quinta-feira, 6 de setembro de 2012

REDAÇÃO X TRÊS FASES DA ESCRITA

"Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê" - Malba Tahan


Para escrever um texto bom, com um nível alto de acertos, em qualquer banca de concurso ou vestibular, é importante estar atento às três fases que implicam em uma boa escrita.
A primeira é a fase da leitura. Ler é acumulativo e, aqui para nós, nunca é pouco. Ler abre a mente, da informação, mostra caminhos, ou seja, descortina horizontes que o ser humano comum não pensaria sozinho. Ler é a base de todos os textos, pois são das leituras prévias e do conhecimento do mundo que nos fundamentamos para escrever nossas redações.
A segunda é a da escrita. A escrita tem regras específicas, difere-se da oralidade e, dependendo do texto, exige-se uma linguagem culta, correta, clara e objetiva. Escrever é uma arte, mas a prática – e somente a prática – desmistifica muita coisa. Para aprender, só escrevendo!
A terceira, e última fase, não menos importante que as anteriores, é a da reescrita, que vem a ser a correção do que se escreveu, seguida do “passar a limpo” o texto. Quando nós reescrevemos a nossa redação, depois de ela ter sido corrigida, evitamos os mesmos erros futuros, como os da ortografia, por exemplo, que é de memória visual.
Ler (para ter base e demonstrar conhecimento), escrever (para perder o medo e treinar) e reescrever (para evitar erros futuros e aprender a corrigir o próprio texto) são as únicas opções que restam para aqueles que um dia sonham em dominar esse bicho feroz, animal selvagem, que é a escrita humana!

Um comentário: