele para sobreviver. Sendo assim, ficamos todos em alerta para não poluir, não deixar ninguém de maneira alguma degradar e acabar com as nossas vidas. Evitando sempre as Queimadas, para que nenhum poluente destrua o Nosso Planeta: Terra.

    Respeitosamente,
    Alunos do 7º ano Matutino.

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