sexta-feira, 3 de maio de 2013

COMO ESTUDAR PARA O ENEM 2013


MAIO 1, 2013 POR 

Como estudar Redação para o Enem 2013
Enfim chegamos ao término da nossa série. E pra fechar com chave de ouro, falaremos de técnicas e dicas para você se dar bem na produção da redação do Enem.

Primeiramente, atenção nos limites! A redação, obrigatoriamente um texto dissertativo-argumentativo, deve ter no mínimo sete linhas e no máximo trinta.
Agora, vamos dar uma olhada nas competências que são avaliadas:
 
I- Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.

II- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
III- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
IV- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
V- Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Essas são as competências que serão avaliadas dos candidatos. Portanto, é bom tê-las em mente quando estiver elaborando seu texto.
Referente à quinta competência, um dos aspectos importantes a ser destacado é quanto à proposta de solução do problema abordado. Tal intervenção, além de não revelar uma posição ideológica comprometedora, deve ser factível, realizável. Ou seja, prender todos os criminosos NÃO é uma solução para acabar com a violência urbana!
 
Segue outras dicas que você deve se lembrar na hora da redação:

1 – Cuidado com palavrões, chavões e piadas.
2 – Capriche na caligrafia. Afinal, vale de tudo para tentar agradar os corretores.
3 – Atenção na ortografia e na gramática, pois você pode perder pontos valiosos com esses deslizes.
4 – Embora seu texto tenha os limites de 7 e 30 linhas, tente fazer em torno de 20. Com muito menos fica impossível defender suas ideias e com muito mais seu texto pode ficar cansativo e obrigar o corretor a lê-lo rapidamente, o que claramente não é interessante.

E para estudar (treinar)? Como proceder?

Primeiramente, escreva muito! Afinal, não se deixe enganar com a frase “quem lê bastante, escreve bem”. Isso não é necessariamente verdade. Quem lê muito, lê bem. Para escrever bem, tem que escrever muito. Uma redação por semana é o mínimo!
Outra dica interessante é acompanhar nossos artigos semanais escritos pela professora CAMILA DALLA POZZA PEREIRA. Todas as quintas ela fornece informações valiosas sobre como melhorar seu desempenho na produção de textos.
Estamos certos que, seguindo nossas sugestões, sua confiança na hora de produzir sua redação irá aumentar significativamente.
E Antes de indicar alguns espaços com mais dicas sobre produção de texto, aproveitamos para darmos como finalizada nossa série de publicações que destacou características e dicas de cada matéria dentro do Enem, agradecendo a todos os elogios recebidos.
Abaixo, uma lista de sites e blogs sobre redação que vale a pena você conhecer.

5 comentários:

  1. Olá, Gustavo!

    Vim conhecer seu blog também. Adoro contato com o pessoal da área.

    Um abraço.
    Lygia Maria
    www.paraescreverbem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,Gustavo!

    Sou Ana Rita,prof.ª da Rede Pública do Estado da Bahia e, atualmente integro o Núcleo Pedagógico da Rede Anísio Teixeira.Certamente conhece o nosso IAT e, o trabalho aqui desenvolvido.Quero convidá-lo para cessar a nossa Rede Social Espaço Aberto.Se você for funcionário da SEC,tiver matrícula,por favor, cadastre-se, venha fazer parte da nossa Rede Social e crie sua Comunidade.Ainda não foi feito o lançamento oficial da Rede,mas,estamos a todo vapor!O endereço é ambiente.educacao.ba.gov.br
    ,cadastre-se,e venha compartilha texto,dicas,etc..., que você tem e muito interessa a mim,e aos nossos professores e estudantes.

    Acessando a nossa rede,conheça a Comunidade Humanas/Sociais,criada por mim para a Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias.Estamos no início,mas você tem muito a colaborar.Fiz uma postagem para o blog da comunidade onde falo do ENEM/2013(Datas e Edital) e gostaria muito de indicar o seu blog para que professores/alunos possam se informar a respeito da redação e o que muda com o novo edital.

    A Rede Espaço Aberto está no Ambiente Educacional WEB e todos os Objetos educacionais,Sites Temáticos,Ambiente de Apoio são Licenças Livres.Pode usar.

    Gosto muito de escrever,deixo para você um trecho de um poema sobre o desconhecido/temido e necessário mundo digital.

    MUNDO DOMADO
    (Ana Rita Medrado)

    Universo vasto!
    Vislumbram-se escolhas,possibilidades.
    Ausência de aparato .Cabe indecisão.
    Mas, para todo o aparato é preciso tempo,espaço,calmaria.
    É preciso mudar.É preciso mudança.
    O novo aflige,ao tempo que desperta o curioso,o desconhecido.
    O desconhecido motiva,move, impulsiona.Aguça a busca.
    Atitude,enfrentamento, desvendar.Descobrir o norte.
    A aflição é o desapego do conhecido,é o espaço vazio,o tempo corrido que pode se perder,esgotar.
    É possível adentrar ao pensamento, refletir,criticar,certificar.
    O processo é de desengano,desapego.
    Descoberta, alcance do desconhecido.
    Que mundinho engraçado,pega de jeito,joga de lado,vira pelo avesso,desmantela, incita nova construção.(.....)


    Até breve,aguardo sua resposta

    Ana Rita.
    hanamedrado@hotmail.com




    ResponderExcluir
  3. Hey! Que tal estudarmos também pelo celular? Aqui tem alguns aplicativos que pode nos ajudar bastante em tirar boas notas no ENEM.

    http://dgravata.blogspot.com.br/2013/06/apps-para-estudo.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desaconselho o uso de aplicativos para estudar através de celulares. Muitos deles facilitam as ações de pessoas que pretendem ter acesso às informações contidas na memória do aparelho. Os blogs e sites são mais confiáveis, já que nestes você só precisa acessar a página onde se encontra o tema a ser lido ou estudado.

      Excluir
  4. Agradeço profundamente pela inclusão do meu blog na lista dos que "valem a pena conhecer". Sinto-me honrado por isto. Grande abraço

    Redafácil - "Dicas" Fáceis para Redação

    www.redafacil.blogspot.com

    ResponderExcluir