sábado, 18 de fevereiro de 2017

PARÁGRAFO ABDUTIVO

COMO ELABORAR UM PARÁGRAFO ABDUTIVO

Ainda dentro das possibilidades de se construir parágrafos dissertativos, um em especial merece grande destaque: a abdução. E o que é abdução? É o parágrafo que trabalha com ideias hipotéticas, ou seja, o parágrafo abdutivo é aquele que utiliza o processo da cognição para formar hipóteses explicativas. 

Convém ressaltar, porém, que ao desenvolver o texto o redator deve ir se direcionando para uma proposta concreta no final, isto é, na conclusão a hipótese deve dar lugar à tese (provando) ou à antítese (contra-argumentando, negando) aquela ideia inicial.

Observação: o parágrafo abdutivo pode ser feito com pergunta ou de forma afirmativa. O que importa é que gere alguma concepção ainda não comprovada, uma possibilidade, uma suposição.

Alguns exemplos de parágrafos abdutivos:

Ainda paira no ar muitas dúvidas se o homem e o lixo serão, algum dia, conciliáveis. A falta de investimento na construção de aterros, aliado ao consumo infrene e a escassez da reciclagem talvez sejam fatores causais para esse mal da modernidade.

Outro exemplo, agora sem a presença de argumentos:

Ainda paira no ar muitas dúvidas se o homem e o lixo serão, algum dia, conciliáveis. Talvez esse seja o maior mal da civilização capitalista moderna, cuja solução depende do engajamento de todos os setores da sociedade. Algo que está – quem sabe – bem improvável de acontecer?

TERMOS TÍPICOS DE HIPÓTESES:

- Se.../ao menos que.../desde que.../caso...
- Será que...?
- Quem sabe...?
- Pode ser que...
- Talvez...
- É difícil saber...
- Algumas dúvidas...
- É difícil afirmar...
- Há várias possibilidades...
Etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário