quinta-feira, 31 de maio de 2012

REDAÇÃO DESCONSIDERADA DO ENEM

No ano de 2009 o tema de redação do Enem versava sobre ética. Um fiscal, tomando conta de uma turma, em uma cidade no sul da Bahia, teve a oportunidade de ler e copiar a redação abaixo que, com certeza, chamou a sua atenção. Contém inúmeros erros que fizeram-na ser desconsiderada, sem sombra de dúvida.

É sempre bom aprendermos com os erros e com os acertos alheios. Dessa forma, veja o que não deve fazer em uma prova de redação, notadamente de tanta importância como a do Enem, responsável pela nota total ou parcial de inúmeros vestibulares do país.

A autoria está anônima, por óbvios motivos.

Redação desconsiderada do Enem.
COMENTÁRIO:

O aspecto estético só depõe contra o redator do texto acima: margens irregulares, local inadequado do título, muitas rasuras e borrões, a letra irregular e a paragrafação mal feita.

Já no aspecto gramatical há muitos erros ortográficos, de acentuação e pontuação. A concordância está totalmente prejudicada. Linguagem não-padrão predomina.

O texto também não apresenta uma estrutura adequada, a tese não está muito bem posta na introdução e não há referência a argumentos. O desenvolvimento com dois parágrafos sem trabalhar, sem aprofundar, é típico de quem não tem o que dizer. Além disso, o texto, do ponto de vista persuasivo, está infantil. Já a conclusão, maior parte do texto, com 13 linhas, está absolutamente descompassada com o resto da redação. 

Essa é a escrita, infelizmente, de quem não lê e não pratica. Com certeza, as orientações que lhe foram dadas não foram suficientes e a pessoa não se esforçou para se melhorar.

Lembre-se: não há vitória sem suor. Portanto, mãos à obra!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário