terça-feira, 5 de junho de 2012

A DISSERTAÇÃO DE LOCALIZAÇÃO ESPACIAL

Pois é...

Já foi dito anteriormente que os temas de vestibular, Enem ou concurso pode pedir uma dissertação direcionada (dissertação-argumentativa) ou geral (dissertação em prosa).
Caso aconteça a segunda opção, o redator está livre para escolher o modelo dissertativo que melhor se encaixar com o tema dado, sem regras fixas e sem dramas.

Definição:

Um dos direcionamentos que podem ocorrer é a redação dissertativa de localização espacial, que serve para fazer uma análise comparativa entre duas regiões.
Levando em conta certos aspectos: condições geográficas, economia, educação, cultura, entre outros, dos dois lugares analisados.  

Dica importante:

Para que o redator faça uma boa confrontação espacial é necessário que ele conheça o assunto, as especificidades de cada localidade, para não fugir da situação real, não cometer erros, não contrariar a lógica.

Estrutura 1


  • 1º parágrafo (Intro.): TEMA;
  • 2º parágrafo (Desenvolvimento): Análise do tema relacionado a área geográfica 1;
  • 3º parágrafo (Des.2): Análise do tema relaciona a área geográfica 2;
  • 4º parágrafo (Concl.): Expressão inicial + retomada do tema procedendo a uma análise comparativa referente a localização espacial.

Exemplo 1:

OS CONTRASTES REGIONAIS NO BRASIL

Comenta-se com frequência a respeito do grande contraste que existe entre algumas das regiões geográficas do Brasil. Muitas delas, aparentemente, são diferentes, mas podem-se encontrar também muitas semelhanças entre elas, como a língua e parte da cultura.
A Região Nordeste caracteriza-se por grandes extensões de terras áridas, sofrendo longos períodos de seca, seguido, às vezes, por inundações que assolam muitos pontos da região. As condições climáticas, associadas à atividade econômica, predominantemente agrícola, criam uma certa instabilidade. De lá saem frequentemente correntes migratórias, em busca de melhores condições de trabalho e de vida.
Por outro lado, a Região Sudeste abriga os maiores polos industriais do país. Sem precisar enfrentar as adversidades criadas pelas condições naturais, que nela ocorrem com menos frequência e intensidade, seus habitantes, que têm acesso a um melhor padrão de vida e de educação, constroem diariamente o progresso, através de sua força de trabalho.
Pela observação dos aspectos analisados, entende-se que existe um nítido contraste entre as regiões Nordeste e Sudeste, apesar de fazerem parte da mesma nação. Este contraste manifesta-se em vários níveis. As condições climáticas, o padrão de vida desfrutado pelas populações e as características socioeconômicas colocam essas duas regiões em planos opostos. Entretanto, o sentimento de unidade nacional, o desejo de transformar essa realidade, poderá, em futuro próximo, desencadear soluções para levar o desenvolvimento às áreas menos favorecidas.

Estrutura 2


  • 1º parágrafo (Intro.): TEMA;
  • 2º parágrafo (Des.1): Análise comparativa entre a região 1 e a 2 (abordagem em determinado aspecto); 
  • 3º parágrafo (Des. 2): Análise comparativa entre a região 1 e 2 (abordagem de um outro aspecto);
  • 4º parágrafo (Concl.): Expressão inicial + retomada do tema agora analisando em relação a localização espacial.  


Exemplo 2:

OS CONTRASTES REGIONAIS NO BRASIL II

Comenta-se com frequência a respeito do grande contraste que existe entre algumas das regiões geográficas do Brasil. Muitas delas, aparentemente, são diferentes, mas podem-se encontrar também muitas semelhanças entre elas, como a língua e parte da cultura.
Observando as condições climáticas, nota-se significativas diferenças. Por um lado, tem-se a Região Nordeste. Ela apresenta grandes extensões de terras áridas, enfrenta periodicamente o problema da seca, seguidas, às vezes, por inundações que assolam muitos pontos do seu território. Isso não se verifica na Região Sudeste, que, por sua vez, apresenta condições favoráveis à permanência e desenvolvimentos do homem na terra.
A análise dos aspectos socioeconômicos também coloca essas duas áreas em pontos extremos. Os habitantes da Região Nordeste vivem, em sua grande maioria, em situação de pobreza absoluta. A estrutura latifundiária, voltada principalmente para a monocultura, taça o perfil desta região essencialmente agrícola. Em contrapartida, é desnecessário lembrar que a Região Sudeste concentra os mais importantes polos comerciais e industriais do Brasil, construídos diariamente por seus habitantes, os quais desfrutam de um melhor padrão de vida.
Enfim, entende-se que existe um nítido contraste entre as duas áreas, apesar de fazerem parte da mesma nação. Este contraste manifesta-se em vários níveis. As condições climáticas, o padrão de vida desfrutado pelas populações e as características socioeconômicas colocam essas duas regiões em planos opostos. Entretanto, o sentimento de unidade nacional, o desejo de transformar essa realidade, poderá, em futuro próximo, desencadear soluções para levar o desenvolvimento às áreas menos favorecidas.


EXERCÍCIO DISSERTAÇÃO LOCALIZAÇÃO ESPACIAL

1 – Não raros são conhecidos, através dos meios de comunicação, o desejo de promover o diálogo Norte-Sul, para tentar buscar uma nova ordem nas relações econômicas entre os países desses dois hemisférios.

ÁREA A:


ÁREA B:



2 – Certa vez, foi dito que a Grande São Paulo é um país europeu cercado por vários países pobres.

ÁREA A:


ÁREA B:



3 – É sabido que as capitais são muito mais desenvolvidas do que as cidades do interior.

ÁREA A:


ÁREA B:



4 – Pode-se afirmar que, em razão da enorme diferença cultural, o planeta Terra divide-se em dois grandes blocos: o mundo Ocidental e o Oriental.

ÁREA A:



ÁREA B:



5 – Israel, predominantemente judeu, e a Palestina, muçulmana, duelam há anos incessantemente pelo domínio de terras no oriente médio.

ÁREA A:



ÁREA B: 



2 comentários:

  1. OTIMAS DICAS OBRIGADOOOOOOOOOO!

    ResponderExcluir
  2. gostei dessa publicação, tirou uma duvida que eu tinha com relação a essa questão de localização espacial. agradeço.

    ResponderExcluir