domingo, 4 de novembro de 2012

DEZ ERROS QUE PODEM FAZER O ALUNO IR MAL OU SER ELIMINADO NO ENEM


01/11/2012 06h00 - Atualizado em 02/11/2012 15h07

Veja 10 erros que podem fazer o aluno ir mal ou ser eliminado do Enem
Pular o almoço e não visitar o local de prova antes podem custar caro.
É permitido apenas o uso de caneta transparente de tinta preta.

Ana Carolina Moreno
Do G1, em São Paulo

No Enem de 2011, este candidato chegou em cima da hora e quase perdeu a prova (Foto: Nelson Antoine/FotoArena/AE)

Ir para a balada na véspera e perder a hora da sair de casa para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Achar que em uma hora dá para chegar tranquilo para o exame e dar de cara com o portão fechado. Comer demais. Comer de menos. Esquecer os documentos. De nada adianta estudar o ano inteiro se na hora do Enem você cometer estes e outros erros.

Thiago Nascimento perdeu a hora do Enem nas
edições de 2009 e 2010 (Foto: Arquivo pessoal)
        Pode parecer bobeira, mas programar o despertador para o horário certo, e garantir que você não voltará a pegar no sono de manhã podem ser cruciais para chegar a tempo no local de provas. Thiago Nascimento, de 21 anos, sabe bem como é a sensação. Na edição de 2009 do Enem, o morador de São Paulo foi a uma festa em Santos na sexta-feira, véspera da primeira prova. "Naquela época estava mais ou menos morando sozinho, porque no final do ano meus pais se mudam para a praia. Voltei da festa, dormi e perdi o horário", conta ele, que programou o despertador, mas só acordou às 14h.
"No domingo pensei em ir para a prova, mas falei 'para quê, já perdi o primeiro dia mesmo'", relembra. Thiago afirma que hoje vê a situação com outros olhos. "Eu era muito moleque, tinha acabado de fazer 18 anos. Nessa fase eu estava meio que nem aí para a vida, eu não levei muito a sério. Se tivesse levado a sério, com certeza teria feito a prova", diz.
No ano seguinte, Thiago tentou novamente fazer o Enem, mas acabou chegando 15 minutos atrasado ao local de prova. "Foi o caos, todos os lugares estavam congestionados. Eu saí umas 11h de casa e não consegui chegar ali do lado", contou o jovem, que vive em Santana, na Zona Norte de São Paulo, e foi alocado pelo Inep para fazer o Enem em uma faculdade na Vila Guilherme, a poucos quilômetros do local. O jovem acabou desistindo do Enem e chegou a cursar Universidade Presbiteriana Mackenzie, mas hoje trabalha com importação e ainda não sabe se voltará para a faculdade.

O G1 listou dez bobeiras que os 5,7 milhões de candidatos inscritos para as provas devem evitar fazer para não jogar o Enem 2012 pelo ralo.

1- CHEGAR ATRASADO
As provas serão neste sábado (3) e domingo (4), a partir das 13h no horário oficial de Brasília. Nos estados que não adotam o horário de verão, a prova vai começar às 12h ou às 11h (horário local). Veja a lista na tabela abaixo:


Não existem exceções para a reabertura dos portões. O candidato que chegar após o fechamento não poderá fazer a prova e ficará com nota zero.
No sábado, a prova terá 4h30 para o candidato resolver 90 questões de ciências humanas e ciências da natureza. No domingo, o candidato terá 5h30 para mais 90 questões de matemática, linguagens e códigos, e mais uma redação.

2- ESTUDAR ATÉ O ÚLTIMO MINUTO
A dois dias do Enem, não adianta mais tentar aprender o que não deu tempo até agora. É possível, porém, dedicar algumas horas para a leitura de jornais e revistas sobre temas que estiveram na mídia durante o último ano, aproveitando que o Enem traz muitas questões com assuntos da atualidade. Mas, como as provas foram preparadas há meses, notícias mais recentes como, por exemplo, o resultado das eleições municipais, não serão abordadas.

O professor Renato Pellizzari (Foto: Reprodução)
     Fazer as provas de anos anteriores no formato de simulados também é pouco produtivo e cansativo. É importante relaxar e procurar reter o conhecimento já estudado durante os últimos meses, além de preparar os nervos para enfrentar a maratona.
Em entrevista à GloboNews, o professor de história Renato Pellizzari explica por quê não basta apenas aprender o conteúdo: "Um bom aluno nervoso faz uma prova ruim, um aluno mediano calmo faz uma excelente prova e às vezes tem uma nota melhor que um aluno mais preparado", diz.

3- DORMIR TARDE E PERDER A HORA
Um corpo descansado é fundamental para que o cérebro consiga resolver uma prova tão longa. Por isso, dormir tarde na véspera, principalmente depois de beber álcool, pode sair caro no dia do Enem. Segundo a nutricionista Priscila Rosa, da Equilibrium Consultoria, o álcool ingerido em bebidas leva em média três dias para deixar a corrente sanguínea.
Um de seus piores efeitos é provocar a desidratação do corpo, o que afeta diretamente o funcionamento do cérebro e o rendimento na prova. Beber em excesso pode provocar dor de cabeça e indisposição.

4- CONFIAR DEMAIS NO TRÂNSITO
Como cada local de provas recebe centenas e às vezes milhares de candidatos, o trânsito ao redor do local, mesmo no fim de semana, será movimentado. Além disso, ônibus, trens e metrô circulam com menos frequência e, por isso, vale a pena antecipar o pior cenário para garantir a chegada a tempo.
A orientação do MEC é "conhecer previamente o trajeto até o local do exame". Para checar onde você vai fazer a prova, acesse o site do Enem 2012 (é necessário inserir o CPF e a senha de inscrição). Os candidatos podem chegar ao local de provas até as 13h (de Brasília). "No entanto, recomenda-se chegar com uma hora de antecedência para evitar atrasos e contratempos", afirmou o MEC, em nota oficial.

5- COMER DEMAIS (OU DE MENOS) ANTES DA PROVA
A nutricionista Priscila Rosa explica que o sistema nervoso necessita de nutrientes para funcionar melhor e, por isso, entrar na sala de provas sem comer é um erro que pode custar caro na hora de conferir a nota final. Como o Enem tem início às 13h de Brasília (12h, nos estados que não têm horário de verão), o ideal é optar por uma de duas alternativas: um café-da-manhã tardio e reforçado ou um almoço leve.
Na primeira opção, ela recomenda suco natural, iogurte leve e pão integral com fatias de frios light. Na segunda, carne branca (peixe ou frango) cozidos ou grelhados (evitar empanados, fritos e milanesas) misturados com legumes coloridos cozidos e carboidratos de lenta absorção, como arroz e massa integral.
Nos dois casos, o candidato deve levar um lanche para consumir durante as provas, que têm mais de quatro horas de duração. Priscila recomenda iogurte em garrafinha, sucos com extrato de soja em caixinha, biscoito integral salgado ou doce, frutas desidratadas, chocolate em dose pequena (30g) e, principalmente, água para maner o corpo e o cérebro hidratados. "O ideal seria tomar pelo menos dois copos antes da prova e durante ficar com uma garrafinha e ir bebendo no decorrer do tempo", diz.
Os grandes inimigos no fim de semana são, no almoço, massas recheadas e com molhos pesados, como canelones, lasanhas e molhos com carne, e feijoada. No lanche, salgadinhos, batatas fritas, refrigerante e barras de chocolate são alguns dos alimentos que acabam pesando no estômago ou causando desconforto e letargia.

6- ESQUECER O DOCUMENTO
De nada adianta dormir cedo, levantar no horário, sair de casa com antecedência e carregar consigo um lanche leve para comer durante a prova se você esquecer o RG em casa. Além da identidade, serão aceitos apenas documentos originais de identidade emitidos por órgãos oficiais que contenham foto (por exemplo, a habilitação de motorista e a carteira de trabalho).
Sua carteirinha de estudante e o crachá do seu trabalho não são permitidos. Se você perdeu ou teve o RG roubado, pode apresentar um boletim de ocorrência com menos de 90 dias e preencher um formulário especial disponível no local de provas.

Na mesa, apenas RG e caneta esfeográfica preta
(Foto: Reprodução Globo News)
7- LEVAR LÁPIS, CANETA AZUL, RELÓGIO E ELETRÔNICOS
O edital do Enem é claro sobre os objetos permitidos: a folha de respostas só pode ser preenchida com caneta esferográfica de tinta preta e material transparente. Canetas de outras cores e lápis não são aceitos nem em cima da mesa ou para a elaboração do rascunho da redação.
Bonés, chapéus, gorros, óculos escutos, livros, manuais e anotações de qualquer tipo estão proibidos, além de dispositivos eletrônicos como telefones, relógios (mesmo os analógicos), calculadoras, agendas eletrônicas, tocadores de arquivos de áudio como mp3, alarmes, tablets ou qualquer transmissor ou receptor de dados e mensagens também estão proibidos. Quem tiver algum desses objetos deverá guardá-lo em um saco plástico transparente entregue pelos fiscais. Todos os aparelhos eletrônicos devem estar desligados para não atrapalharem o andamento da prova.
Os fiscais contratados pelo MEC são os responsáveis pelo cumprimento do edital do Enem. Ignorar suas orientações pode acarretar até na eliminação do candidato. Na edição de 2011 do Enem, o MEC afirmou que 11 candidatos foram desclassificados do exame por usarem o Twitter através do celular durante a prova.

8- PERDER TEMPO DURANTE A PROVA
A prova do sábado (3) tem quatro horas e meia de duração. A de domingo, cinco horas e meia. Pode parecer muito, mas a média a ser gasta por questão é de menos de três minutos, para que sobre tempo para passar as respostas para o cartão-resposta. A redação não deve levar mais que uma hora entre o rascunho e a versão final.
Não existe regra fixa para aproveitar o tempo, mas responder as questões mais fáceis e deixar as difíceis para o fim é uma estratégia que pode garantir uma boa pontuação. "Se o nível de dificuldade da questão é muito alto, pula aquela questão, sinaliza bem para não errar na hora de passar para o cartão, ou chuta logo. O que não pode é chutar uma questão fácil", afirmou o professor Renato Pellizzari, em entrevista à GloboNews.
Ele explica que chutar a resposta de questões fáceis porque não há mais tempo pode acarretar em uma penalização maior, já que o peso de acertos e erros do Enem é baseado na Teoria de Resposta ao Item (TRI) e varia de acordo com o nível de dificuldade de cada questão.

Trecho de uma redação que tirou nota mil no
Enem 2011, segundo o MEC (Foto: Reprodução)
9- FUGIR DO TEMA DA REDAÇÃO
Na prova de redação, o candidato pode ter nota zero se fugir do tema proposto na prova de redação, entregar a folha em branco ou escrever sete linhas ou menos, copiar textos trazidos na prova para subsidiar o tema, usar palavrões ou desenhos e desrespeitar os direitos humanos.
Para receber uma boa pontuação nesta prova, é importante demonstrar conhecimento de competências exigidas no edital, como domínio da norma culta, saber selecionar e relacionar informações, conhecimento de técnicas de construção de argumentos e elaborar uma proposta de intervenção. Veja mais dicas para se dar bem na redação.

10- PREENCHER O CARTÃO-RESPOSTA COM ERRO
O cartão-resposta do Enem é a folha em que o candidato deve indicar, com caneta preta, a resposta das questões de múltipla escolha --são 90 questões no sábado e 90 no domingo. De acordo com o edital publicado pelo Inep, todos os candidatos devem anotar, no espaço reservado no cartão-resposta, a cor de seu caderno de questões e a frase anotada na capa do caderno. Também é necessário assinar o cartão de cada dia de prova, além da fora da redação, a lista de presença, a folha do rascunho e os demais documentos entregues pelos fiscais.
Uma linha pulada pode significar pontos perdidos em todo o resto da prova. Por isso, para evitar confusões, faça, no caderno de questões, marcas de identificação claras nas perguntas que você não soube responder.

3 comentários:

  1. esqueci de colocar a cor do meu caderno na folha de resposta fui eliminada?

    oque posso fazer?

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não poderá fazer nada... Eles corrigem de acordo com a cor que vc justifica. Como vão saber q cor foi? Só ano que vem agora... Boa sorte!

    ResponderExcluir