sábado, 17 de novembro de 2012

REDAÇÃO X FUTEBOL




Em uma tentativa de conscientizar os estudantes, sempre faço uma comparação entre escrever um texto e o futebol, pois eles têm características muito semelhantes, que podem ajudar quem está em busca de socorro linguístico!
A arte futebolística não é somente a que aparece nos meios de comunicação na hora da partida. Há que se falar das horas intermináveis de treino. E este serve para trabalhar cada parte em separado: treina-se chute a gol, cobrança de escanteio, de falta, de pênalti, treina-se drible, faz-se preparo físico etc.
A ralação e o suor – muitas vezes desconhecidos da massa – são exaustivos para que dê tudo certo logo mais no jogo que virá, ou seja, tudo isso para, na hora H, o sujeito-atleta estar preparado para ser o melhor, para render em campo de forma completa, tendo aperfeiçoado suas táticas e talento.
Com a escrita não é diferente. É extremamente importante treinar-se antes, de todas as formas, para que a redação final fique no mínimo aceitável. É imperioso dominar o básico das regras de gramática, de estilística, de estrutura, para, na hora H, a hora do concurso ou do vestibular, sair tudo a contento.
O sujeito-redator, então, deve treinar pontuação, acentuação, ortografia, coesão, coerência, argumentação e tantas outras coisas, como o boleiro treina para o esporte bretão.
O problema surge quando o aluno não lê e não quer treinar: deseja aprender a escrever texto como uma mágica, uma varinha de condão, que o faça redigir do nada! Assim como deve ser dureza para o treinador de educação física se deparar com os atletas que não querem treino antes do jogo.
Fazer o quê? É ter paciência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário