quinta-feira, 9 de agosto de 2012

REDAÇÃO X FATOS DE DOMÍNIO PÚBLICO

Só utilize exemplos que sejam de domínio público!


É um procedimento perfeitamente normal, e até obrigatório para fundamentar os argumentos, lançarmos mão de exemplos, fatos, citações, dados, estatísticas, etc., que reforcem os fatos arrolados em uma dissertação.
Esses exemplos, entretanto, devem ser de conhecimento público, ou seja, fatos que todos conheçam por terem sido divulgados pelos meios de comunicação (jornais, rádio, televisão, sites, etc.).
Não devemos, em hipótese alguma, introduzir na dissertação fatos ocorridos com pessoas que conhecemos particularmente. Isso daria um cunho pessoal a um tipo de redação que se propõe a analisar assuntos gerais.
Veja um exemplo desse tipo de incorreção:

“A prospecção de petróleo em plataformas marítimas em muito vem contribuindo para o sucesso da Petrobrás no cumprimento dos contratos de risco que assinou com vários países. Aqui mesmo nas costas brasileiras testemunhamos a construção e funcionamento destas plataformas que, em sua maioria, contribuem para aumentar substancialmente as nossas reservas petrolíferas.
O filho de minha vizinha, dona Laura, trabalhava em uma dessas plataformas. Ela levou um susto incrível quando houve um acidente há pouco tempo atrás. Seu filho sofreu algumas queimaduras e foi internado às pressas em estado grave. Dona Laura ficou a seu lado o tempo todo e felizmente ele sobreviveu ao terrível incêncio que praticamente destruiu aquele local e causou prejuízos enormes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário