terça-feira, 2 de outubro de 2012

TIPOS DE ARGUMENTOS



1. Argumento de Autoridade:

A ideia se sustenta pela citação de uma fonte confiável, que pode ser um especialista no assunto ou dados de instituição de pesquisa, uma frase dita por alguém, líder ou político, algum artista famoso ou algum pensador, enfim, uma autoridade no assunto abordado. A citação pode auxiliar e deixar consistente a tese.
Não se esqueça de que a frase citada deve vir entre aspas. Veja:

“O cinema nacional conquistou nos últimos anos qualidade e faturamento nunca vistos antes. ‘Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça’ - a famosa frase-conceito do diretor Glauber Rocha – virou uma fórmula eficiente para explicar os R$ 130 milhões que o cinema brasileiro faturou no ano passado”.

(Adaptado de Época, 14/04/2004)

2. Argumento por Causa e Consequência:

Para comprovar uma tese, você pode buscar as relações de causa (os motivos, os porquês) e de conseqüência (os efeitos, a decorrência).
Observe:

“Ao se desesperar em um congestionamento em São Paulo, daqueles em que o automóvel não se move nem quando o sinal está verde, o indivíduo deve saber que, por trás de sua irritação crônica e cotidiana, está uma monumental ignorância histórica.
São Paulo só chegou a esse caos porque um seleto grupo de dirigentes decidiu, no início do século, que não deveríamos ter metrô. Como cresce dia a dia o número de veículos, a tendência é piorar ainda mais o congestionamento – o que leva técnicos a preverem como inevitável a implantação de perigos”.
(Adaptado de Folha de S. Paulo. 01/10/2000)

3. Argumento de Exemplificação ou Ilustração:

A exemplificação consiste no relato de um pequeno fato (real ou fictício). Esse recurso argumentativo é amplamente usado quando a tese defendida é muito teórica e carece de esclarecimentos com mais dados concretos.
Veja o texto a seguir:

“A condescendência com que os brasileiros têm convivido com a corrupção não é propriamente algo que fale bem de nosso caráter. Conviver e condescender com a corrupção não é, contudo, praticá-la, como queria um líder empresarial que assegurava sermos todos corruptos. Somos mesmo? Um rápido olhar sobre nossas práticas cotidianas registra a amplitude e a profundidade da corrupção, em várias intensidades.
Há a pequena corrupção, cotidiana e muito difundida. É, por exemplo, a da secretária da repartição pública que engorda seu salário datilografando trabalhos “para fora”, utilizando máquina, papel e tempo que deveriam servir à instituição. Os chefes justificam esses pequenos desvios com a alegação de que os salários públicos são baixos. Assim, estabelece-se um pacto: o chefe não luta por melhores salários de seus funcionários, enquanto estes, por sua vez, não “funcionam”. O outro exemplo é o do policial que entra na padaria do bairro em que faz ronda e toma de graça um café com coxinha. Em troca, garante proteção extra ao estabelecimento comercial, o que inclui, eventualmente, a liquidação física de algum ladrão pé-de-chinelo”.
(Jaime Pinksky/Luzia Nagib Eluf. Brasileiro(a) é Assim Mesmo, Ed.Contexto)

4. Argumento de Provas Concretas ou Princípio:

Ao empregarmos os argumentos baseados em provas concretas, buscamos evidenciar nossa tese por meio de informações concretas, extraídas da realidade. Podem ser usados dados estatísticos ou falsos ou fatos notórios (de domínio público).
Veja como se processa:

“São expedientes bem eficientes, pois, diante de fatos, não há o que questionar... No caso do Brasil, homicídios estão assumindo uma dimensão terrivelmente grave. De acordo com os mais recentes dados divulgados pelo IBGE, sua taxa mais que dobrou ao longo dos últimos 20 anos, tendo chegado à absurda cifra anual de 27 por mil habitantes. Entre homens jovens (de 15 a 24 anos), o índice sobe a incríveis 95,6 por mil habitantes”.
 (Folha de S. Paulo. 14/04/2004)

5. Argumento por analogia (ou a simili):

É o argumento que pressupõe que se deve tratar algo de maneira igual, situações iguais. As citações de jurisprudência são os exemplos mais claros do argumento por analogia, que é bastante útil porque o juiz será, de algum modo, influenciado a decidir de acordo com o que já se decidiu, em situações anteriores.
Veja um exemplo desse argumento:

“Em relação à violência dos dias atuais, o Brasil age semelhante a uma noiva abandonada no altar: perdida, sem saber para aonde ir, de onde veio e nem para onde quer chegar. E a questão que fica é se essa noiva largada, que são todos os brasileiros, encontrará novamente um parceiro, ou seja, uma nova saída para o problema”.

6. Argumento de Senso Comum:

É o argumento que traz uma afirmação que representa consenso geral, incontestável. São mais utilizados quando se quer defender um ponto de vista, uma opinião, um argumento que é massificado; ninguém irá apelar contra, pois é conhecido universalmente.

Vídeo de Ó Paí, Ó.

7. Argumento de fuga:

É o argumento de que se vale o retórico para escapar à discussão central, onde seus argumentos não prevalecerão. Apela-se, em regra, para a subjetividade – é o argumento, por exemplo, que enaltece o caráter do acusado, lembrando tratar-se de pai de família, de pessoa responsável, de réu primário, quando há acusação de lesões corporais (ou homicídio culposo) em que é réu.

Vídeo de vendedor de picolé

OUTROS TIPOS DE ARGUMENTOS:

i) Argumento contrario sensu ;
ii) Argumento a fortiori (com maior razão);
iii) Argumento a completudine;
iv) Argumento a coherentia;
v) Argumento psicológico;
vi) Argumento apagógico (ao absurdo)
vii) Etc...

Quem domina os argumentos, dominará as ideias, o debate, a discussão!

Boa Sorte!!!

40 comentários:

  1. Muito esclarecedor o artigo, agora é praticar e fazer uma aplicação quando escrever textos.

    ResponderExcluir
  2. Vei,posta coisa que ajude na escola como um modelo de carta argumentativa com o tema congestionamento em frente das escolas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se para você não serviu cala a sua boca e fica quieto.

      Excluir
    2. Você "reclamão" do post anterior deveria reinventar, recriar a partir do que já estão te oferecendo. Pegar tudo pronto e de mão beijada não faz você crescer intelectualmente. A geração do "tudo pronto", sem dúvida, nasceu para ser mandada por que possui um mínimo de capacidade inventiva.Então estou de acordo com Marcos A. da Silva. Cala a boca e fica quieto.

      Excluir
    3. KKKKKKKKKKK ADOREI
      ISSO PODE CONTAR COMO UM TIPO DE ARGUMENTO?KKKK

      Excluir
    4. Mano, to mt serio pra estudar pra uma apresentação de portugues sobre estratégia argumentativa, e penso por que nao ler os comentarios? Chego nos comentários vejo um bagulho desses KKKKKK é de fudêKKKKKKKKKKKKjjjjjjjkkk

      Excluir
  3. kkkkkkkkkkkk...segundo video alguem traduz naum tendi nds

    ResponderExcluir
  4. Que formataçao de letra legal essa aki da ate vontade de fica escreveno mais e mais blabla bla mal equipe do site mais é legal.....

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Me ajudou e MUITO... Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. eu gostaria de saber se posso colocar um discurso de autoridade em uma carta?

    ResponderExcluir
  7. Poder, pode... Só que ele vai ser contra-argumentado com outro argumento de autoridade! Eis o problema. Então, previna-se!

    ResponderExcluir
  8. Muito útil. Gostaria de ter acesso aos links dos vídeos.

    ResponderExcluir
  9. VLW AJUDOU MTT NO MEU DEVER DE REDAÇÃO

    ResponderExcluir
  10. copiar e colar até eu faço kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então cala boca que ninguém chamou voce na conversa sua troxa

      Excluir
    2. Boca minha boca sua boca de todos

      Excluir
  11. Excelente, claro, os vídeos foram ótimos!

    ResponderExcluir
  12. Vai me ajudar muito obrigada! rsrsrsrs 😗

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o artigo amado, parabéns!

    Agora, quero aqui destacar o vendedor de picolé no exemplo dado no "Argumento de Fuga". Nossa! O cara é muito bom, não apenas criativo, é inteligênte e vai saber de onde ele tirou tanta inteligência assim...!

    "DEUS" é maravilhosos não é não amado; mas claro, que o vededor tem seus méritos!

    Rogério Silva
    https://rogeriorsf.wordpress.com
    https://discernimento-espiritual.blogspot.com
    https://familiaerelacionamentos.blogspot.com
    https://revistaodespertar.blogspot.com
    https://www.youtube.com/channel/UC2Vi4oUtsm2701KJhhHUpbA
    ir.emcristo@gmail.com
    IEADERN: 042574, 26.07.2005
    (84) 99120-9471 / 99622-8473

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito do blog está bem esclarecido 👏👏

    ResponderExcluir
  15. O "simili" no argumento 5, vc quis dizer "símile"? de resto ajudou muito, obrigada

    ResponderExcluir
  16. Eu achei a sua explicação maravilhosa, parabéns!!!

    ResponderExcluir