sábado, 29 de setembro de 2012

COESÃO: O USO ADEQUADO DOS CONECTIVOS

MODELOS
MARCADORES DE DISCURSO

EXEMPLIFICAÇÃO


Por exemplo, exemplificando, isto é, tal como, em outras palavras, em particular


CONTRASTE/
OPOSIÇÃO


Mas, entretanto, porém, contudo, no entanto, pelo contrário, por outro lado, ao invés de, todavia

COMPARAÇÃO

Da mesma maneira, da mesma forma, como, similarmente, correspondentemente
ADIÇÃO DE IDEIAS

E, também, em adição a, além de, além do mais, além disso, ou


ENUMERAÇÃO


Primeiro e primeiramente, segundo e segundamente; a), b), c); 1), 2), 3); um, dois, três; para começar, em seguida; primeiro de tudo, depois; antes de tudo

CAUSA & CONSEQUÊNCIA

Então, assim, consequentemente, de acordo com, como resultado, por esta razão
ÊNFASE

Realmente, de fato, certamente, como um problema de fato, principalmente

SUMÁRIO/
ENCERRAMENTO


Assim, em suma, portanto, brevemente, encurtando, para concluir, em uma palavra, enfim, logo, assim sendo, dessa forma, por conseguinte

CONDIÇÃO

Se, ao menos que
TEMPO

Quando, Em 2000, desde o começo do século, logo que, assim que, no momento em que, na hora em que ou advérbios temporais
CONCESSÃO

Embora, apesar de que, ainda que, por mais que, se bem que

Obs.: Os conectivos são palavras ou expressões que unem ideias em frases, períodos, orações e/ou parágrafos.


24 comentários:

  1. odiei esse saiti porque não encontrei oque queria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, acho que o que tu querias, na verdade, era uma gramática! Pq saiti? Q é isso, meu filho?

      Excluir
    2. Saiti? Então tu devias tá procurando uma gramática, não?

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    4. kkkkkkkkkk. Acho que o "anônimo" tentou ser ofensivo kkkkkkk

      Excluir
  2. Então querido, procure nele o que você não deseja, mais é necessário para sua melhor convivência com a língua portuguesa.

    Jairo Abel/Natal/Brasil

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog , vou indicá-lo aos meus alunos.

    ResponderExcluir
  4. Adorei. Eu nao tenho muito tempo para praticar e sei que é um erro na escrita, mas essa dica me ajudou muito.

    obrigado.
    luiz henrique

    ResponderExcluir
  5. Amei todos os conteúdos, é de uma riqueza incrível. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Amei todos os conteúdos, Parabéns

    ResponderExcluir
  7. Adorei o seu post, mano.Vai me ajudar muito na minha redação.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom este blog , tenho dúvidas tremendas em Língua Portuguesa , pra Faculdade está ajudando muito.Obg.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom este blog , tenho dúvidas tremendas em Língua Portuguesa Vai me ajudar muito , Obg.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns! Você me ajudou bastante e, com certeza, ajudará muita gente ainda. Deus lhe pague!

    ResponderExcluir
  11. Adorei seu Blog, irei indica-lo com certeza aos meus amigos. Parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Adorei tudo! Você consegue explicar de uma maneira simples e eficaz. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  13. O Blog é bom mas tem alguns erros de funcionalidade que impedem o leitor de navegar com mais vontade... Um dos erros: quando se faz uma pesquisa no blog aparece o resultado com fundo transparente e não conseguimos ler mais nada, só se vê o fundo dos livros... Péssimo isso! Arruma logo Prof. Forte abraço, sucesso.

    ResponderExcluir
  14. Excelente blog! Explicações simples e claras, objetivas!

    ResponderExcluir