quarta-feira, 1 de agosto de 2012

REDAÇÃO X EMOÇÕES EXAGERADAS

Deixe os exageros e os arroubos para a ficção!


Existem, sem dúvida, alguns temas dissertativos que envolvem a análise de assuntos dramáticos, os quais comumente causam revolta e indignação pela própria gravidade de sua natureza.
Porém, por mais revoltante que se mostre o assunto tratado, ele deve ser abordado, em uma dissertação, de modo, se não imparcial, pelo menos comedido.
Em outras palavras, não devemos deixar nossas emoções interferirem demasiadamente na análise equilibrada e objetiva que precisa transparecer nas dissertações, mesmo porque elas impedem que ponderemos outros ângulos da questão.
Só assim, com a predominância da argumentação lógica, ela se mostrará convincente e plausível.
Veja como a interferência do aspecto emocional pode prejudicar a elaboração deste modo:

“Hoje, associam-se inúmeros fatores que intranquilizam a população das grandes cidades. A superlotação dos presídios, a ineficiência das entidades ligadas ao menor delinquente e os recursos limitados das forças policiais criam as condições favoráveis para a proliferação da criminalidade.
Os noticiários apresentam-nos, todos os dias, crimes bárbaros cometidos por verdadeiros animais, que deveriam ser exterminados, um a um, pela sua perversidade sem fim.
Estas criaturas monstruosas atacam, nas ruas escuras da periferia, pobres mulheres indefesas e as matam, impiedosamente. Almadiçoados criminosos andam por aí disseminando a podridão de suas almas, que hão de arder para sempre no fogo do inferno.
Pessoas como essas, que assassinam inocentes criancinhas, deveriam ser postas em cadeiras elétricas, o mais rápido possível. Morte aos monstros do crime!”

Por isso, de posse de temas polêmicos e de grande impacto social, cuidado na elaboração do seu texto, para evitar absurdos como do exemplo acima. A análise esperada deve ser racional, lógica e comedida, sempre!

Bons estudos!

2 comentários:

  1. Olá Multiplicador Gustavo, convido você a conhecer os blogs que são destaques no “Top Caneta” deste mês.

    Saiba mais no link:
    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2012/07/educadores-multiplicadores-do-mes-de.html

    Obrigado pela parceria e pela amizade. Fique na paz e até breve.

    ResponderExcluir
  2. Continue com esse trabalho. Parabéns.

    ResponderExcluir