terça-feira, 31 de julho de 2012

REDAÇÃO X RELIGIÃO




Há algum tempo vem acontecendo uma celeuma aqui n'O Blog de Redação sobre a questão de religião envolvendo o tema, ou como suporte para a escrita dos textos de redação cobrados em vestibulares, concursos e Enem.

A religião (do latim religare, unir-se ao divino), qualquer que seja ela, é uma questão de fé; a dissertação, por sua vez, é uma questão de argumentação, a qual se baseia na lógica. São, portanto, duas áres situadas em diferentes planos.

Não há como argumentar de modo convicente com base em dogmas religiosos; os preceitos de fé independem de provas ou evidências constatáveis.

Torna-se, assim, completamente descabito fundamentar qualquer tema dissertativo, por mais polêmico que seja, em ideias que se situem em um plano que transcende a razão.

Veja o inconveniente desse procedimento, atráves deste exemplo:

“Nas últimas décadas, o mundo tem assistido, com muita apreensão, a conflitos localizados que emergem em diferentes pontos geográficos. Muitos temem que estas guerras, embora restrita a determinadas regiões, acabem por envolver as grandes potências, desencadeando uma guerra de caráter mundial.
Para combater esta contínua ameaça, só há uma solução: Jesus Cristo. O homem precisa lembrar que Deus mandou seu único filho a fim de morrer na cruz para nos salvar. Ele derramou Seu sangue por nós, para livrar a humanidade de seus pecados. Só com Jesus poderemos sobreviver, pois Ele é o nosso Mestre e Senhor!”

Enfim, percebendo a grande falácia e falta de consistência argumentativa no texto acima, jamais utilize a dissertação para panfletagem religiosa, disseminação de fé, de dogmas, de teologia, pois tornaria seu texto nulo, sem base persuasiva.

Boa sorte!

Um comentário: