domingo, 9 de setembro de 2012

DICAS DE ESTUDO - ESTILOS DE APRENDIZAGEM


DESCOBRINDO SEU CANAL PREFERIDO

Você agora vai saber se é mais VISUAL, AUDITIVO ou CINESTÉSICO e em que proporção isso ocorre. Responda às questões:

1. Eu gostaria mais de fazer esse exercício:
[a] por escrito            [b] oralmente                          [c] realizando tarefas
2. Eu gosto mais de ganhar um presente:
[a] bonito                   [b] sonoro                               [c] útil
3. Eu tenho mais facilidade de recordar nas pessoas:
[a] a fisionomia         [b] o nome                              [c] as atitudes
4. Eu aprendo mais facilmente:
[a] lendo                    [b] escutando                         [c] fazendo
5. Atividades que mais me agradam:
[a] fotografia/pintura  [b] música/oratória                [c] escultura/dança
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
6. Na maioria das vezes, eu prefiro:
[a] observar              [b] escutar                              [c] fazer
7. Ao recordar de momentos felizes, me vêem à mente:
[a] as cenas              [b] os sons                             [c] as sensações
8. Nas férias, eu gosto mais de:
[a] visitar lugares bonitos  [b] repousar em lugares silenciosos [c] participar de atividades
9. Eu valorizo nas pessoas principalmente:
[a] a aparência         [b] o que elas dizem              [c] o que elas fazem
10. Eu percebo que alguém gosta de mim:
[a] pelo jeito de me olhar   [b] pelo jeito que fala comigo   [c] pelas atitudes que manifesta
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
11. Meu carro preferido tem que ser principalmente:
[a] novo/bonito  [b] silencioso, para poder conversar e ouvir música  [c] espaçoso/bem equipado
12. Quando vou comprar alguma coisa, eu procuro:
[a] olhar bem o produto   [b] ouvir o vendedor                   [c] experimentar
13. Eu tomo decisões baseado no que:
[a] vejo              [b] escuto                                      [c] sinto
14. O que em excesso mais me incomoda é:
[a] ajuntamento   [b] luminosidade                        [c] barulho
15. Característica que mais me agrada:
[a] colorido          [b] afinado                                  [c] saboroso
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
16. Num espetáculo, eu valorizo mais:
[a] a iluminação  [b] eloqüência                           [c] gesticulação
17. Enquanto espero uma pessoa, eu procuro:
[a] observar o ambiente/ler alguma coisa [b] ouvir música/escutar conversas [c] andar/mexer com as mãos
18. Eu me entusiasmo mais quando os outros:
[a] mostram        [b] falam                                   [c] fazem
19. Ao consolar alguém, eu procuro:
[a] mostrar um caminho  [b] levar palavra de conforto   [c] oferecer dinheiro
20. O que mais me dá prazer é:
[a] visitar uma exposição [b] assistir a um espetáculo musical  [c] brincar num parque de diversões
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
TOTAL DE VEZES: 

LETRA “A” _______ + LETRA “B” _______ + LETRA “C” _______ = 20.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Agora transcreva quantas vezes você indicou cada letra do teste realizado e multiplique cada total por cinco. Aí você terá seu percentual de preferências.

TOTAL DE VEZES  “A”:  __________  x  5  = ________ %  (VISUAL)
TOTAL DE VEZES  “B”:  __________  x  5  = ________ %  (AUDITIVO)
TOTAL DE VEZES  “C”:  __________  x  5  = ________ %  (CINESTÉSICO)

TOTAIS P/ CONFERÊNCIA:   20                         100%

ESTILOS DE APRENDIZAGEM

Os estilos de aprendizagem utilizam 03 formas de percepção de informações e são elas:

- Visual: faz uso da visão como meio de obter e reter as informações;
- Auditivo: vale-se da audição para absorver informações e;
- Cinestésico: aproveita-se dos sentidos relacionados ao movimento para guardar informações.

Cada indivíduo, em regra, tem predominância em um destes (predominância, e não totalidade). Conhecer-se para saber qual o estilo predominante auxiliará e muito nos estudos, inclusive de concursos públicos.
E como saber qual é o seu estilo?



Agora, possivelmente a identificação do estilo utilizado em maior grau já ocorreu. Mas há também outros meios complementares de reconhecimento, seja através de questionários específicos, grupos de palavras repetidamente ditas, etc. Um exemplo seria nas pessoas que falam: Tá vendo?, Isto é cristalino em minha mente, etc. Mas a intenção não é discorrer sobre a teoria, então vamos adiante.
Agora, relatamos dicas de estudo, inclusive as que utilizo, e espero que os auxilie:

Para os visuais:
- Procure recursos visuais sobre as matérias estudadas (exemplo: vídeo-aulas);
- Tente fazer resumos usando anotações, tabelas, esquemas, desenhos, fluxogramas, gráficos e outros recursos parecidos;
- Utilize-se das dicas anteriores, colocando-as nos mais diversos lugares (porta do quarto, armário do seu computador, etc.), para que, sempre que passar pelo lugar, possa dar mais uma olhada;
- Visualize os gestos do professor, o modo como ele ensina (na hora de lembrar sobre determinado assunto, você poderá visualizar o modo como foi passada a informação);
- Tente construir imagens mentais sobre o que estiver estudando;
- Dê importância às leituras, principalmente às que contêm esquemas e resumos gráficos.

Para os auditivos:
- Procure gravar as aulas, palestras, seminários;
- Escute as gravações periodicamente;
- Faça resumos e grave-os para que você possa escutar o que escreveu;
- Procure escutar as gravações, logo assim que acordar ou antes de dormir (é uma técnica que funciona, pois a mente está desobstruída de problemas ou já está se preparando para o sono);
- Escute mais as aulas e tente escrever pouco para ter mais atenção, usando a dica geral, preferencialmente;
- Leia os textos em voz alta;
- Fique atento a tudo o que é falado em aula;
- Converse com os amigos sobre os conteúdos.

Para os cinestésicos:
- Procure professores que ministrem aulas dinamicamente, com alternações de voz, que façam movimentos com os braços, andam para lá e para cá, escrevem no quadro, enfim, tudo o que tenha relação com movimento, alternância;
- Procure estudar lendo em voz alta e caminhando pelo local de estudo;
- Faça experiências práticas sobre o assunto, pesquisas, exercícios, atividades em laboratório (exemplo seria para a matéria de Informática);
- Procure estudar mudando de posição de vez em quando;
- Escreva, fale, leia e faça gestos que achar que representem melhor as informações estudadas.

As dicas acima são válidas independentemente do estilo predominante, já que o ideal é que saibamos utilizar os 03 de maneira equilibrada (e isso é possível, basta treinarmos, e muito, até que as 03 formas de percepção estejam bem apuradas, lapidadas). Não as utilizamos equilibradamente por força de variáveis ambientais que nos moldam, que fazem-nos adaptar às situações do dia-a-dia.
Finalizando, uma dica especial para todos (parece óbvio, mas muitos não a realizam):
Procure ler a matéria com antecedência! Isso os ajudará a manter os canais (meios de percepção) sempre atentos e disponíveis para melhor absorção dos conhecimentos. Por exemplo, o auditivo deve estudar a matéria com antecedência para que, na hora da aula, fique disponível para escutar tudo o que o professor passa, sem se preocupar muito com anotações. Além disso, será o segundo contato com a matéria, em vez de ser o primeiro.
Bom proveito com as dicas.

Jorge Silveira

Toda vitória só será completa quando é realizada uma grande contribuição”. Extraído do filme Clube do Imperador.

103 comentários:

  1. Sou cinestésica e sofro muito quando tem algum concurso. Passo semanas e meses estudando e chega na hora fico nervosa. O que faço? Sei que estou preparadíssima, mas a ansiedade de lembrar tudo que estudei se transforma em derrota. Qual conselho você pode dar?
    E sempre fui uma ótima estudante. Já fiz muitos concursos estaduais e nada!
    envia mensagem para o blog ednarslima.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito de fazer o teste, pois descobri que sou cinestésica, o que eu ja imaginava, pois sou muito dinâmica, não consigo ficar parada num lugar só. Gosto de manipular, pegar, fazer experiências. Para mim existe a necessidade do contato físico. Em segundo lugar sou um pouco auditiva, em menor proporção . Muito interessante este tipo de teste que foi aplicado, pois através dele podemos identificar a melhor maneira de adquirirmos conhecimento e consequentemente, mais facilmente atingirmos a aprendizagem.

      Excluir
    2. Descobri que sou 60% visual e 40% auditiva, realmente bateu com meu jeitos de ser: gosto muito das cores, formas e movimento e através delas consigo memorizar melhor os conteúdos aprendidos, consigo até mesmo lembrar da página e do parágrafo aonde estava o assunto quando quero expressá-lo em uma justificativa.

      Excluir
    3. Descobri que sou 40% visual e 30% auditiva e cinestésica. Achei que deu bem equilibrado, mas não podia ter dado outra coisa meu visual é bem aguçado.

      Excluir
    4. Adorei fazer o teste e descobri que sou cinestésica, pois ministro aulas dinamicamente, com alternações de voz, faço movimentos com os braços, andam pela sala enquanto ministro as aulas na sala de aula, mas também sou visual, pois adoro trabalhar com as tecnologias, com o computador e desenvolver meu trabalho por meio de software interessantes com recursos apropriados para a aprendizagem

      Excluir
    5. Muito legal. Só confirmei que meu estilo é visual. Gosto de marcar com diferentes cores de giz os assuntos no quadro. Uso marca texto nas minhas leituras para identificar assuntos importantes. Preciso de cores e formas.

      Excluir
    6. Olá... sou visual... gosto de ver e acompanhar o desenvolvimento das atividades, tenho muita dificuldade de concentração quando tenho que assistir palestras de palestrantes que ficam sentados muito quietos.

      Excluir
    7. Sou bastante equilibrada, acredito que seja por isso que elaboro atividades diferenciadas: orais, auditivas e práticas com meus alunos de História. 40% visual, 20% auditiva e 40% cinestésica.

      Excluir
    8. Foi bem interessante fazer o teste descobri que que sou visual e cinestésica 40% em ambos! Portanto o meu aprendizado é eficiente quando vejo e realizo as atividades.

      Excluir
    9. Eu já havia feito esse teste, fiz novamente e percebi que sou mais cinestésica.Prefiro fazer as atividades, do que ficar observando, fazendo ou executando tarefas, gosto de me guiar pelas próprias experiências.

      Excluir
    10. eu sou visual, gosto de trabalhar com imagens e esquemas para poder aprender.

      Excluir
    11. sou do estilo visual e auditivo preciso ouvir e ver o que estou estudando, para aprender

      Excluir
    12. Sou cinestésica com 55%.Gostei de fazer esse teste! Pois é isso mesmo as vezes isso me atrapalha!Porque tenho muita dificuldade de ler em voz baixa!

      Excluir
  2. Meu estilo é o visual.
    Gosto de observar, de ler, de prestar atenção em tudo que está ao meu redor e no modo como as pessoas agem e reagem em qualquer situação.

    ResponderExcluir
  3. Descobri que meu estilo é cinestésico, e que realmente preciso ler em voz alta para gravar, escrever o pensamento do momento e me gesticular. Muito interessante esse teste.

    ResponderExcluir
  4. sou cinestésica visual e percebi que as dicas de aprendizagem são exatamente as que eu sempre usei pra poder me orientar nos estudos, principalmente na questão de fazer imagens visuais para lembrar de algo.

    ResponderExcluir
  5. Descobri que o meu estilo é auditivo porque sempre gostei muito de ouvir para aprender. Sempre que estudo gosto dos cursos em que tenham palestrantes e assim aprendo muito mais.

    ResponderExcluir
  6. Adorei e só confirmei que meu estilo é o cinestésico. Talvez este tenha influencia na escolha de minha profissão "Prof de Ed. Física, nesta área tudo tem relação ao/p o movimento. Gosto muito do visual pois me identifico muito e percebo que é mais fácil reter e gravar informações quando as vejo, seja foto, figura, gráficos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra também sou cinestésico e curti muito fazer este teste

      Excluir
    2. Aprendi que meu estilo de aprendizagem é cinestésica, os movimentos muito me fascinam. Eu sabia que era cinestésica, só não sabia o quanto isso predominava em mim.

      Excluir
    3. Muito bacana mesmo. Também sou professora de Educação Física e meu estilo é Cinestésico. Combinou muito com minha personalidade.

      Excluir
  7. Descobri que meu estilo de aprendizagem é cinestésico. Muito interessante este teste

    ResponderExcluir
  8. sou cinestésico e preciso muito ter em minhas mãos, qualquer coisa que eu faça para poder aprender. O visual também me atrai, porém, para aprender preciso e sempre concluo diferente da maioria. Aída

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou cinestésica, e gostei de realizar o teste , achei muito interessante e também sou muito detalhista.

      Excluir
  9. Achei muito interessante este teste!!!! Me identifiquei muito e quero aplicar as sugestões referentes ao meu Estilo de Aprendizagem, que é o Visual.

    ResponderExcluir
  10. No meu teste predominou o visual com 45% enquanto o cinestésico não ficou muito longe com 35%. Sinto que tenho necessidade dos dois para aprender.Fazendo uma análise dos resultados coincidiram com minha maneira de assimilar .Tenho muita necessidade de observar mais se puder depois ir para uma situação prática ou uma forma gráfica eu assimilo melhor.

    ResponderExcluir
  11. Sou cinestésica. Aproveito os sentidos relacionados ao movimento para guardar informações.

    ResponderExcluir
  12. Sou cinestésica, isso explica muita coisa. Gostei de fazer o teste.

    ResponderExcluir
  13. No meu teste deu que 15% sou auditiva, 35% visual e 50% cinestésica, realmente o teste deu certo, pois o que ouço tenho dificuldade em lembrar, mas o que vejo e principalmente o que faço lembro com mais facilidade.

    ResponderExcluir
  14. Meu estilo é o visual, adoro ler, prestar atenção em tudo que está ao meu redor e no modo como as pessoas agem e reagem em qualquer situação.

    ResponderExcluir
  15. é a 5ª vez que tento e não consigo postar o comentário. sou visual, gosto de ler, escrever e ouvir as opiniões dos outros.

    ResponderExcluir
  16. O teste aponta que sou 55% cinestésica.30% auditiva e 15%visual, talvez seja por isso que escolhi ser professora de Educação física, pois sempre aprendi fazendo.Os professores que mais me deixaram saudades foram aqueles que ensinavam por meio de seminários.

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito de fazer o teste. Sou professora de Educação Física e meu estilo é Cinestésico. O que vem de encontro com minha personalidade.

    ResponderExcluir
  18. Gostei do teste, mas me surpreendi com o resultado, eu jurava que era uma pessoa visual e 50% o teste confirmou que sou auditiva... sou me observar melhor

    ResponderExcluir
  19. Meu estilo é visual. Sempre soube disso, faz parte do meu perfil, observar tudo o que ocorre ao meu redor, de forma tranquila. Faço anotações de tudo que observo.

    ResponderExcluir
  20. Foi uma surpresa o resultado do teste. Sou 70% cinestésica e 5% auditiva. Eu achava que tinha a característica auditiva bem maior que a visual (25%)

    ResponderExcluir
  21. muito interessante este teste e o cinestésico vai de encontro com o meu perfil ..sou 45%cinestésico, talvez seja por isso que aprendo com maior facilidade quando alguem me explica e também uso muito gestos para me expressar.;.

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito de realizar esse teste. Descobri que sou cinestésica, pessoa que aproveita-se dos sentidos relacionados ao movimento para guardar informações. Realmente sou dinâmica e gesticulo bastante ao falar, gosto de provar por experimentos, na hora de estudar leio em voz alta e gosto sempre de chegar a conclusões!

    ResponderExcluir
  23. Também gostei de fazer o teste. Já imaginava, sou visual e um pouco auditiva. Geralmente aprendo lendo e em alguns casos, ouvindo, mas prefiro a leitura. Tarefas manuais não me agradam, prefiro as intelectuais.

    ResponderExcluir
  24. Achei interessante fazer o teste e descobri que sou cinestésica. Gostei das informações contidas no texto, pois dá dicas de como proceder para aproveitar melhor o aprendizado e potencializar o conhecimento de determinados assuntos.

    ResponderExcluir
  25. Denise do Rocio Dumsch
    Achei interessante o teste e nele me enquadro 60% visual e 40% cinestésica

    ResponderExcluir
  26. Muito bom!! Sou visual!! já sabia!! gosto muito de observar tudo, preciso visualizar para aprender!

    ResponderExcluir
  27. Sou visual! Muito bom o teste e legal aplicar aos alunos, e fazer esta leitura de como cada estilo de aprendizagem deve estudar para aprender melhor

    ResponderExcluir
  28. Sou visual, gosto de explicar usando desenhos, gráficos, auditivo ouvir minha voz e um pouco cinestésico preciso sempre me movimentar, isso faz com que minhas aulas fiquem mais dinâmicas

    ResponderExcluir
  29. Sou cinestésica, gosto de aulas movimentadas, leitura em voz alta,seminários, debates ,não gosto de deixar as coisa pra ultima hora, sou muito preocupada em resolver as atividades escolares ou outras atividades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ledacy, bem interessante esse método. Também me enquadrei como cinestésico, pois me sinto muito a vontade com aulas de campo, gosto de trabalhar com projetos. Realmente são aulas bem movimentadas.

      Excluir
  30. Neide Oliveira de Almeida 06 de outubro de 2016
    O meu estilo é visual o que faz uso da visão como meio de obter e reter as informações

    ResponderExcluir
  31. Muito legal.meu estilo é visual. Gosto de escrever no quadro com diferentes cores de giz. Uso marca texto nas minhas leituras para grifar partes importantes e assim reter melhor as informações.

    ResponderExcluir

  32. Neide Oliveira de Almeida
    Adorei fazer o teste.
    O meu estilo é visual o que faz uso da visão como meio de obter e reter as informações,adoro trabalhar com as tecnologias e com o computador e desenvolver meu trabalho por meio de software interessantes com recursos apropriados para a aprendizagem.Sou também uma porcentagem cinestésica, pois quando ministrava aulas era dinamicamente, com alternações de voz, fazendo movimentos com os braços, andando pela sala.

    ResponderExcluir
  33. O meu estilo é o auditivo aprendo melhor quando leio em voz alta. Na minha prática procuro sempre levar tecnologia com áudios e vídeos apropriados para cada idade.

    ResponderExcluir
  34. Meu teste deu auditivo gosto de ler e ouvir minha voz quando estou estudando um determinado assunto. Quando estou em pratica docente gosto de levar vídeos e áudios a respeito do tema abordado.

    ResponderExcluir
  35. Meu estilo é o audito gosto de ouvir minha voz quando estou estudando, e na minha prática docente gosto de levar áudios e vídeos com uma linguagem de acordo com a faixa etária.

    ResponderExcluir
  36. Meu estilo é o visual.Gosto de observar, prestar atenção em tudo que está ao meu redor e no modo como as pessoas se comportam frente a qualquer situação.

    ResponderExcluir
  37. Amei fazer o teste descobri sou cinestésica, nossa eu gostaria de ter inúmeros objetos para implementar em minhas aulas, seminários apresentações teatrais, mudo o tom da voz interpreto, as vezes acho que ainda falta coisa pra eu poder me fazer entender.

    ResponderExcluir
  38. Meu teste apontou que na maior proporção meu estilo de aprendizagem é cinestésico e com 5% a menos sou visual. Concordo com o teste, sou uma pessoa que aprende melhor fazendo e vendo. Nunca consegui estudar apenas ouvindo. A melhor forma de estudar para mim é fazendo leitura, grifando o que estou lendo e fazendo resumos e esquemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Durante a leitura já me identifiquei. Meu teste apontou que meu estilo de aprendizagem é cinestésico.Planejo tudo com muita antecedência, gosto de observar antes de fazer minha escolha e com isso aprendo muito. Achei muito interessante a experiência.

      Excluir
  39. Descobri que sou 30% visual, 25% auditivo e 45% cinestésico.
    Gostei muito de participar dessa atividade e com certeza farei um bom proveito com as dicas.

    ResponderExcluir
  40. Pelo meu teste sou visual, achei muito legal e produtivo o teste.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que trabalho com a disciplina de Geografia tenho muito mais facilidade de trabalhar e ensinar através de mapas, gráficos e imagens.

      Excluir
  41. Achei esse teste muito interessante, apesar de não confiar plenamente nesse resultado. 55% cinestésico; 35% visual; 5% auditivo. Entretanto, de certa forma, faz algum sentido, tendo em vista que gosto de trabalhar com projetos voltados para aulas de campo de forma interdisciplinar. Pois acredito que essa prática concebe diversas possibilidades, sujeitas a realidades diferentes e dispostas a adaptações. É nas aulas de campo que nossas ações são observadas pela teoria e certificadas pela prática.

    ResponderExcluir
  42. As respostas sugeridas pelo questionário, apresentaram uma posição inesperada, entretanto, quando pesquisei mais detalhadamente, fiquei surpreso com o acerto das respostas. Gosto muito de aulas de campo e essa prática cabe perfeitamente no percentual maior indicado. 35% visual; 5% auditivo e 55% cinestésico. Vou usar esse Questionário com os colegas na minha escola.

    ResponderExcluir
  43. O meu estilo Cinestésico, pois através dos diversos meios como:dinâmicas , alternações de voz,movimentos consigo obter mais facilmente consigo obter as informações. O teste deu super certo para mim.

    ResponderExcluir
  44. realização do testo é importante para podermos nos avaliarmos e assim conseguirmos entendermos melhor como conseguimos aprender com mais facilidade, escolhendo assim o melhor estilo, para nosso perfil.

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Descobri que meu estilo é cinestésico. Achei o teste muito interessante e pretendo utilizá-lo com meus alunos, para que eles descubram seu estilo predominante e utilize suas técnicas de aprendizagem em seus estudos.

    ResponderExcluir
  47. 0la! Descobri que sou 50% cinestésica, 30% visual e 20% auditiva. Muito bom

    ResponderExcluir
  48. Bom descobri que sou 50% visual, 30% auditivo e 20% cinestésico. Goste bacana.

    ResponderExcluir
  49. Achei este teste importante para entender melhor o nosso próprio estilo. muito bom este teste é fazer em sala de aula com nossos alunos.
    Por que muita vezes até achamos que gostamos de algo, mas por vezes estamos equivocados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente foi uma atividade muito interessante, pois, podemos nos conhecer melhor.

      Excluir
  50. Sou cinestésico.Não consigo ficar parado um minuto sequer. Sou fã de todas as dinâmicas que utilizam cores, movimentos e muita criatividade.

    ResponderExcluir
  51. Sou cinestésico,não consigo ficar parado. Prefiro as dinâmicas que envolvam movimentos,gestos e atividades em conjunto.

    ResponderExcluir
  52. Descobri que meu estilo é cinestésico. Achei o teste muito interessante e pretendo utilizá-lo com meus alunos, para que eles descubram seu estilo predominante e utilize suas técnicas de aprendizagem em seus estudos.

    ResponderExcluir
  53. Me identifiquei com cinestésica só deu 75%, haha...incrível mas realmente eu sou assim, para estudar preciso ler em voz alta, o barulho me atrapalha a concentração, sempre gostei de professores dinâmicos, que por meio de gestos e brincadeiras prendiam a minha atenção fazendo assim com que eu compreendesse o conteúdo.Muito interessante esse teste, sempre bom ver como realmente somos.

    ResponderExcluir
  54. Nossa, consegui ter uma ampla ideia do meu estilo.
    Creio que eu seja cinestésico.
    Uma ótima oportunidade de aplicarmos com os alunos e mesmo com outras pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, esse teste muito interessante. Também não tinha ideia do meu estilo de aprendizado.

      Excluir
  55. Olá, eu sou 45% visual e 45% cinestésica.Tenho mais facilidade em aprender através de imagens. Tenho dificuldade de ficar muito tempo sentada ouvindo um palestrante por exemplo.

    ResponderExcluir
  56. Achei bem interessante o realizar questionário Pelas minhas resposta acredito que sou visual .

    ResponderExcluir
  57. Muito interessante, sou 70% cinestésica, uns 20% visual e somente 10% auditiva.

    ResponderExcluir
  58. Olá!
    Sou 40% visual e 40% cinestésica. Isso retrata o meu desconforto em me manter atenta durante uma exposição oral, por muito tempo.

    ResponderExcluir
  59. achei muito interessante esse teste me identifiquei como cinestesico ,e acredito que veio de encontro com que ja acreditava.acho que por isso escolhi a disciplina da ed. fisica.

    ResponderExcluir
  60. Meu estilo é 5% auditivo, 40% visual e 55% cinestésico, não consigo ficar parada durante muito tempo, e prefiro as atividades visuais.

    ResponderExcluir
  61. Olá pessoal, eu sou visual e cinestésica. Não consigo ficar somente ouvindo.

    ResponderExcluir
  62. Olá, eu sou uma pessoa cujo aprendizado é cinestésica e visual, muito interessante esse teste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo certo com vocês, eu gostei desse teste pois descobri que sou 10% visual, 30% auditivo e 60% cinestésico e como beteu certinho com meu estilo de aprendizagem.

      Excluir
  63. Meu estilo é cinestésico.
    Realmente sou de executar não observar, sou muito ansiosa no desenvolvimento das atividades, não consigo parar antes de concluir como também no momento de alguma avaliação as vezes me prejudico pois a ansiedade acaba me atrapalhando mesmo estando preparada para tal.

    ResponderExcluir
  64. Eu já tinha percebido que tenho uma facilidade enorme para decorar musicas, e esse teste apenas me confirmou que 45% do meu aprendizado depende da minha capacidade auditiva.

    ResponderExcluir
  65. Estava navegando por blogs com esse tema e esse foi o melhor, vou indicar para o colegio zona norte, muito interessante, vale muito a pena estudar para bolsa mesmo

    ResponderExcluir
  66. Sou 40% auditivo e 40% cinestésico, nunca tinha percebido isso.

    ResponderExcluir
  67. Gostei muito deste teste, pois descobri que sou 50% Cinestésica, 30% Visual e 20% auditiva. Entendi porque quando participo de palestras onde muito se fala, pouco se visualiza e pouco gesticula-se, relaciona-se com o público, baixa tanto minha pressão e quase durmo. Entendi o porque gosto de atividades dinâmicas e bem visuais. Vou aplicar com meus alunos no curso de Formação para identificar meu público e investir melhor em minhas aulas e ter um melhor aproveitamento.

    ResponderExcluir
  68. Meu estilo é cinestésico.
    Realmente sou de executar não observar, sou muito ansiosa no desenvolvimento das atividades, não consigo parar antes de concluir como também no momento de alguma avaliação as vezes me prejudico pois a ansiedade acaba me atrapalhando mesmo estando preparada para tal.

    ResponderExcluir
  69. sou 50% cinestesica.. gostei nuito do teste....40% visual e 10% auditivo... sinto necessidade de fazar anotar escrever...

    ResponderExcluir
  70. Muito interessante!!
    Meu teste deu 40% Auditivo. Realmente, sou uma pessoa muito observadora e 35% Cinestésico, os sentidos, as emoções são extremamente importantes no desenvolvimento das atividades com os educandos.

    ResponderExcluir
  71. realmente interessante esse teste . descobri também como muitos sou 50% Cinestésica, 40% visual e 10% auditiva. e que me distrai bastante é o barulho. e que me prende a atenção é o visual.

    ResponderExcluir
  72. Gostei interessante, vou recomendar colegas professores. Tive 10% auditiva, 40%visual e 50% cinenestesica.

    ResponderExcluir
  73. Muito Interessanto. Melhor ainda as dicas para melhorar a aprendizagem a partir do estilo de aprendizagem predominante. Muito bom!

    ResponderExcluir
  74. Que legal, adorei fazer o teste, descobri que sou 65% cinestésico.

    ResponderExcluir
  75. Achei legal... sou 50% visual e 40% auditiva

    ResponderExcluir
  76. Muito interessante,sou 45% cinestésica.

    ResponderExcluir
  77. Muito interessante. Pelo resultado do teste descobri que sou 55% Cinestésico, 25% Auditivo e 20% visual.Vale muito aplicar esse teste com nossos alunos, com o proposito de ajudá-los em descobri por qual meio ele melhor aprende.

    ResponderExcluir
  78. Superinteressante este teste , nao sabia que eu era 40 % visual e 55 % cinestésica,por que gravo melhor escrevendo, isso é sofrimento para estudar, descobrindo que sou visual, conclui que quando vejo consigo criar ideias, para inventar uma maneira diferente para trabalhar em minhas aulas, foi muito esclarecedor para mim. vou recomendar aos meus colegas e alunos.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir