quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

FRASES-MODELO PARA O INÍCIO DA CONCLUSÃO



A conclusão deve ser sucinta, conter apenas 01 parágrafo e deve retomar a ideia principal, desenvolvida no texto, de forma convincente.
A conclusão deve conter a síntese de tudo o que foi apresentado no texto, e não somente em relação às ideias apresentadas no último parágrafo da CONCLUSÃO.
Não se devem acrescentar informações novas na conclusão, pois se ainda há informações a serem inclusas, o CONCLUSÃO ainda não terminou.

Maneiras de se fazer o parágrafo da conclusão:

 

Retomada da tese

A conclusão é a apresentação da visão geral do assunto tratado, portanto pode-se retomar o que foi apresentado na introdução e/ou na CONCLUSÃO, relembrando a redação como um todo. É uma espécie de fechamento em que se parece dizer de acordo com os exemplos/argumentos/tópicos que foram apresentados no DESENVOLVIMENTO, pode-se concluir que realmente a INTRODUÇÃO é verdadeira.

 

Perspectiva

Pode-se também apresentar possíveis soluções para os problemas expostos na CONCLUSÃO, buscando prováveis resultados (É preciso. É imprescindível. É necessário.), trabalhando com a conscientização geral. Por exemplo: É imprescindível que, diante dos argumentos expostos, todos se conscientizem de que...

 

Oração Coordenada Conclusiva

Pode-se ainda iniciar a conclusão com uma conjunção coordenativa conclusiva - logo, portanto, por isso, por conseguinte, então - apresentando, posteriormente, soluções para os problemas expostos na CONCLUSÃO.

 

Apresento, aqui, algumas frases que podem ajudar, para iniciar a conclusão. Não tomem estas frases como receita infalível. Antes de usá-las, analise bem o tema, planeje incansavelmente a CONCLUSÃO, use sua inteligência, para ter certeza daquilo que será incluso em sua dissertação.

Só depois disso, use estas frases:

Em virtude dos fatos mencionados ...
Por isso tudo ...
Levando-se em consideração esses aspectos ...
Dessa forma ...
Em vista dos argumentos apresentados ...
Dado o exposto ...
Tendo em vista os aspectos observados ...
Levando-se em conta o que foi observado ...
Em virtude do que foi mencionado ...
Por todos esses aspectos ...
Pela observação dos aspectos analisados ...
Portanto ... / logo ... / então ...

 

Após a frase inicial, pode- se continuar a conclusão com as seguintes frases:

 

... somos levados a acreditar que ...
... é-se levado a acreditar que ...
... entendemos que ...
... entende-se que ...
... concluímos que ...
... conclui-se que ...
... percebemos que ...
... percebe-se que ...
... resta aos homens ...
... é imprescindível que todos se conscientizem de que ...
... só nos resta esperar que ...
... é preciso que ...
... é necessário que ...
... faz-se necessário que ...


171 comentários:

  1. Adorei,me ajudou muito em uma redação sobre religião,sou fã do blog,obrigada,beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foda-se ninguem liga
      VALEU NECO!!!! È NOIS NECO

      Excluir
    2. Só lamento aí carinha, mas tem gente que liga sim, 1. quem está lendo o artigo, quer ter certeza se o seu conteúdo realmente pode ajudar; 2. a pessoa quem fez o artigo, quer um um feedback, quer reconhecimento.

      ps. ninguém liga para o q VC pensa.

      Excluir
    3. uuhuull... isso ai Treze.
      Oque importa é ajudar os que necessitam, em uma duvida ou outra bom é saber o correto a se fazer, oque escrever. E esse Blog ajuda sim! Claro, apenas para aqueles que procuram ser bons no futuro, não é para qualquer um mesmo.

      Excluir
    4. Ele não liga pq ele não quer saber de estudar..
      ao contrário de muitos que vieram atrás dessa informação.

      Excluir
    5. Muito obrigado!
      Me ajudou muito.

      Excluir
    6. Muito obrigada, estava muito precisando dessa ajuda.

      Excluir
    7. Nossa obrigada! Me ajudou muito. Tinha um trabalho para fazer e não sabia como começar, é difícil de pensar, sabe? Eu peguei os: Em virtude dos fatos mencionados... conclui-se que...

      Excluir
    8. Conteúdo incrível, me ajudou bastante. Obrigado!

      Excluir
    9. Muito obrigada!! Me ajudou muitooo!

      Excluir
    10. muito obrigado!!! continue assim, ajudando quem não sabe nem por onde começar!!

      Excluir
  2. Meu querido ,parabéns suas postagens são extremamente importantes , fiquei admirado
    gostaria de escrever assim ,mas preciso aprender muito ainda, nota dez para você e seu blog

    esse pedacinho de "chão virtual".


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considerando que eu estava perdida, essas postagens foram muito importante para o meu aprendizado. muito obrigada, adorei

      Excluir
    2. Parabéns adorei seu Blog, super ajuda quem esta perdido e precisando começar a escrever.

      Excluir
    3. Foi muito útil pra mim... Super sucinto o texto. Amei !

      Excluir
    4. Tambem gostei muito meu querido, parabens e abraços...

      Excluir
    5. Wilhia Machado. vá se lascar. parabéns ao pessoal deste blog.

      Excluir
  3. meu jovem, parabéns. isso ajuda qualquer perdido como eu.

    ResponderExcluir
  4. Graças a Deus. Estava em apuros, tenho certeza que suas explicações vão me ajudar..
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Adorei! Me ajudaram muito as suas explicações, obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, como me ajudou bastante. estava com duvidas bem dificeis mas com essas frases vi que nao era tão dificil assim. muito obrigado.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, seu texto me foi de muita ajuda! obrg...

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada, foi grande utilidade sua ajuda.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, pela riqueza de seus textos, me ajudaram muito, obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Sua explicação ajudou-me bastante. Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Sua explicação foi de suma importância, mim ajudou bastante. Obrigada! :)

    ResponderExcluir
  12. A explicação foi ótima, me ajudou bastante, quero deixar meu voto de parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Realmente muito bom... Grato Pela ajuda.

    ResponderExcluir
  14. nossa !!! me ajudou muito !!! muito obrigado !!!

    ResponderExcluir
  15. Cara , adorei tuas dicas, me ajudou muito no meu TCC, parabéns, tu és show.

    ResponderExcluir
  16. me ajudou muito, parabens esta tudo perfeito, e obrigado :)

    ResponderExcluir
  17. Muito obrigada professor. Estava procurando palavras para iniciar a conclusão de meu trabalho. Achei!!!! Muitas e ótimas frases!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo maravilhoso trabalho! Não imagina o quanto me ajudou, só tenho a te agradecer, e que Deus o abençoe!

      Excluir
  18. Obrigada professor! aqui encontrei muitas frases para escolher como iniciar minha conclusão.
    Muita Paz!!!!

    ResponderExcluir
  19. obrigado pela essa ajuda ajudou muito parabéns ............!

    ResponderExcluir
  20. MUITO BOM ISSO CONSEGUI CRIAR UMA DISSERTAÇÃO E TIREI 10 !!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Muito bom seu blog, me ajudou bastante, continue assim passando seu conhecimento para ajudar as pessoas...

    ResponderExcluir
  22. ééééééééééééé mais ou menos kkkkk

    ResponderExcluir
  23. Alguns parágrafos estão muito confusos.
    Como afirmar que uma conclusão deve ter apenas 1 parágrafo?
    Já li opiniões diferentes da sua.
    Seu texto não me convenceu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ramila, escrever um texto compara-se a uma partida de futebol, aproximadamente 16 câmeras fazem a cobertura, cada uma está posicionada em local distinto, porém há ângulos que uma pega e outra não, o fato de uma não mostrar o mesmo ângulo que a outra não quer dizer que ela não estava filmando o mesmo jogo! São simplesmente visões diferentes de uma mesma partida. O texto do professor está muito bom! Ele ainda ressalva: "isso aqui não é receita infalível", as opiniões diferentes servem para somar e não para divergir!!

      Excluir
  24. Que bom, fico feliz por isso! A divergência é sempre bem-vinda! Mas não esqueça de que você tem apenas 30 linhas em vestibulares, concursos e Enem. Se vc quiser fazer sua conclusão em dois ou três parágrafos, fique à vontade...
    Abraços,

    ResponderExcluir
  25. Obrigada pude auxiliar minha filha...parabéns!!

    ResponderExcluir
  26. De muita utilidade todas as dicas...mim ajudou muito.

    ResponderExcluir
  27. De grande valia para documentação...obrigada!

    ResponderExcluir
  28. obrigado pela ajuda.Deus abençoe..

    ResponderExcluir
  29. Parabéns para o responsável pela matéria , muito bom !
    Faço questão de comentar , só pelo serviço que esta prestando a vários .

    ResponderExcluir
  30. Parabéns muito produtivo esse trabalho.

    ResponderExcluir
  31. cara muito obrigado, antes quem fazia as minhas conclusão era minha mãe.Mais depois de eu ler essas explicações , quem fara minhas conclusões sera eu.

    ResponderExcluir
  32. Realmente muito boa sua explicação me esclareceu bastante....

    ResponderExcluir
  33. Fico grata pelas dicas, parabéns....

    ResponderExcluir
  34. Claudete Santos
    Excelentes dicas !!! Me ajudou muito !!!

    ResponderExcluir
  35. Maria Eduarda
    Excelentes dicas !!! Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  36. A conclusão, não deveria adotar a 3 pessoa doplural e singular?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, João. Pode ser na terceira do plural também! O Enem permite em primeira pessoa do plural... Enfim, depende da banca e do concurso!

      Excluir
    2. joão vai aprender a escrever !!! hahaha

      Excluir
  37. muito,mas muito obriga ,vcs que criaram o sait sao nota 10

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sait
      sait
      sait
      sait
      sait
      sait
      sait
      sait
      sait
      sait
      sait
      sait
      sait
      sait
      sait
      sait
      sait
      sait
      sait
      sait

      Excluir
    2. Muito bom, foi de grande valia. Obrigada

      Excluir
  38. Obrigada esta postagem foi muito util

    ResponderExcluir
  39. Muito bom seu blog, obrigada por sua partilha.

    ResponderExcluir
  40. muuuuuiiiiiiito obrigada :) estava perdidinha mais vc me ajudou para fazer a minha conclusão das olimpiadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK CONCLUSÃO? HUEHEUHEUHEUEHUEHEU

      Excluir
  41. Obrigado sua postagem me ajudou muito

    ResponderExcluir
  42. Sua postagem me ajudou bastante cara!! Obrigado!!

    ResponderExcluir
  43. Não poderia deixar de agradecê-lo pela postagem que foi de muita valia para meus estudos.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  44. Parabéns! é incrível a objetividade da informação, me ajudou muito!!! Obrigada.

    ResponderExcluir
  45. ufffffffff, pensa num negócio bom, me ajudou muito, obrigada por postar
    Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  46. me ajudou um pouco mas ta otimo parabems

    ResponderExcluir
  47. Obrigado Prof. Gustavo, me ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  48. Estou no meio de trab. e precisa ser modelo a um artigo científico, estou meio perdida mas ao encontrar essa pagina já clareou muito minhas mente para as conclusões dos textos. Adorei muito obrigada.

    ResponderExcluir
  49. Obrigada, Professor Gustavo!

    Estava buscando frases de impacto para concluir o meu TCC e seu blog foi muito útil!

    Já adicionei aos meus favoritos!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  50. Obrigado !!! Ajudou muito, de verdade.

    ResponderExcluir
  51. amei... me ajudou a desenvolver minha conclusão.

    ResponderExcluir
  52. Obrigado me ajudou bastante no meu relatório

    ResponderExcluir
  53. Jamais usem o verbo CONCLUIR em uma conclusão, é redundante. Os avaliadores sabem que é a conclusão.

    ResponderExcluir
  54. Gustavo, gostei de mais do seu blog cara!!! Sou professor de Língua Portuguesa e avalio sua postagem como muito interessante e contribuitiva. O processo é esse mesmo, nada de complicações, orientações simples, mas que possuem efeito incidente. Boa parte das pessoas acham que precisam fazer mirabolagem, escrever palavras "difíceis" para tornar a redação interessante, e sabemos que não é nada disso. Parabéns pelo o seu trabalho!!!

    ResponderExcluir
  55. Muito útil ,vai ajudar bastante nos trabalhos que estão por vir.Belo trabalho e blog !

    ResponderExcluir
  56. Obrigada professor!! Ajudou demaisss!! Parabéns pelo trabalho!!

    ResponderExcluir
  57. ajudou bastante .... precisava começar a escrever minha conclusão, e agora tenho de onde começar Vlw ✌

    ResponderExcluir
  58. obrigada vou sempre utilizar esse post para a criação dos meus textos conclusivos

    ResponderExcluir
  59. Maravilha, quem acha que não foi bom fica calado, afinal de contas foi muito útil para mim. Críticas só é bem vinda quando vai se somar, do contrário cale-se. Gostei continue assim: ajudado abraços!!!!

    ResponderExcluir
  60. Bem legal. Para quem tem o desafio de escrever toda ajuda é válida.

    ResponderExcluir
  61. Aqui deixo meu muuuuuito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  62. Me ajudou bastante! Em minha conclusão sobre cotas nas universidades,estão de parabéns!Muuuito boom mesmo!!

    ResponderExcluir
  63. foi ótima e proveitosa a ajuda é bem o que precisava

    ResponderExcluir
  64. Eu realmente precisava de uma dica... a parte mais complicada de um projeto de pesquisa para mim, é a conclusao.... m ajudou bastante a iniciar a frase... obrigada!!!!! :)

    ResponderExcluir
  65. Muito obrigada pelas dicas, ajudou e MT, bjs

    ResponderExcluir
  66. Add nos favoritos.
    Muito bom me ajudou na conclusão do trabalho da faculdade.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  67. Ajudou muito as suas dicas.....
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  68. Muitas frases que já foram ditas que não se ode usar na redação!

    ResponderExcluir
  69. Valeu mesmo. Me ajudou bastante na construção do meu texto. Obrigada.

    ResponderExcluir
  70. Estou lendo pela primeira vez este blog e deparei-me com uma riqueza de aprendizados de nossa lingua...amo a lingua portuguesa...Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  71. Ótimo, me ajudou bastante, obrigado!

    ResponderExcluir
  72. Obrigada! Me ajudou muito num trabalho de Teoria Comportamental.

    ResponderExcluir
  73. Excelente. Parabéns pelas informações.

    ResponderExcluir
  74. obrigado pelas palavras me ajudou muito

    ResponderExcluir
  75. nossa me ajudou muito mesmo!!! obrigado

    ResponderExcluir
  76. Portanto,(concluímos que) ... erro grave cuidado

    ResponderExcluir
  77. gostei do texto e muito me ajudou, visitarei seu blog mais vezes... obrigado

    ResponderExcluir
  78. Uma valiosa contribuição para que eu pudesse finalizar meu primeiro trabalho acadêmico.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  79. Me ajudou demais, tem hora que a gente sabe o que precisa para concluir o trabalho ou texto, mas as palavras somem.
    Muito obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
  80. Muito obrigada!! Mim ajudou muito

    ResponderExcluir
  81. Ameeeei o conteúdo muito obrigado ajudou bastanteee

    ResponderExcluir