terça-feira, 7 de agosto de 2012

REDAÇÃO X USO DO EU

Se tiver que usar a 1ª pessoa, use sempre o nós!


Muito se tem dito sobre o uso da primeira pessoa (eu, nós) em textos de caráter dissertativo, mas não custa relembrar.
O texto dissertativo tem caráter persuasivo, de debate sobre um tema proposto. A intenção dele é o de convencer aquele que o lê. Dessa forma, quanto mais distante se fizer, melhor. Os argumentos devem vir isentos, sem posição pessoal, sem se incluir no texto, além de ser uma redação de interlocução universal, não se escreve para alguém especificamente.
Mesmo assim, algumas bancas avaliadoras permitem o uso da primeira pessoa, mas somente do plural (nós, nosso(a), nos, etc.), pois generaliza o pensamento e tira a pessoalidade do texto.
Porém, um dos erros crassos é contar fatos de sua vida particular. Dissertar é analisar um assunto, emitindo opiniões gerais. Deve ser feito com total objetividade. Essa visão imparcial se perde quando o autor confunde a problemática que está analisando com os problemas particulares que possa ter.
Note o que pode acontecer:

“Todos nós, apreensivos, observamos que o mundo moderno caminha para o caos. Vemos que a confusão, o desentendimento entre habitantes metropolitanos, os conflitos entre as nações e a ameaça de uma guerra terrorista podem perfeitamente levar o homem à sua própria destruição. Eu vejo por mim mesma. Mal tenho tempo de dormir.Levanto de madrugada para pegar aqueles ônibus superlotados. Trabalho o dia inteiro e quase não tenho tempo de estudar as matérias para as provas do meu colégio noturno. Além de tudo isso, meu patrão não me autoriza a ir ao médico, quando necessito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário