quinta-feira, 21 de junho de 2012

SAIBA MAIS SOBRE O ENEM


PARA QUE SERVE O ENEM?

Para as pessoas que não sabem para que serve o Novo Enem (reformulado a partir do ano de 2009), aqui vão algumas informações:

·        É válido como certificado do Ensino Médio (acima de 18 anos);

·        Para financiamento de universidades particulares (ProUni e FIES);

·        Como nota total de vestibulares das universidades e institutos de ensino;

·        Como nota parcial dos mesmos; ou

·        Teste de conhecimentos.

COMO SERÁ A REDAÇÃO E QUAL O SEU PESO?

A redação deverá ser feita em língua portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Quanto ao peso, as instituições que utilizam as notas do Enem como critério de seleção têm autonomia para definir o peso que darão a cada prova. Já para a seleção ao ProUni, a redação vale 50% da média geral.

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM

EIXOS COGNITIVOS
(Comuns a todas as áreas de conhecimento)

I - Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.

II - Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

III - Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.

IV - Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.

V - Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário